TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Pesquisa De Mercado

Exames: Pesquisa De Mercado. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  19/4/2014  •  2.130 Palavras (9 Páginas)  •  296 Visualizações

Página 1 de 9

[Trabalho sobre Finanças Empresariais]

SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO

CURSO SUPERIOR DE BACHARELADO EM ADMINISTRAÇÃO

FINANÇAS EMPRESARIAIS

ITABIRA

2011

FINANÇAS EMPRESARIAIS

Trabalho apresentado ao Curso Bacharelado em Administração da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para as disciplinas:

Administração Orçamentária

Administração Financeira

Matemática Financeira II

Direito Tributário

Teoria Econômica

Professores:

Thiago Nunes Bazoli

Edilson Gonçalves Moreira,

Helenara Regina Sampaio,

Jossan Batistute

Regina Lúcia Sanches Malassise.

Itabira

2011

SUMÁRIO

1 - INTRODUÇÃO........................................................................................................... 4

2 - DESENVOLVIMENTO................................................................................................ 5

3 - CONCLUSÃO.............................................................................................................14

4 - REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS...........................................................................15

Introdução

As “Finanças Empresariais” nos novos tempos, não passa a ser sinônimo somente das operações de grandes empresas, e sim objeto ou ferramenta que subsidiam a gestão administrativa de qualquer negocio que visa lucro, e em todas a áreas da empresa temos que obter dados para a otimização de tempo e principalmente lucro. Entre estes processos, temos que atentar para: contas à pagar/receber, orçamento/planejamento, custos operacionais, salários dos funcionários, o que dá prejuízo, o que dá lucro. Seguindo estes indicadores é que a empresa deve estar atenta a sua eficiência e competitividade de mercado.

Na macroeconomia e a microeconomia são consideradas as duas áreas mais amplas da economia, que a descrevem melhor, dando ênfase a sua grande importância para o desenvolvimento do ambiente financeiro e da teoria financeira. A Macroeconomia estuda o ambiente global, institucional e internacional em que a empresa precisa operar, enquanto a Microeconomia trata da determinação de estratégias operacionais ótimas para empresas e indivíduos.

A capacidade de penetração das finanças empresariais em todos os seus setores, tem o objetivo de tomada de decisões acertadas quando da realização de analises do planejamento e viabilizando o negocio como empresa.

Neste contexto as Finanças Empresariais mostra o seu papel, evidenciando informações para que o Gestor possa buscar sempre os melhores resultados, e com esta compreensão das Finanças Empresariais, teremos dispositivos técnico e teórico para estarmos preparados para a busca de uma melhor eficiência como administrador.

Desenvolvimento

Nos tempos atuais, é muito difícil administrar sem que leve em conta todas as etapas financeira mesmo que a empresa seja de pequeno porte, sem este controle não será possível saber o prejuízo ou a lucratividade do negócio.

As empresas devem ter o controle financeiro independente do tamanho possui um custo com bastante variações e para estas variações torna-se necessário adquirir softwares específicos (Programas de Gerenciamento Financeiro) para que o empresário possa tomar decisões com maior rapidez e melhor acertabilidade da ações implementadas no processo.

Para o planejamento de uma empresa, não basta apenas imaginar o negocio funcionando com o registro da empresa, contratação de funcionários, e produzir e achar que em um determinado tempo a empresa estará alcançando os resultados esperados Sabe-se que o Brasil é o lugar de grandes empreendedores, conforme dados do SEBRAE, no Brasil a cada dez empresas, nove se classificam com micro e pequenas empresas, e o mais agravante são o pouco tempo de vida útil desta empresa. Cerca de 70% destas micro e pequenas empresas abertas por ano fecham antes de completar cinco anos.

Onde esta o problema, é o incentivo? O credito com menores taxas de juros? Os problemas esta na falta de conhecimento dos empresários que num mercado passado, as coisas aconteciam sem uma competição acirrada com margens de lucros exorbitantes, produziam pouco e faturavam muito. Hoje com a formação cada vez maior de Administradores, onde os mesmos começam a aplicar todo o conhecimento didático de uma Faculdade, estarei apontando algumas destas disciplinas com destaque para o apoio de uma empresa que possa se desenvolver com uma maior perspectiva de sucesso.

Para que possamos entender melhor sobre o assunto, estarei abordando algumas disciplinas que se fazem necessárias para melhor entendimento, sendo estas disciplinas: Administração Orçamentária, Administração Financeira, Matemática Financeira, Direito tributário e Teoria Econômica.

Para estas etapas que estaremos desenvolvendo, nada melhor detalharmos sobre as disciplinas e posteriormente uma visita a uma empresa de comércio para seguirmos os tópicos explanadas anteriormente. A empresa visitada, foi a “Atacadista Irmãos Soares” e para iniciarmos esta analise.

Entendendo “Administração Orçamentária”, No passado não existia uma metodologia que se usa atualmente na administração e nem algo racional com estrutura organizacional. Ao ficar à mercê de grupos e pessoas, a administração publica teve que se adaptarem as experiências

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.9 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com