TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Pesquisa De Mercado

Casos: Pesquisa De Mercado. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  12/5/2014  •  1.196 Palavras (5 Páginas)  •  285 Visualizações

Página 1 de 5

CENTRO DE CIÊNCIAS EMPRESARIAIS E SOCIAIS APLICADAS

ADMINISTRAÇÃO

PATRÍCIA CASSIA FIRMINO

DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO LOCAL

2012

PATRÍCIA CASSIA FIRMINO

DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO LOCAL

Trabalho de Administração, apresentado à Universidade Norte do Paraná - UNOPAR, como requisito parcial para a obtenção de média bimestral nas disciplinas do 1º Semestre.

2012

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO 3

2 DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO LOCAL 4

3 CONSIDERAÇÕES FINAIS 7

1 INTRODUÇÃO

O presente trabalho apresenta uma análise do desenvolvimento econômico de uma das microrregiões paranaenses no norte pioneiro, onde está inserida a AMUNOP - Associação dos Municípios do Norte do Paraná. Em relação ao desenvolvimento local será citada a sua execução, as barreiras, as oportunidades relacionadas, entre outros.

O artigo apresenta vários focos de análise: esclarecem os fundamentos históricos e teóricos da reestruturação capitalista e a crise dos estados nacionais, compreensão do desenvolvimento econômico da microrregião norte pioneiro paranaense com o município de Cornélio Procópio como pólo regional, opiniões divergentes sobre o tema e a análise da importância da busca por opiniões distintas.

2 DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO LOCAL

O fordismo se configurou como o modelo de desenvolvimento seguido pelos principais países capitalistas desenvolvidos no pós-guerra, possibilitando um crescimento econômico sem precedentes na história do capitalismo e a constituição de sociedades de bem-estar social. Entretanto, no início da década de 1970, o modelo de desenvolvimento entrou em crise, planejando um movimento de reestruturação capitalista, consolidado na globalização econômica e financeira, na predominância das políticas neoliberais e na chegada da Terceira Revolução Industrial e Tecnológica. A partir dessa crise, a necessidade de uma intensa reestruturação capitalista implicou em novas formas de relações entre capital e trabalho, e entre os estados e as capitais.

O planejamento da vida econômica era conduzido pelos Estados nacionais. A saída encontrada foi passar aos municípios a responsabilidade que antes era do Estado, mostrando individualmente o desenvolvimento econômico local. Pequenas iniciativas que se multiplicam convertem-se em grandes políticas. Apoiar as iniciativas que surgem na base da sociedade equivale a abrir uma grande avenida para a inclusão produtiva das maiorias. Inúmeras pessoas se deram conta disso e construíram espaços de mobilização democrática e produtiva, onde os atores sociais (administrações públicas, empresas, sindicatos, organizações da sociedade civil) se organizam para mobilizar o potencial local. As práticas de desenvolvimento local são de variadas dimensões e significados de diversas políticas como: financiamento e comercialização; tecnologia; desenvolvimento institucional; informação; comunicação; educação e capacitação; trabalho, emprego e renda; e sustentabilidade ambiental.

O desenvolvimento econômico regional e local não possui apenas uma teoria que sirva de fundamento para a conclusão do mesmo. Para que se proponha a construção de um projeto de desenvolvimento econômico regional, é necessário que conheça a região e suas especificidades que são peculiares às inúmeras variáveis que a compõem. É possível, então, que se utilize não apenas um referencial teórico, mas a combinação de várias teorias que tratam desse fenômeno.

A microrregião do norte pioneiro paranaense está constituída por dezenove municípios (Assai, Bandeirantes, Congonhinhas, Cornélio Procópio, Itambaracá, Leópolis, Nova América da Colina, Nova Fátima, Nova Santa Bárbara, Rancho Alegre, Santa Amélia, Santa Cecília do Pavão, Santa Mariana, Santo Antonio do Paraíso, São Jerônimo da Serra, São Sebastião da Amoreira, Sapopema, Sertaneja e Uraí) onde está inserida a AMUNOP - Associação dos Municípios do Norte do Paraná. A AMUNOP tem como sede a cidade de Cornélio Procópio sob a presidência do prefeito deste mesmo município, Amim José Hannouche, formado em Direito, e sendo pela segunda vez prefeito da cidade. A região tem características de homogeneidade, pois os municípios têm em comum, hábitos similares de clima, vocação agropecuária e industrial. Também tem características de pólos, pois suas relações são conhecidas e interdependentes. Por fim, constitui uma região piloto, pois atende ao quesito de planejamento administrativo e de tomadas de decisões governamentais.

A economia da região tem como predominante a agropecuária (soja, trigo, cana, milho, algodão, café, bovinos, etc.). A produção da cana de açúcar tem expressividade na região norte paranaense, dando destaque especial ao município de Bandeirantes como grande produtor. Destacam-se ainda Cornélio Procópio e Assaí com indústrias em diversos setores.

Dentre

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.8 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com