TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Pesquisa De Mercado

Trabalho Universitário: Pesquisa De Mercado. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  15/4/2014  •  1.284 Palavras (6 Páginas)  •  759 Visualizações

Página 1 de 6

Pesquisa de Mercado

Sabão em pó Omo

História

Foi uma das primeiras marcas de sabão em pó no Brasil, surgindo no mercado nacional depois da marca Rinso, também fabricado pela Unilever, que foi seu concorrente por muitos anos. Omo foi o primeiro sabão em pó na cor azul. Antes, as brasileiras tinham o hábito de usar anil para realçar o branco das roupas. Na Inglaterra existia desde 1940, e no Brasil surgiu em 1957. Atualmente são fabricadas, no Brasil, em média 1,6 milhões de embalagens/dia1 .Antigamente, eram feitos comerciais com testes em público, depoimentos de donas de casa e crianças brincando. Havia variações como Omo Dupla Ação e Omo Total , sendo que esta última foi extinta e a primeira hoje equivale ao Omo Multiação . A pesquisa Top of Mind, realizada anualmente pelo jornal Folha de S.Paulo, consagrou Omo como a marca mais lembrada em seu segmento e em todas as categorias de produto, desde 1991. No Brasil o produto é fabricado na unidade de Indaiatuba, que também é a maior fábrica de detergente em pó do mundo, com produção anual de 700.000 toneladas.A marca vende 1,6 milhões de embalagens de Omo por dia no Brasil (dados do ano 2009) e comercializa seus produtos em mais 28 países ao redor do mundo, com forte presença na Europa, América Latina e Ásia. O Omo é uma das marcas mais rentáveis e fortes da Unilever, faturando anualmente mais de US$ 3 bilhões, o Omo era conhecido como a "Velha Mamãe Coruja" (Old Mother Owl), e sua embalagem trazia a imagem de uma coruja.

Posicionamento

A imagem OMO diante das consumidoras, tem uma avaliação positiva referente as embalagens, seu posicionamento de alta performance, brancura e remoção de manchas com eficiência.

Atributo: OMO Progress, OMO Máquina, Omo Multi-Ação, beneficio: Com sua fórmula de limpeza, tira as manchas sem esforços

Aplicação: Sabão em pó e Sabão Líquido.

Usuário: Público em geral.

Concorrência: Se destaca como eficiente no combate as manchas, rende várias lavagens a mais que os concorrentes.

Pesquisa sobre outras marcas de sabão em pó:

O mercado brasileiro de sabão em pó movimenta anualmente, cerca de R$ 1,5 bilhão. E o potencial de crescimento é expressivo. O consumo per capita anual no país é uma média de 3,65 kg, enquanto a média da América Latina é de 4,26. Nos Estados Unidos, cada consumidor utiliza, por ano, uma média de 5,47 kg de sabão em pó. Na Europa, esse índice chega a 8,4 kg. Trata-se de um segmento de grande importância para o crescimento da empresa no Mercadobrasileiro. Os participantes de mercado de sabão em pó são: Omo, Brilhante, Minerva, Ariel, Pop, Ace, Tide, Sendas, Extra, Bold, Tixan, Surf, Assim, Campeiro, Ala, Biju, Procter, Invicto, Bem-te-vi, Bio Brilho e Barra.As duas marcas de sabão em pó mais vendidas no mundo - Ariel e Tide nessa ordem - são da P&G. Sua participação mundial no mercado de detergentes atinge 33,3%, enquanto seu principal concorrente, a Unilever, detém 26,4% demarket share. A P&G enfrentou a marca líder no Brasil – Omo- com a marca Ariel. Com o lançamento de Ariel, a empresa completaria seu portfólio de sabões em pó no Brasil, oferecendo às consumidoras, produtos superiores em todos os diferentes segmentos do mercado:

• Omo: produto de performance premium para a remoção de manchas;

• Ace: alto desempenho, recuperando a brancura e tirando o encardido das roupas

• Brilhante: sabão em pó que contém amaciante

• Ariel: usado para a limpeza em geral

Em 2013, os detergentes em pó mais baratos, feitos para a base da pirâmide social, representavam 26,9% das vendas totais do segmento. Hoje, detêm 42,3% de participação. A classe C reúne 74 milhões de pessoas no Brasil. A marca POP tem 7,5% de participação, já a marca Omo detém quase metade das vendas de sabões em pó: 43,5% do mercado brasileiro. A Unilever detém as marca Omo, Brilhante, Minerva, Surf e Ala, com participação de mais de 60%, segundo estimativa

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.9 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com