TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Pesquisa De Mercado

Artigo: Pesquisa De Mercado. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  3/6/2014  •  741 Palavras (3 Páginas)  •  284 Visualizações

Página 1 de 3

INTRODUÇÃO

“Vivemos uma era de informação, elemento fundamental para o sucesso empresarial e a adaptação ao mercado, não só no sentido de obter e acumular as informações, mas no de saber interpretá-las e utilizá-las de maneira adequada e criativa”. (SAMARA; BARROS, 2007, p.1)

Pesquisa de mercado é uma máxima é difundida em nosso trabalho – entender e atender o consumidor. Pois bem, este “entendimento” pode partir da nossa experiência junto ao negócio que trabalhamos da observação sobre as ações do consumidor no ponto de venda, da conversa com o consumidor, entre outros. Ou seja, nosso dia-a-dia permite naturalmente momentos de contato com o consumidor, os quais podem nos oferecer condições de melhor atendê-lo. É importante lembrar que se nós não nos preocuparmos em entender o nosso consumidor, possivelmente o nosso concorrente irá fazê-lo.

A Pesquisa de Mercado é a identificação, coleta e análise e disseminação de informações de forma sistemática e objetiva seu uso visando a melhor tomada de decisão relacionada à identificação e solução de problemas.

Ou seja, a conversa e a observação informal, ou mesmo a experiência do negócio, deve ser sistematizada a fim de proporcionar informações para a resolução de problemas. Isto significa que a condução de uma pesquisa de mercado deve ser uma ação intencional e objetiva (focada). É importante foco no problema a ser resolvido. Uma única pesquisa, infelizmente, muitas vezes não consegue resolver todos os problemas relacionados ao marketing (de uma única vez), dentro de uma organização.

IMPORTANCIA

A pesquisa de mercado é uma ferramenta de extrema importância para uma empresa que deseja desenvolver-se. É com ela que o empresário obtém a visão ampla (e específica) do próximo passo a ser dado rumo ao lucro e sucesso empresarial. Com a Pesquisa de mercado, a empresa faz um levantamento, uma busca de informações sobre ela própria, o que ela oferece como produto de venda, seu público-alvo e as necessidades para melhorias em toda a sua estrutura, incluindo a disputa com a concorrência.

As respostas obtidas na pesquisa de mercado servem como ponto de partida para mudanças - ou para permanência - visando sempre à melhoria, já que ela é a representação exata da situação da empresa perante outras e seu público. Com perguntas certas, o empresário sabe exatamente os problemas ou pontos positivos em seus planos de produção, propaganda, distribuição e vendas.

Há dois tipos de pesquisa de mercado, a pesquisa primária e a pesquisa secundária. A pesquisa primária baseia-se principalmente na coleta de informações sobre as vendas, produção de marketing e planos da concorrência dentro do mercado, coletando informações por meio de entrevistas, pesquisas e questionários (sendo pessoalmente, via telefone ou correio) ou grupos de reuniões em que se tem a informação direta sobre o produto ou serviço. Já a pesquisa secundária tem como base dados já existentes, como os dados fornecidos pelo IBGE ou IBOPE, que permitem que o empresário saiba incluir ou excluir determinado grupo de pessoas ao qual sua empresa atingiria ou não, respectivamente.

Em ambos os casos de pesquisa, a fonte é a coleta de dados. A coleta de dados também se divide em dois tipos de métodos, os

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.9 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com