TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Pesquisa De Mercado

Monografias: Pesquisa De Mercado. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  24/3/2014  •  1.300 Palavras (6 Páginas)  •  414 Visualizações

Página 1 de 6

Introdução

A realização desta atividade envolveu a necessidade de elaboração de um plano de trabalho, onde a decisão de viabilidade na execução da estratégia de marketing de relacionamento dependia da análise de toda uma cadeia de procedimentos, cálculos, visão analítica e critica em relação ao empreendimento e seu público alvo. Esta atividade possibilitou a verificação na prática dos conteúdos apresentados na disciplina de marketing, mas para isso foi necessário à realização de pesquisas de campo para levantamento dos dados que demonstrariam a viabilidade e sucesso do marketing de relacionamento e seus aplicativos. O intuito do projeto foi em aplicar as ferramentas para alcançar objetivos ou buscar a fidelização de clientes, aproveitando os benefícios de se implantar o marketing de relacionamento x CRM - Customer Relationship Management.

Neste caso foram analisados os seguintes pontos: Público alvo, necessidades, hábitos e preferências desses consumidores, os problemas que podem comprometer o projeto, gerando a insatisfação dos consumidores alvo, e com isso poder dificultar o fator de relacionamento duradouro. Este sendo o objetivo central para o desenvolvimento e aplicação das ferramentas de marketing de relacionamento, a fidelização de clientes.

A aplicação do marketing de relacionamento e suas ferramentas proporcionam uma lucratividade da organização e o seu desenvolvimento.

Contextualização da Pesquisa

O projeto em questão possui o ramo de atividade definido como supermercadista, onde os produtos de comercialização se caracterizam por gêneros alimentícios e de higiene (pessoal/limpeza).

A organização tem como objetivo atender uma população diferenciada, com um poder aquisitivo maior e hábitos de compra bem diversificados. E para isso é necessário oferecer atendimento diferenciado, produtos voltados à saúde e bem estar (produtos orgânicos, em acordo com as políticas de bem estar), diversificação de produtos. A qualidade dos produtos e serviços e o atendimento diferenciado são os fatores gerados para manter, cativar, fidelizar os clientes e aperfeiçoar cada vez mais o atendimento, garantindo com isso o crescimento e desenvolvimento organizacional.

Para estabelecer os parâmetros no desenvolvimento da atividade de marketing de relacionamento, é necessário estar atento a alguns fatores, tais como:

A) Planejamento do trabalho de Campo – Atividade a serem desenvolvidas.

1º Plano (Urgente) – Análise da concorrência, Perfil do consumidor, Localização, instalações adequadas a públicos diferenciados (Idosos, crianças, portadores de necessidades especiais, empresas da região).

2º Plano (Importantes) – Análise do fluxo de veículos e pessoas na região, incorporação de novas empresas, atendimento com qualidade e cordialidade, ambiente com característica familiar e agradável, acomodações e disponibilidade de gôndolas bem organizadas, e oferta de produtos naturais originários de hortas da região.

3º Plano (Trivias) – Comercialização de itens como eletroeletrônicos e vestuário, produtos do gênero utilidades do lar, disponibilidade de produtos de gênero importado (ex. Bebidas e produtos alimentícios de perfil LIGHT), entrega grátis em toda região.

B) Organização de atividades

 Atividades de 1º Plano – Trabalhos de prospecção de informações, estas de suma importância para a definição da estratégia para o marketing de relacionamento, onde as informações são captadas e transformadas em ferramentas para a concretização do projeto. Os tópicos de pesquisa envolvem a busca de clientes, oportunidades e análise macro e micro ambiental.

 Atividades de 2º Plano - Análise de ambientes, contribuindo para uma melhora nas condições físicas do estabelecimento e com a entrada de novos clientes ou parceiros de negócios, gerando com isso, uma melhora no atendimento e fidelização de clientes.

Com a concorrência forte nos dias de hoje, a tarefa de manter o cliente após a venda parece difícil. Entretanto, através de ações de marketing de relacionamento bem planejadas é possível fidelizá-lo, além de captar prospectos (potenciais consumidores). Para isso, são utilizados alguns métodos, entre eles o mais conhecido é o recolhimento de dados estratégicos (como idade, preferências de compra, renda mensal etc.), os quais servirão de embasamento para que a empresa saiba que produto ou serviço oferecer, para quem e o momento certo de fazer isso.

Os responsáveis pela coleta de dados geralmente são vendedores, pesquisadores ou profissionais de telemarketing, para isso, pode ser utilizados softwares que facilitam o gerenciamento das informações, ou, como são mais conhecidos, softwares de CRM (Customer Relationship Management). Eles se tornaram tão úteis no planejamento das ações de Marketing em geral, que diversas áreas, incluindo saúde, engenharia, alimentícia, automotiva, começaram a utilizar esta ferramenta, ou solicitar às fabricantes que ela fosse incorporada ao software usual da empresa. O CRM nada mais é do que a junção da tecnologia da informação com o Marketing.

O segredo da eficiência do CRM está na correta utilização das informações, que vai desde a coleta de dados até a transmissão deles para todos os envolvidos no processo de atendimento, já que o cliente quer sentir-se bem tratado e cuidado por quem o atende. Ele quer receber a oferta de um produto ou serviço que supra as suas necessidades (ou que o surpreenda) e pelo qual possa e queira pagar.

Métodos e técnicas utilizadas para o Marketing de Relacionamento:

• Coletar dados estratégicos do cliente ou prospect e inseri-los no software

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.1 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com