TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Pesquisa De Mercado

Monografias: Pesquisa De Mercado. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  8/12/2014  •  672 Palavras (3 Páginas)  •  210 Visualizações

Página 1 de 3

O Datafolha foi criado em 1983, ainda como departamento de pesquisas e informática do Grupo Folha da Manhã, com o objetivo de oferecer conteúdo e servir como ferramenta de planejamento para o jornal Folha de S.Paulo e outros veículos e serviços da empresa. De lá para cá, as atribuições do departamento cresceram, ele se tornou uma empresa independente, conquistou inúmeros clientes e, atualmente, é um dos mais importantes institutos de pesquisa de opinião do Brasil.

A empresa desde o início de seu envolvimento com pesquisas, trabalha com a seguinte estrutura:

Divisão Casa

• Pesquisas eleitorais

• Levantamentos estatísticos

• Esportes

• Pesquisa de opinião pública (o que se tornou marca registrada e forte da empresa)

Divisão Mercado

• Área de mercado

• Área de média

• Produtos Contínuos

Áreas de suporte

• Campo

• Planejamento

• Processamento

• Análises estatísticas

Selecionado abaixo uma pesquisa de opinião pública, (25/01/2004) sobre a comida preferida da população da cidade de São Paulo.

Arroz com feijão é comida preferida de 34%

A tradicional mistura de arroz com feijão é a comida preferida dos moradores da cidade de São Paulo, revela a pesquisa do Datafolha. Indagados sobre sua preferência na hora de comer, 34% citaram, espontaneamente, arroz com feijão. Vêm a seguir macarrão, de modo geral, e lasanha, com 15% das menções, cada. Dizem que preferem feijoada 7%; pizza é citada por 3%. Atingem 2% das menções, cada, churrasco, saladas e strogonoff.

Preferem arroz e feijão principalmente os moradores das áreas 13 - Sapopemba/ São Mateus, 15 - São Miguel/ Itaim Paulista, 18 - Rio Pequeno/ Raposo Tavares (43% em cada), 3 - Perus/ Pirituba (39%), 4 - Brasilândia/ Freguesia do Ó e 12 - Vila Carrão/ Aricanduva (37%, cada).

Macarrão faz mais sucesso nas áreas 17 - Perdizes/ Pinheiros (20%), 3 - Perus/ Pirituba e 14 - Itaquera/ Guaianazes (19%, cada).

Lasanha é citada como comida preferida por 21% dos moradores da área 12 - Vila Carrão/ Aricanduva e por 18% dos que moram na área 16 - Penha/ Vila Matilde.

Na área 1 - Santa Cecília/ Liberdade, 14% citam feijoada como prato favorito, o dobro do registrado entre o total de entrevistados. Nessa área, a preferência por pizza também é mais significativa (8%). O mesmo ocorre na área 9 - Vila Mariana/ Itaim Bibi, onde as citações a pizza chegam a 10%.

Além de ser a comida preferida de parte expressiva dos moradores da cidade, a mistura arroz e feijão é o que se come com mais frequência no dia a dia, sendo essa a resposta de 76% dos entrevistados.

Vêm a seguir, bem atrás, macarrão (6%), salada, churrasco e frango (2%, cada). Atingem 1% das menções lasanha, o clássico Comercial (mais uma vez arroz com feijão, acompanhado de carne, salada ou fritas), pizza e batatas fritas.

Considerações

A pesquisa feita tem como objetivo identificar a preferência da comida do paulistano na hora da refeição.

O método utilizado na pesquisa foi baseado na opinião pública, resultando em um pesquisa quantitativa, firmando que apesar de todas as delícias que disponham nos dias atuais, ainda o que mais é consumido e preferência na mesa do paulistano é o “nosso querido”, arroz com feijão.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.8 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com