TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Pesquisa De Mercado

Monografias: Pesquisa De Mercado. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  21/3/2015  •  1.232 Palavras (5 Páginas)  •  699 Visualizações

Página 1 de 5

Para se obter informações sobre a realidade do mercado, uma das ferramentas mais efetivas é a PESQUISA DE MERCADO. Esse recurso ajuda a fundamentar os dados, quanto mais informações o empreendedor adquirir a respeito dos seus futuros clientes e prováveis concorrentes e possíveis fornecedores, mais preparado ficar para o Mercado.

O ideal é que ela seja feita antes da abertura da empresa, para trazer subsídios para elaboração do plano de negócios. A principal razão para uma organização adotar a pesquisa de mercado é a descoberta de uma oportunidade de mercado. Com a pesquisa concluída, a empresa deve cuidadosamente avaliar suas oportunidades e decidir em que mercados entrar.

São poucas as empresas de pequeno ou médio porte que procuram a consultoria para fazer análise de mercado. E quando o fazem acabam desistindo assustadas com o preço. Uma pesquisa simples custa por volta de R$ 15 mil e o pequeno empreendedor acha que é melhor gastar esse dinheiro na abertura da empresa, na compra de estoque, em qualquer coisa, menos na pesquisa porque não sabe o valor que isso tem

Os empresários dependem ainda da pesquisa de mercado para determinar aquilo que os consumidores querem e quanto estão dispostos a pagar. Se esperam que este processo traga uma vantagem competitiva sustentável.

Uma definição mais formal de pesquisa de mercado, segundo a Associação

Nacional de Empresas de Pesquisa de Mercado (ANEP): “A coleta sistemática e o registro, classificação, análise e apresentação objetiva de dados sobre hábitos, comportamentos, atitudes, valores, necessidades, opiniões e motivações de indivíduos e organizações dentro do contexto de suas atividades econômicas, sociais, políticas e cotidianas”.

Vale lembra que existem alternativas para quem acha inviável investir tais valores para realizar a pesquisa de mercado. Uma opção é procurar as empresas juniores dos cursos de administração e marketing das universidades, que oferecem serviços por preços mais em conta - até um terço do valor

Se ainda assim não for possível bancar o gasto, a recomendação é investir tempo e fazer por conta própria. Nesse caso a elaboração da Pesquisa de Mercado deve passar pelos seguintes passos:

• 1º Passo: Definição do público-alvo e objetivos da pesquisa

Qual a real necessidade e os motivos que o levaram a realizar essa pesquisa? No início dessa caminhada a definição dos objetivos será muito útil.

• 2º Passo: Definição da coleta dos dados

Nessa etapa, você definirá como irá levantar os dados de sua pesquisa.

2.1- Dados secundários que servira para o 5º Passo:

Diversos dados externos necessários às empresas são secundários, ou seja, são regularmente obtidos e organizados por entidades públicas ou privadas, como prefeituras municipais, secretarias de estado, órgãos do Governo Federal, entidades de classe, universidades, entre outras fontes, como:

IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística);

Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas);

Associações comerciais, industriais e sindicatos;

Centros de pesquisa, cooperativas e agências de desenvolvimento;

Centros tecnológicos;

Jornais, revistas e publicações especializadas.

2.2- Dados Primários

• 3º Passo: Definição do método de pesquisa de dados primários

Qual o tipo de pesquisa mais adequado ao seu propósito? Defina os procedimentos para a sua realização.

3.1 – Pesquisa qualitativa - normalmente usada para pequenos números de pesquisados - não generalizável para o todo da população - a significância estatística e nível de confiança não são calculados. Neste tipo de pesquisa, se busca mais conteúdo, portanto se analisa também informações subjetivas, estruturas de pensamento e conteúdos profundos.

3.2 - Pesquisa quantitativa - geralmente usada para tirar conclusões - testa uma hipótese específica - usa técnicas de amostra por forma a poder fazer inferências a partir da amostra para a totalidade da população. Em geral, este tipo de pesquisa busca um resultado estatístico e ela permite estimar informações amplas e diversificadas

Existe Também

Técnicas de observação - o pesquisador observa o fenômeno social no seu ambiente natural. As observações podem ocorrer transversalmente (observações feitas de uma vez) ou longitudinalmente (observações ocorrem ao longo de determinados períodos). Exemplos são a análise do uso de produtos e a utilização de cookies para observar comportamento na internet.

Técnicas experimentais - o pesquisador cria um ambiente quase-artificial para tentar controlar fatores espúrios e depois manipula pelo menos uma das variáveis. Exemplos são laboratórios de compra e testes de mercado e também mercearias.

• 4º Passo: Definição da amostra

Conhecimento do tamanho do público a ser pesquisado.

• 5º Passo: Elaboração dos instrumentos de pesquisa

Nessa etapa você aprenderá a elaborar questionários, formulários e roteiros de pesquisas.

• 6º Passo: Aplicação da pesquisa

A forma como será abordada, garantirá o bom desempenho da sua pesquisa.

• 7º Passo: Tabulação dos dados

Chegou

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.4 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com