TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Pesquisa De Mercado

Monografias: Pesquisa De Mercado. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  22/11/2013  •  1.078 Palavras (5 Páginas)  •  719 Visualizações

Página 1 de 5

3- g) Qual estratégia competitiva a organização adotará para atingir esta vantagem competitiva?

Fonte de pesquisa: http://www.philipcrosby.com.br

A estratégia que a Elétrica Santa Clara Comércio de Materiais Elétricos, Residenciais e Industriais irá adotar para atingir a sua vantagem competitiva com certeza será adotar o lema “O cliente em primeiro lugar “ e apesar desta frase ser batida , ela exprime uma postura indispensável para que qualquer organização chegue ao êxito. O objetivo comum a todas as empresas é o de fornecer soluções para as necessidades de seus clientes, e seu sucesso resultará na satisfação dos mesmos, fazendo-os voltar sempre ao estabelecimento. O cliente satisfeito continuará comprando nossos produtos e serviços e também os recomendará a seus conhecidos.

Alimentando nossa estratégia competitiva utilizaremos alguns aspectos para medir e controlar nossa clientela. Seriam esses os aspectos: LIDERANÇA DO PROCESSO PARA A BUSCA E SATISFAÇÃO DO CLIENTE, OBTENÇÃO DE DADOS ÚTEIS E CONFIÁVEIS, ANÁLISE DOS DADOS PARA OBTER INFORMAÇÕES QUE FUNDAMENTAM A ESTRATÉGIA DE MELHORIA E QUALIDADE. A satisfação dos clientes não é uma opção: é uma questão de sobrevivência para qualquer organização. A Elétrica Santa Clara necessita liderar o processo para a busca contínua dessa satisfação. Para isso é indispensável compreender as seguintes verdades incontestáveis:

Philip Crosby escreveu a seguinte metáfora: “Os relacionamentos de uma organização representam sua alma, a qualidade seu esqueleto e as finanças seu sangue”. O objetivo de qualquer organização é a satisfação de seus clientes. Sem clientes a organização nem existirá.

As necessidades dos clientes mudam e evoluem constantemente, e a Elétrica Santa Clara, necessita antecipar essas mudanças para ter vantagens competitivas no mercado. Mesmo estando na frente da concorrência os resultados vem com o tempo, que podem ser a curto ou longo prazo.

É importante que a nossa empresa levante dados sobre os clientes, saber quem são e quais suas necessidades; assegurar que esses dados sejam úteis e confiáveis e definir quais interessarão.

Cada cliente tem uma expectativa e uma necessidade em relação há um produto, por isso a organização tem que estar atenta a essas diversidades, para que possa atender cada um da melhor forma possível. Produtos com várias marcas, valores diferenciados, ou seja, opções e variedades.

Outro fator importante é investir bastante em marketing, fazer propagandas de várias formas: internet, panfletos, rádios, jornais e uma das novidades agora no mercado é o envio de Torpedos SMS avisando sobre promoções, ofertas, datas comemorativas (enviar sms de Feliz Aniversário) isso é um ótimo diferencial para a Elétrica santa Clara adotar. Dar também descontos a clientes que indicar outro (o famoso “boca a boca” é indispensável).

Quando houver reclamação ou insatisfação por parte do cliente, os colaboradores da Elétrica Santa Clara têm que detectar o problema, ouvir e procurar resolvê-lo da maneira mais transparente possível. OBS: Toda reclamação deve ser observada e analisada para que o erro não se repita, pois é muito melhor permanecer com o cliente do que tentar resgatá-lo. Uma organização não deve se preocupar apenas com a venda, mas em atender o cliente no que for preciso para que fique satisfeito e assim volte ao estabelecimento sempre que precisar.

Ex: Uma manicure que faz as unhas de suas clientes bem feitas fará com que elas sempre voltem tornando-se fiéis e trazendo mais clientes, sem mesmo se importarem com o valor, pois o serviço é feito com qualidade.

Clientes também preferem lugares com facilidades e vantagens para fazer a compra dos produtos, como uma pessoa que está construindo, por exemplo, a parte elétrica não fica barata, ela vai pesquisar um estabelecimento onde tenha tudo o que precisa e também opções de pagamento. Nesses casos podem-se dar descontos para compras à vista, isso é legal e todo cliente adora.

É claro que tudo tem que ser estudado e analisado para que a organização não tenha prejuízos e ganhe cada vez mais clientes e obtenha os lucros esperados.

Uma das idéias também interessantes para que a Elétrica Santa Clara mantenha seu diferencial com os concorrentes é procurar parcerias com os fabricantes, para conseguir produtos com descontos e qualidade. É essencial que os

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.2 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com