TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Pesquisa De Mercado

Artigo: Pesquisa De Mercado. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  13/5/2014  •  990 Palavras (4 Páginas)  •  322 Visualizações

Página 1 de 4

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO 3

2 PESQUISA DE MERCADO 4

3 CONCLUSÃO......................................................................................................... 7

REFERÊNCIAS......................................................................................................... 8

1 INTRODUÇÃO

O presente trabalho demonstra a importância da Pesquisa de Mercado para a gestão empresarial.

Atualmente, para uma empresa entrar no mercado e manter-se nele é difícil e é necessário muito trabalho, dedicação e pesquisa.

A Pesquisa de mercado é o que faz a ponte entre o cliente e a empresa, e pode, de maneira correta, fazer toda a diferença. Através dela conseguimos entender a necessidade do cliente e também desenvolver potencial produtivo para que a empresa possa atender essa demanda.

Quanto maior for o conhecimento sobre o mercado, clientes, fornecedores, concorrentes, melhor será o desempenho do negócio.

.

2 PESQUISA DE MERCADO

É o processo de coleta e análise de informações que ajuda o empreendedor na tomada de decisões estratégicas.

A Pesquisa de Mercado é de extrema importância para o empreendedor, seja na fase de concepção do negócio (validação da ideia) ou já na implementação.

É a Pesquisa de mercado que irá ajuda-lo a entender seus potenciais clientes, conhecer seus concorrentes e validar se de fato existem pessoas (mercado) dispostas a pagar por seu produto ou serviço.

É através da pesquisa e análise do mercado que será possível identificar as reais necessidades e desejos ainda não atendidos dos potenciais clientes, ajustar as premissas nas quais o negócio está baseado e também tomar decisões sobre estratégias de distribuição e precificação.

Alguns de seus principais objetivos são:

• Selecionar mercados para a venda do produto ou serviço;

• Identificar tendências e expectativas;

• Reconhecer a concorrência;

• Conhecer e avaliar oportunidades e ameaças

São várias as fases para realização de uma Pesquisa de Mercado e em cada uma delas exige o cuidado do planejamento do que será realizado em cada tópico.

• Definir público alvo e objetivos da pesquisa – tem o propósito de identificar o público alvo para quem a pesquisa deverá ser aplicada e definir os objetivos no qual estabelece o que se pretende alcançar com a realização da pesquisa.

• Definição da Coleta de Dados – consiste no levantamento das informações necessárias para realização da pesquisa.

• Definição do Método de Pesquisa de dados Primários – consiste no tipo de pesquisa que será realizada. A escolha depende de vários fatores, como por exemplo, objetivos da pesquisa, tipo de informação pretendida, público alvo, prazo e orçamento.

• Definição da Amostra – é a parcela da população com a qual a pesquisa será realizada a partir de um universo previamente definido.

• Elaboração dos Instrumentos de Pesquisa – São formulários utilizados na aplicação da Pesquisa. Os mais comuns são, questionários, roteiro de revistas e formulário de avaliação.

• Aplicação da Pesquisa – refere-se a prática da pesquisa e, por isso é preciso conhecer as técnicas de abordagem e treinar todas as pessoas que irão executar a pesquisa.

• Tabulação dos Dados – os dados coletados são reunidos e agrupados. Geralmente em forma de tabelas, gráficos, comentários, destacando as informações relevantes e facilitando a interpretação.

• Elaboração do Relatório Final – consiste na análise da pesquisa a partir dos resultados observados. Deve constar respostas para os objetivos definidos no início da pesquisa, a partir da apresentação detalhada de suas descobertas.

• Tomada de Decisão – com o resultado da pesquisa em mãos é hora de tomar as decisões mais acertadas. Essas decisões podem envolver a abertura de um novo negócio, a inclusão ou exclusão de produtos comercializados, definição do posicionamento da empresa no mercado, utilização de novas ações promocionais, anúncios na mídia, entre muitas outras, dependendo dos objetivos da empresa.

Um exemplo de aplicação da Pesquisa de Mercado é o da empresa E-Flows, especialista no segmento de mobilidade, investiu 1,5 milhão para lançar em julho de 2011, o Taximov – sistema de solicitação de táxi por telefone, computador ou smartphone – que é programado

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.3 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com