TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Pesquisa De Mercado

Casos: Pesquisa De Mercado. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  12/5/2014  •  2.068 Palavras (9 Páginas)  •  237 Visualizações

Página 1 de 9

OBJETIVO Aprimorar o conhecimento aprendido nas disciplinas dos terceiro e quinto semestres, aplicando o conhecimento à prática por meio da resolução de um estudo de caso. Leia o texto em anexo “Com novo CEO, Microsoft tem que encarar mundo pós- PC”. Em seguida, responda as questões propostas pelos professores. Esse trabalho deverá seguir algumas normas conforme descrito nas orientações abaixo:

ORIENTAÇÕES • O trabalho será realizado individualmente. E o texto serve como ponto de partida para um estudo/pesquisa e não somente responder perguntas com respostas prontas no texto. • É importante que você leia os materiais das disciplinas que ocorrem no semestre. • Além da pesquisa nos materiais das disciplinas, lembre-se que a biblioteca digital tem excelentes obras que tratam dos temas propostos (A pesquisa é fundamental para o bom desenvolvimento do trabalho). • O trabalho deverá conter capa, folha de rosto, solução do caso e conclusão. • O trabalho deve ser realizado de acordo com as normas da ABNT. Acesse a Biblioteca Digital, clique em “Padronização” e escolha as opções “Trabalhos acadêmicos – Apresentação” e “Modelo para elaboração de Trabalho Acadêmico”. • O trabalho deve ser postado no portfólio, na pasta específica. • Será considerada sua habilidade de escrita através da coesão, coerência, objetividade e clareza nas informações redigidas.

UNOPAR VIRTUAL

Bacharelado em Administração

• Lembre-se que seu tutor eletrônico esta à disposição, na sala do tutor, para orientações. ATENÇÃO para o prazo de envio da atividade.

Com novo CEO, Microsoft tem que encarar mundo pós-PC Companhia demorou para se adaptar ao cenário da mobilidade. Com venda de PCs em queda, terá de recuperar tempo perdido sob comando de SatyaNadella

Steve Ballmer e SatyaNadella: o passado e o futuro da Microsoft (Divulgação)

Desde que Steve Ballmer anunciou sua aposentadoria, em agosto de 2013, a Microsoft levou quase seis meses para apresentar o nome do indiano SatyaNadella como seu substituto no comando da companhia. O processo demorado da escolha, que chegou a incluir até especulações de que Bill Gates retornaria ao posto de CEO, é reflexo dos enormes desafios que a maior empresa de software do mundo enfrenta para se manter relevante em um cenário de mobilidade e serviços baseados em nuvem. "O risco da irrelevância é o principal desafio que Nadella vai enfrentar como CEO da Microsoft. A empresa corre esse risco no mercado de mobilidade, porque ainda é muito associada aos computadores e servidores, que estão se tornando cada vez menos importantes para os consumidores", diz James Staten, vice-presidente da consultoria Forrester Research, ao site de VEJA. Líder no mercado de computadores, a Microsoft coloca o Windows em nove de cada dez máquinas vendidas no mundo. Durante muitos anos, o cenário não poderia ser mais confortável. Contudo, a queda na popularidade dos PCs entre os consumidores, impulsionada pela demanda por mobilidade, coloca o principal negócio da Microsoft em

UNOPAR VIRTUAL

Bacharelado em Administração

risco. De acordo com a consultoria IDC, as vendas de computadores registraram queda 7% no último ano, tornando 2013 o pior ano da história para a indústria de PCs. Em sentido oposto, os dispositivos móveis não param de crescer. Segundo a consultoria IDC, a venda de smartphones superou a marca de 1 bilhão de unidades ao longo de 2013, um crescimento de 38,4% em relação ao ano anterior. No caso dos tablets, a alta foi superior a 50%. Contudo, a Microsoft, uma das primeiras a levar o acesso a e-mails para o celular, ficou para trás em decorrência da demora em reagir à chegada do iPhone e do sistema operacional Android. "A Microsoft foi lenta na resposta ao crescimento explosivo dos smartphones, impulsionado por novas interfaces e aplicativos. Embora a última versão do Windows Phone seja tecnicamente competitiva, a falta de aplicativos ainda é um grande problema para a empresa", diz David Cearley, vice- presidente de pesquisas sobre web e computação em nuvem do Gartner. O primeiro passo da empresa se concretizou com o lançamento do sistema operacional Windows Phone, em fevereiro de 2011. Na época, o sistema operacional Android, do Google, estava bem estabelecido em todo o mundo e já liderava o mercado de smartphones, segundo a IDC, com 39,5% das vendas. Desde então, a Microsoft tenta recuperar o tempo perdido. Para se tornar mais competitiva, a empresa fez uma parceria estratégica com a Nokia, que culminou na aquisição da fabricante de celulares por 7,2 bilhões de dólares em setembro de 2013. Porém, os resultados alcançados até agora são modestos: o Windows Phone estava em apenas 3,2% dos smartphones vendidos no 4º trimestre de 2013, de acordo com a consultoria Strategy Analytics. Os rivais iPhone e Android, por outro lado, representaram 17% e 78% das vendas no mesmo período, respectivamente.

