TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Pesquisa De Mercado

Casos: Pesquisa De Mercado. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  8/5/2014  •  2.793 Palavras (12 Páginas)  •  257 Visualizações

Página 1 de 12

1 INTRODUÇÃO

produção tem por finalidade desenvolver os conhecimentos adquiridos durante o 3º semestre dentro de sala, das disciplinas de Pesquisa de Mercado; Marketing; Negociação e Metodologia Científica.

Nesta produção abordaremos um estudo do caso proposto com o título “Com novo CEO, Microsoft tem que encarar mundo pós-pc”. Será analisada a empresa e colocando em prática o conhecimento obtido.

1 DESENVOLVIMENTO

2.1 PESQUISA DE MERCADO

Para avançar, a Microsoft terá que superar essa cultura de manter um pé no mundo antigo e outro no novo. “O mercado exige um compromisso maior com o que é novo”, diz Staten, da Forrester. Entretanto, como mais da metade da receita da empresa vem de clientes corporativos em maioria resistentes a mudanças radicais, a Microsoft deve enfrentar dificuldades para convencer clientes e parceiros a embarcar no processo de transição. Como resultado das mudanças internas, a Microsoft deve unificar os três sistemas em um futuro próximo, o que pode tornar sua estratégia mais parecida com a de seus principais rivais, a Apple e o Google. “Nós temos o Windows Phone, o Windows RT e o Windows completo, três sistemas operacionais.”

A Microsoft não ficou tão para trás assim, talvez seja por não investir tanto em novos produtos ou compras novas e pequenas empresas para alcançar mais sua linha tecnológica no mercado competitivo atual. No caso da Microsoft, o que faltou foi uma estratégia de mudança gradual, de modo que os seus principais clientes tivessem tempo para compreender as mudanças e assim se adequarem as exigências da competitividade do mercado.

2.2 MARKETING

Este é o conceito de Marketing Estratégico, o qual se deve ficar atento aos seus concorrentes, pesquisando qual a forma que está sendo trabalhado o mercado, para manter-se sempre atualizado e estrategicamente ter novas ideias mostrando seu diferencial.

Produto, em administração e marketing, é um conjunto de atributos, tangíveis ou intangíveis constituídos através do processo de produção, para atendimento de necessidades reais ou simbólicas, e que pode ser negociado no mercado, mediante um determinado valor de troca, quando então se converte em mercadoria. Segundo Kotler e Armstrong, produto é qualquer

coisa que possa ser oferecida a um mercado para atenção, aquisição, uso ou consumo, e que possa satisfazer a um desejo ou necessidade.

O produto é o primeiro elemento do Composto Mercadológico: todos os demais componentes dependem do estudo e conhecimento do produto. A propaganda, o preço e a distribuição só podem ser definidos após um estudo do produto e da identificação de seu mercado-alvo.

O consumidor optará pelo produto que considerar como o de maior valor, e para isso levará em consideração aspectos tangíveis e intangíveis que merecem a atenção dos profissionais de marketing.

Mix de comunicação:

Propaganda:

É a técnica de comunicação de massa paga, com a finalidade de fornecer informações, desenvolver atitudes e provocar ações benéficas aos anunciantes, geralmente para vender produtos ou serviços.

A propaganda apresenta uma promoção de ideias, mercadorias ou serviços. Faz isso abertamente, sem encobrir o nome e intenções do anunciante (serviços pagos por um anunciante identificado). É um grande meio pago de comunicação com a massa.

Por utilizar canais impessoais, pode apenas oferecer um monólogo e não um diálogo com o público-alvo.

A propaganda é um meio de tornar conhecido um produto, um serviço ou uma empresa. Seu objetivo é despertar na massa consumidora, o desejo pela coisa anunciada ou criar prestígio ou anunciante.

*Principais ferramentas da Propaganda:

-Mídia eletrônica:

Meios- TV, rádio e cinema

Veículos- Globo, CBN, Cinemark

-Mídia impressa:

Meios- jornais e revistas

Veículos- Folha de São Paulo, Carta Capital

-Mídia externa: Outdoor, painéis

-Mídia alternativa: Busdoor, envelopamento prédio, banheiro etc.

Relações Públicas:

É a função administrativa que avalia as atitudes públicas, identifica as diretrizes e a conduta individual ou da organização na busca do interesse público, e planeja e executa um programa de ação para conquistar a compreensão e a aceitação pública.

O trabalho de relações públicas é geralmente desempenhado por uma empresa de assessoria de imprensa ou pelo departamento de comunicação da empresa. Porém, é sempre importante que as ações de relações públicas devem estar em sintonia com as ações de propaganda.

Venda pessoal:

É compreendida como o processo pelo qual o vendedor identifica, aproxima, realiza a comercialização e satisfaz as necessidades e desejos do comprador, gerando benefícios recíprocos, idênticos e contínuos de vendedor e cliente. Isso quer dizer que o que se busca é a satisfação permanente do vendedor e do comprador.

Essa estratégia de vendas ocorre por intermédio da apresentação direta de um produto a um cliente potencial, feita por um representante da empresa que o está vendendo. Geralmente ela é realizada pessoalmente ou por telefone e o foco de sua atuação pode se direcionar a um intermediário ou pra o cliente final.

Considera-se a venda pessoal, segundo Cobra (1994), uma ferramenta promocional de grande relevância. Isto porque é compreendida como uma forma de “Comunicação Direta”, focalizada diretamente para uma audiência qualificada de compradores-clientes e o vendedor é a fonte responsável pela transmissão e pela recepção das mensagens.

Marketing Direto:

É uma ferramenta de comunicação que procura atingir o consumidor de forma específica, direta e interativa, de maneira inovadora, para obter uma resposta mensurável ou uma transação em qualquer localização.

O marketing direto é uma das mais emergentes ferramentas de marketing que surgiram com a nova economia, consistindo em contatos diretos que ocorrem individualmente entre a empresa e um cliente (ou grupo de clientes com necessidades idênticas). O Marketing Direto deve ser utilizado para conseguir uma relação personalizada

...

Baixar como (para membros premium)  txt (18.9 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com