TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Pesquisa De Mercado

Dissertações: Pesquisa De Mercado. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  26/11/2013  •  991 Palavras (4 Páginas)  •  340 Visualizações

Página 1 de 4

Questão 01:

A) Essa técnica se enquadra na Pesquisa Qualitativa.

B) A técnica utilizada, focus group: É uma técnica utilizada na pesquisa de mercado qualitativa, na qual se emprega uma discussão conduzida ou moderada que introduz um tópico a um grupo de participantes (entre 8 a 12 pessoas) e direciona a discussão do tema.

Os grupos acima de 12 pessoas inibem e reduzem as possibilidades de todos participarem e os grupos com menos de 8 pessoas podem tornar- se menos dinâmicos e aumenta a chance de alguns participantes dominarem a reunião.

OBS.: A escolha dos participantes deve ser feita conforme o propósito da pesquisa.

Os fatores discriminantes mais utilizados na formação dos grupos são: Classificação socioeconômico; sexo; faixa etária; escolaridade; diferenças de percepção política; etc.

Utilização: Os focus groups são usados os temas mais diversos. Muito frequentemente são usados em testes da publicidade, testes de conceito e como pré- fase de estudos quantitativos maiores.

Para realização do focus group é necessário uma sala preparada com recursos para gravação de áudio e vídeo. Os pesquisadores acompanham a realização dessa fase por meio de uma sala de apoio com espelho, onde eles podem ver e ouvir tudo que é dito na sala do focus group. É recomendado para orientar e dar referencial a investigação ou à ação em novos campos, gerar hipóteses baseadas na percepção dos informantes, avaliar diferentes situações de pesquisa ou populações de estudo, desenvolver planos de entrevistas e questionários, fornecer interpretações dos resultados dos participantes a partir de estudos iniciais e gerar informações adicionais a um estudo em larga escala.

Resultados: Os resultados não são apenas “este produto não me agrada”, ou “este produto me agrada”, mas sim os motivos dessas opiniões. Podem ser informações valiosas no desenvolvimento dos produtos e das empresas.

O focus group pode ser realizado em três etapas: planejamento, condução de entrevistas e análise e interpretação dos resultados.

Planejamento: Nessa fase deve- se considerar a intenção do estudo e os usuários das informações, além de desenvolver um plano que guiará o restante do processo da pesquisa, incluindo a elaboração das questões e a seleção dos participantes.

Condução: Consiste na moderação da reunião.

Análise e interpretação: Após a reunião, na fase de análise, são realizadas as transcrições, o tratamento dos dados e a elaboração do relatório.

Função do coordenador: Facilitar a sessão, pois além de regular a sessão dentro dos moldes, vai também ajudar o grupo a interagir e elaborar o relatório de execução do focus group.

Examinar mais do que apenas as palavras. Eles estão interessados nas expressões faciais, linguagem corporal e dinâmica de grupo. Por vezes são criadas transcrições da gravação, nos pontos importantes.

Duração: De 1h e 30 min à 2 h.

C) Os representantes de uma empresa de aparelhos ortodônticos procurou uma agência para realizar uma pesquisa e foi utilizada a técnica do focus group, a empresa queria saber o conhecimento dos ortodontistas pela marca, então a empresa passou os cadastros dos clientes para a agência com nome completo, telefone e e- mail, para abordagem.

O convite foi feito por e- mail e confirmada a presença dos participantes por telefone, foram elaboradas algumas perguntas e uma demonstração de modelos com aparelhos fabricados pela empresa e pelos concorrentes, para um grupo de 8 a 12 participantes. O trabalho foi realizado em uma sala com recursos para gravação de áudio e vídeo, onde o representante da empresa acompanhou por meio de uma sala de espelho.

O trabalho foi feito da seguinte maneira: Entregaram aos participantes modelos de aparelhos ortodônticos da empresa e da concorrente para os participantes analisarem e dizerem de qual marca eram. O resultado foi que os participantes opinaram melhor a respeito dos aparelhos da marca avaliada, elogiaram o designer, o acabamento, mas não sabiam dizer de que marca eram.

Então, com esse resultado a empresa tomou a decisão de investir mais em marketing e enviar amostras

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.8 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com