Em cima do muro – Simultaneamente aos esforços na área de smartphones, a Microsoft adotou uma estratégia distinta para aumentar sua presença no mercado de tablets desde o anúncio da nova versão do Windows 8. A empresa dividiu o sistema em dois, acrescentando uma segunda interface para telas sensíveis ao toque. Além disso, lançou o Windows RT, uma versão do sistema operacional otimizada para tablets. No total, a Microsoft vendeu mais de 100 milhões de licenças do Windows 8 em todo o mundo até agora. O sistema está presente em diversos computadores e híbridos de notebook e tablet lançados em 2013. Contudo, o Windows RT fez pouco sucesso entre

UNOPAR VIRTUAL

Bacharelado em Administração

os tablets, principal alvo da Microsoft. Fabricantes como Dell e Lenovo abandonaram o sistema em 2013. Atualmente, apenas a própria Microsoft e a Nokia fabricam tablets com Windows RT. "Para avançar, a Microsoft terá que superar essa cultura de manter um pé no mundo antigo e outro no novo. O mercado exige um compromisso maior com o que é novo", diz Staten, da Forrester. Entretanto, como mais da metade da receita da empresa vem de clientes corporativos — em maioria resistentes a mudanças radicais —, a Microsoft deve enfrentar dificuldades para convencer clientes e parceiros a embarcar no processo de transição. Como resultado das mudanças internas, a Microsoft deve unificar os três sistemas em um futuro próximo, o que pode tornar sua estratégia mais parecida com a de seus principais rivais, a Apple e o Google. "Nós temos o Windows Phone, o Windows RT e o Windows completo. Nós não vamos ter três sistemas operacionais", disse Julie Larson- Green, vice-presidente de dispositivos móveis da Microsoft, em um evento no final de 2013. "Eu não ficarei surpreso se a Microsoft acabar com a interface antiga do Windows e investir fortemente na nova interface, conhecida como Metro, da forma mais rápida que puder", diz Staten, da Forrester. Para Cearly, Nadella deve fazer mudanças nos próximos meses, mas nada que rompa com a visão atual da Microsoft para seus produtos e serviços. "A estratégia deve incluir mais plataformas móveis de terceiros e produtos inovadores para consumidores domésticos", diz o analista do Gartner. Seja qual for a estratégia adotada, a empresa ainda tem um longo caminho pela frente para continuar entre as maiores empresas de tecnologia do mundo no futuro. "As oportunidades para a Microsoft são maiores do que nunca. Eu vou dedicar cerca de 30% do meu tempo em encontros com as equipes e será divertido ajudar a definir os próximos produtos", disse Bill Gates, cofundador da Microsoft, em um vídeo de boas-vindas ao novo CEO.

Novo CEO – Antes de assumir a posição de CEO, Nadella foi vice-presidente de produtos corporativos e serviços na nuvem, uma das áreas mais lucrativas da Microsoft. Ele liderou a reformulação de uma série de serviços populares da companhia, como o de e-mail

UNOPAR VIRTUAL

Bacharelado em Administração

gratuito Hotmail, e também a substituição do serviço de mensagens instantâneas Windows Live Messenger pelo Skype. "Depois que Nadella entrou na área de serviços na nuvem, a Microsoft conseguiu ótimos resultados, porque introduziu rapidamente versões mais modernas de seus principais serviços", diz Statan, da Forrester. "Uma característica de Nadella é pesquisar muito antes de optar por um caminho. Depois disso, ele não volta atrás." Entre os principais sucessos de Nadella está a substituição do Hotmail pelo Outlook.com, ocorrida em agosto de 2013. Segundo a Microsoft, o Outlook.com é serviço de e-mail que cresce mais rapidamente em todo o mundo, com mais de 400 milhões de usuários cadastrados. O mercado já esperava a confirmação de Nadella como novo CEO da Microsoft. Na última semana, o nome dele já aparecia como maior aposta dos analistas de tecnologia — ele era também o favorito de Bill Gates. "Ele vai acelerar a velocidade de tomada de decisões na Microsoft e vai representar uma grande mudança em relação ao Ballmer", diz Staten, da Forrester. Fonte: Tozetto (2014)

Proposta da Atividade: Agora que você leu o caso acima, você deverá apresentar possíveis soluções para as questões propostas.

