TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Pesquisa De Mercado

Ensaios: Pesquisa De Mercado. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  12/3/2014  •  1.895 Palavras (8 Páginas)  •  249 Visualizações

Página 1 de 8

Faculdade de Negócios e Tecnologias da Informação – FACNET/ANHANGUERA.

Administração.

Pesquisa de Mercado/ Turma 6b.

Professor Fernando.

Institutos de pesquisas.

Brasília/DF, Maio de 2010.

Introdução

O presente trabalho tem o objetivo de apresentar sobre cinco grandes instituições do Brasil (Am, com o principal aspecto de suas pesquisas de mercados. Ilustrando também em gráficos seus erros amostrais, pontos fortes e fracos em relação às pesquisas efetivadas, abaixo segue os institutos:

- INSTITUTO VOX POPULI: é uma das maiores marcas em pesquisa de mercado e opinião pública do Brasil e desempenha um criterioso trabalho de elaboração, operacionalização e análise de projetos atende clientes das áreas institucionais e corporativas, em particular de varejo, serviços e indústria de transformação.

- O IBOPE é uma das maiores empresas de pesquisa de mercado da América Latina. Há 67 anos fornece um amplo conjunto de informações e estudos sobre mídia, opinião pública, intenção de voto, consumo, marca comportamento e mercado.

- IPEA - O Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada é uma fundação pública federal vinculada à Secretaria de Assuntos Estratégicos da Presidência da República. Suas atividades de pesquisa fornecem suporte técnico e institucional às ações governamentais para a formulação e reformulação de políticas públicas e programas de desenvolvimento brasileiros.

- FGV – Fundação Getúlio Vagas: Oferece aos clientes estudos, projetos e pesquisas em áreas diversas, como finanças corporativas, modernização administrativa e previdência, entre outras.

- IBGE - Instituto Brasileira de Geografia e Estatística: Tem atribuições ligadas às geociências e estatísticas sociais, demográficas e econômicas, o que inclui realizar censos e organizar as informações obtidas nesses censos, para suprir órgãos das esferas governamentais federal, estadual e municipal, e para outras instituições e o público em geral.

INSTITUTO VOX POPULI

A Vox Populi é uma das maiores marcas em pesquisa de mercado e opinião pública do Brasil e desempenha um criterioso trabalho de elaboração, operacionalização e análise de projetos atende clientes das áreas institucionais e corporativas, em particular de varejo, serviços e indústria de transformação. Está estabelecida no mercado local e internacional desde 1984 e utiliza as pesquisas de mercado e de opinião como instrumentos de compreensão estratégica da sociedade, coletando dados e os transformando em informação competitiva para nossos clientes, através da aplicação de metodologia e técnicas cientificamente comprovadas.

Essa atuação abrange desde o levantamento básico de dados, até a avaliação e a interpretação da informação, tendo em conta os objetivos e necessidades do cliente, buscando soluções capazes de orientá-lo em processos de tomada de decisões e oferece soluções de pesquisa mercadológica como testes de produtos e embalagens, estudos de ponto-de-venda; branding, e uma gama completa de produtos para a área de comunicação. Temos larga experiência em pesquisas com foco em tendências de comportamento do consumidor, satisfação e fidelização de clientes e estudos business-to-business.

No campo institucional, trabalha em avaliações de políticas públicas e toda a gama de estudos no âmbito político-eleitoral e avaliam os rumos da ação governamental, as alternativas mais sintonizadas com as demandas dos cidadãos e buscamos compreender e interpretar processos eleitorais e tendências de voto.

A empresa é composta por sociólogos, cientistas políticos, especialistas em marketing e comunicação, economistas, estatísticos, administradores e psicólogos, todos comprometidos com a excelência técnica e operacional. A maioria dos profissionais detém títulos acadêmicos de especialização, mestrado e doutorado.

[pic]

O gráfico acima representa uma pesquisa de intenção de votos para a eleição presidencial de 2010 realizada pelo instituto e divulgada pela Rede Bandeirantes de Televisão. Foram realizadas 2.000 entrevistas, com margem de erro máxima de 2,2 pontos percentuais. O gráfico demonstra que no período de Janeiro a Março de 2010 somente a candidatura de Dilma Roussef teve crescimento em intenções de voto. Os demais candidatos apresentaram queda na preferência eleitoral ou mantiveram seus índices.

IBOPE NETRATINGS

O IBOPE é uma das maiores empresas de pesquisa de mercado da América Latina. Há 67 anos fornece um amplo conjunto de informações e estudos sobre mídia, opinião pública, intenção de voto, consumo, marca, comportamento e mercado.

O Grupo IBOPE é composto por dois grandes negócios: IBOPE Media e IBOPE Inteligência, além de algumas parcerias estratégicas. O IBOPE Media, conhecido no Brasil como IBOPE Mídia, é responsável pelas pesquisas de mídia, investimento publicitário e hábitos de consumo. Oferece uma ampla linha de produtos que atende às necessidades de veículos de comunicação, agências de publicidade e anunciantes.

O Grupo IBOPE em números

• Faturamento: US$ 250 milhões;

• Funcionários: 2.800 profissionais na América Latina, sendo 1.200 no Brasil;

• 57% - esse foi o crescimento do Grupo IBOPE nos últimos cinco anos, no Brasil e na América Latina;

• As receitas operacionais líquidas do Grupo cresceram em 2008 15% em relação ao ano anterior;

• 12 escritórios no Brasil, localizados nas principais capitais e cidades do interior de São Paulo (Belo Horizonte, Campinas, Curitiba, Distrito Federal, Florianópolis, Fortaleza, Porto Alegre, Recife, Rio de Janeiro, Salvador, São Paulo e Vitória);

• Além do Brasil, o IBOPE está presente em mais 12 países da América Latina (Argentina, Chile, Colômbia, Costa Rica, Equador, Guatemala, México, Panamá, Paraguai, Peru, Uruguai e Venezuela), além de Miami, nos Estados Unidos;

• Mais de 1.300 clientes no Brasil - entre as maiores emissoras de TV, rádio, jornal e portais e as mais importantes agências de propaganda, além de corporações nacionais e multinacionais, partidos políticos e órgãos do Governo;

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.7 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com