TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Pesquisa De Mercado

Casos: Pesquisa De Mercado. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  9/6/2014  •  1.076 Palavras (5 Páginas)  •  396 Visualizações

Página 1 de 5

Atividade Estruturada: Conhecendo o Universo da Pesquisa de Mercado

PESQUISA DE INFORMAÇÕES

O aluno deverá entrar em contato com a ABEP – Associação Brasileira de Empresas de Pesquisa, a fim de conhecer as orientações da instituição para:

Nesta atividade, para atender ao solicitado, o aluno deverá consultar o site da ABEP – Associação Brasileira de Empresas de Pesquisa (www.abep.org ) - abep@abep.org.

1. Como identificar e contratar uma empresa ou instituto para a realização de uma pesquisa de mercado.

Diferentes empresas de pesquisa oferecem diferentes habilidades, experiências e instalações. Por essa razão, não existe uma única empresa que seja a mais apropriada para todos os tipos de problemas de pesquisa ou estudos.

É claro que a seleção da empresa adequada para um projeto em consideração é muito importante. Também é importante que o cliente decida o mais cedo possível se quer apenas encomendar um estudo específico de pesquisa ou se está em busca do auxílio de uma consultoria de pesquisa mais abrangente para ajudá-lo com seu problema de marketing – por isso irá afetar tanto a escolha da empresa quanto a solicitação de pesquisa que entregará a ela.

Lista de empresas, juntamente com indicações gerais de suas especializações e experiência (tanto mercados específicos como de certas técnicas de pesquisa), as instalações que oferecem, seu tamanho e seu contingente de pessoal, estão contidas em várias publicações.

O Anuário Esomar, que contém detalhes de quase 1000 organizações de pesquisa; anuários publicados por Associações Nacionais.

Devido a pouca probabilidade de que uma única empresa esteja capacitada a todos os tipos de pesquisa, os grandes usuários de pesquisa lidam frequentemente com mais de uma. Entretanto, a troca constante entre essas empresas não é uma boa maneira de conseguir um serviço eficaz dos fornecedores de pesquisa.

Uma relação contínua entre clientes e empresa resultará numa melhor compreensão e confiança mútua. O cliente irá apreciar os pontos fortes e as habilidades do fornecedor e dos pesquisadores individuais que fazem parte da empresa, e poderá avaliar os níveis de contribuição que pode esperar que façam ao seu próprio pensamento e operações. A empresa irá compreender com maior profundidade os produtos e os mercados do cliente, os problemas que ele enfrenta no seu planejamento de marketing e em suas atividades, e seus métodos gerais de trabalho.

Tudo isso torna, em primeiro lugar, a seleção cuidadosa e criteriosa de uma empresa de pesquisa ainda mais importante.

Independentemente da formalidade do processo, a empresa contratante precisa desenvolver uma lista detalhando os critérios para a seleção de fornecedores externos. Esta lista deve ir além dos requisitos técnicos, cobrindo as seguintes áreas:

• Qual é a reputação do fornecedor?

• A empresa completa os projetos no horário? Ela é flexível?

• Ela é conhecida por manter padrões de ética?

• Os seus projetos de pesquisa são de alta qualidade?

• Que tipo e quanta experiência o fornecedor tem?

• A empresa teve experiência com projetos similares a este?

• A equipe do fornecedor tem a perícia técnica e não-técnica?

2. Conhecer como as empresas e profissionais brasileiros são orientados com relação à ética no relacionamento com as empresas contratantes e os entrevistados em seu dia a dia.

As atividades das empresas são frequentemente discutidas do ponto de vista de diferentes interessados: indivíduos ou grupos que têm interesse nas atividades relacionadas à empresa ou que estão diretamente envolvidos com elas. As atividades de pesquisa de marketing afetam quatro desses indivíduos:

1. O pesquisador de marketing;

2. O cliente;

3. O entrevistado;

4. O público.

As questões éticas surgem quando ocorre um conflito entre esses grupos ou pessoas.

Ante o conflito, o comportamento dos interessados deve ser guiado pelos códigos de conduta. Várias organizações, como a Associação Brasileira de Empresas de Pesquisa (ABEP) e a Esomar (The World Association of Research Professionals), fornecem códigos na área de comportamento de pesquisa de ética. Cada interessado tem suas responsabilidades. Negligenciar essas responsabilidades essas responsabilidades resulta no prejuízo de um outro interessado ou do projeto de pesquisa. Isso sempre causará prejuízos ao processo de pesquisa e à integridade da profissão.

3. Identificar e discutir

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.5 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com