QUESTÕES:

PESQUISA DE MERCADO Professora Gisleine

1- Veja esta parte do texto: "Para avançar, a Microsoft terá que superar essa cultura de manter um pé no mundo antigo e outro no novo. O mercado exige um compromisso maior com o que é novo", diz Staten, da Forrester. Entretanto, como mais da metade da receita da empresa vem de clientes corporativos, em maioria resistentes a mudanças radicais, a Microsoft deve enfrentar dificuldades para convencer clientes e parceiros a embarcar no processo de transição.

UNOPAR VIRTUAL

Bacharelado em Administração

Após os conceitos que você aprendeu em aula e na webaula sobre Pesquisa de Mercado, o que a Microsoft poderia fazer a respeito desse problema levantado nesse trecho do texto?

2- Na sua opinião, porque a Microsoft ficou tão para trás de seus concorrentes? O que faltou para a empresa?

Sugestão de leitura imperdível e fundamental: LEVITT, Theodore. Miopia em marketing. Harvard Business Review, jul./ago. 1960. Você pode encontrar no link abaixo: <http://www.eniopadilha.com.br/documentos/levit_1960_miopia%20em%20marketing.pdf>

MARKETING Marcos Marques/Henry Nonaka

1- Veja esta parte do texto: "Em sentido oposto, os dispositivos móveis não param de crescer. Segundo a consultoria IDC, a venda de smartphones superou a marca de 1 bilhão de unidades ao longo de 2013, um crescimento de 38,4% em relação ao ano anterior. No caso dos tablets, a alta foi superior a 50%. Contudo, a Microsoft, uma das primeiras a levar o acesso a e-mails para o celular, ficou para trás em decorrência da demora em reagir à chegada do iPhone e do sistema operacional Android." Um dos conceitos de marketing estudados, de Kotler, fala exatamente sobre isso: estar atento aos concorrentes. Qual é esse conceito?

2- Ainda que haja muita prestação de serviços, um computador é um produto, com características muito peculiares. Qual a definição de produto, segundo nossas aulas?

3- "Seja qual for a estratégia adotada, a empresa ainda tem um longo caminho pela frente para continuar entre as maiores empresas de tecnologia do mundo no futuro. "As oportunidades para a Microsoft são maiores do que nunca. Eu vou dedicar cerca de 30% do meu tempo em encontros com as equipes e será divertido ajudar a definir os próximos produtos", disse Bill Gates, cofundador da Microsoft, em um vídeo de boas-vindas ao

UNOPAR VIRTUAL

Bacharelado em Administração

novo CEO." Suponhamos que a estratégia escolhida para ser adotada seja de comunicação. Fale sobre quais são os componentes do mix de comunicação e defina cada um deles.

Bibliografia Básica: CHURCHILL JUNIOR, Gilbert A.; PETER, J. Paul. Marketing: criando valor para os clientes. SãoPaulo: Saraiva, 2008. KOTLER, Philip; ARMSTRONG, Gary. Princípios de marketing. 12. ed. São Paulo: Pearson, 2008. KOTLER, Philip; KELLER, Kevin Lane. Administração de marketing. 12. ed. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2007.

NEGOCIAÇÃO Elisete Zampronio

1- “O mercado já esperava a confirmação de Nadella como novo CEO da Microsoft. Na última semana, o nome dele já aparecia como maior aposta dos analistas de tecnologia — ele era também o favorito de Bill Gates. "Ele vai acelerar a velocidade de tomada de decisões na Microsoft e vai representar uma grande mudança em relação ao Ballmer", diz Staten, da Forrester.” Percebe-se que Nadella terá um grande desafio pela frente. Assim, de acordo com a disciplina de Negociação, explique as principais variáveis ambientais destacadas abaixo que influenciam no processo de negociação. a) Concorrência b) Riscos c) Tempo d) Informação

Bibliografia básica: FALKOWISKI, Lissandro de Souza. Negociação. São Paulo: Pearson Education do Brasil, 2013.

U

...

Baixar como  txt (12.8 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »