TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Pesquisa De Mercado

Dissertações: Pesquisa De Mercado. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  5/6/2013  •  2.931 Palavras (12 Páginas)  •  535 Visualizações

Página 1 de 12

SUMÁRIO

Introdução.............................................................................................................................3,5,6 Focus Groups...........................................................................................................................5,6

Pesquisas Quantitativas...............................................................................................................6

Pesquisas Qualitativas.................................................................................................................7

A empresa – REAL ONIBUS PAULISTA LTDA.....................................................................8

Real Ônibus Paulista “Pesquisas”.....................................................................................9,10,11

Clientes Inativos.......................................................................................................................11

Referências Bibliográficas........................................................................................................12

Pesquisa de Mercado

Introdução

A pesquisa de marketing é de suma importância para um bom andamento de uma empresa,

visto que ela faz todo o trabalho de busca de informações e dados sobre o mercado que for atuar. Com essa pesquisa, as organizações podem analisar, conhecer, desenvolver e assim atendendo as necessidades do cliente, com preços mais acessíveis e aumento na produtividade. Com o aumento da produtividade, temos mais lucratividade, mais credibilidade e fidelidade, uma vez que essa pesquisa é um canal direto com o cliente/consumidor, pois ele passa a comprar mais satisfeito.

A pesquisa consiste em buscar oportunidades ou problemas, depende do objetivo que a empresa busca, de acordo com os recursos disponíveis. Porém visualizando os problemas, buscamos oportunidades e melhorias. Analisando os dias de hoje, vemos que a quantidade de concorrentes é grande, temos que estar sempre um passo a frente, com estratégias de vendas, divulgações, exposições, planejamento de marketing avançado.

A pesquisa traz as mudanças do mercado, pois temos empresas que trabalham nos dias de hoje, com segmentos antigos, resgatando hábitos já não mais usados como, por exemplo, a barbearia, onde são visíveis as diferenças de um salão de beleza, com vários cabeleireiros, manicures, depiladoras, estéticas, entre outras. Sendo assim, identificamos que uma pesquisa, sendo ela para identificar problemas ou para solucionar, são importantes para as empresas, pois através dos resultados obtidos, elas podem estudar a melhor estratégia para poder alcançar seus objetivos.

Introdução

1 - Definição

É o instrumento que dá respaldo aos tomadores de decisões (empresas, empreendedores, gestores, etc.) que buscam informações nas ações de marketing, captação e estabelecimento do perfil dos consumidores.

A pesquisa de mercado tem como finalidade estudar os problemas relativos aos planos de produção, de propaganda e de distribuição, buscando incrementar as vendas e aumentar os lucros da empresa.

Há dois tipos de pesquisa de mercado: Pesquisa de Mercado Qualitativa - Normalmente usada para pequenos números de pesquisados, não generalizável para o todo da população e a significância estatística e nível de confiança não são calculados. Neste tipo de pesquisa, se busca mais conteúdo, portanto se analisa também informações subjetivas, estruturas de pensamento e conteúdos profundos. Para tal é necessária a utilização de um roteiro aberto. Exemplos deste tipo de método são os "focus groups" (grupo focal), entrevistas em profundidade e técnicas de projeção.

Pesquisa de Mercado Quantitativa - Geralmente usada para tirar conclusões, testa uma hipótese específica, usa técnicas de amostra por forma a poder fazer inferências a partir da amostra para a totalidade da população. Em geral, este tipo de pesquisa busca um resultado estatístico permitindo estimar informações amplas e diversificadas. Para tal é necessária a utilização de um questionário estruturado e envolver um grande número de respondentes. Exemplos: inquéritos estatísticos, questionários e “surveys” (pesquisas).

Introdução

2 - Benefícios

A pesquisa de mercado realizada pela internet oferece inúmeras vantagens, dentre elas,

Agilidade e economia - O projeto típico se implementa em 48-72 horas, e custa uma fração do custo de outros métodos.

Maior sinceridade do entrevistado - Está demonstrado que as respostas em pesquisas pela internet são mais sinceras que aquelas por telefone ou pessoalmente, pois o entrevistado não sente pressão por parte do entrevistador e pode responder a pesquisa em casa ou no escritório e no momento que desejar.

Utilização de imagens - Ao contrário das metodologias tradicionais, fazendo o questionário pela internet, pode-se utilizar imagens para demonstrar o seu produto pesquisado.

Resultado em tempo real - Em qualquer momento da pesquisa, é possível consultar os resultados parciais do estudo.

A análise do resultado da pesquisa de mercado indicará, no nosso exemplo, se existem condições para abrir uma Loja de Conveniência no local desejado, além de fornecer informações valiosas sobre a concorrência, os principais produtos que devem ser oferecidos ao público-alvo, o potencial de vendas da nova loja etc.

Evidente que a Pesquisa de Mercado não serve apenas para lançar um novo produto ou iniciar uma nova empresa. Na verdade eu recomendo que uma vez por ano a sua empresa faça uma pesquisa e acompanhe a evolução do resultado.

Focus Groups

Focus Groups é

...

Baixar como (para membros premium)  txt (17.4 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com