TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Pesquisa De Mercado

Dissertações: Pesquisa De Mercado. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  25/8/2013  •  942 Palavras (4 Páginas)  •  318 Visualizações

Página 1 de 4

1) O que é Comunicação?

Comunicação é o processo de transmitir a informacção e compreensão de uma pessoa para outra. Se não houver esta compreensão, não ocorre a comunicação. Se uma pessoa transmitir uma mensagem e esta não for compreendida pela outra pessoa, a comunicação não se efectivou.

2) Qual a lógica do Mass Communication Research?

Três fontes recorrentes de influência para a pesquisa em comunicação nos Estados Unidos, no século XX: 1) identificação dessa pesquisa com o estudo dos meios de comunicação de massa; 2) preocupação com o papel dos meios de comunicação pública na vida social e política; 3) desenvolvimento das práticas profissionais dentro e através das disciplinas das ciências sociais.

Sustenta-se em dois pilares: 1) A sociedade de massa concebida como um agregado que nasce e vive para além dos laços comunitários e contra esses mesmos laços que resulta da desintegração das culturas locais e no qual as funções comunicativas são necessariamente impessoais e anônimas. 2) A teoria da ação elaborada pela psicologia behaviorista e pelas teorias do reflexo condicionado, adaptadas às teorizações mecanicistas sobre a sociedade de massa fornecendo-lhes o suporte em que se apoiavam as convicções acerca da instataneidade e da inevitabilidade dos efeitos dos mass media sobre as massas.

Período: de 1900 à 1980. Principal pesquisador: H. D. Lasswell (obra publicada em 1927: Propaganda techniques in the world war) – para este autor, a mídia age segundo o modelo da “agulha hipodérmica”, que provoca um efeito direto e indiferenciado sobre indivíduos isolados.

3) O que diz a Teoria Matemática?

Teoria matemática da comunicação ou Teoria da informação é a primeira teoria da comunicação que começa a germinar no pós-guerra, no âmbito da matemático e da engenharia elétrica, e ao nível das telecomunicações. A teoria matemática da comunicação visava a precisão e a eficácia do fluxo informativo, procurando não cingir-se apenas à área da engenharia, mas servir de referência a qualquer âmbito da comunicação. Pretendia, assim, ser adaptável a qualquer processo de comunicação, independentemente das características dos seus componentes.

4) Explique a principal bandeira da Escola de Frankufurt

A Escola de Frankfurt foi praticamente o último expoente, o derradeiro suspiro da Filosofia Alemã em seu período áureo. Ela foi criada por Félix Weil, financiador do grupo, Max Horkheimer, Theodor Adorno e Herbert Marcuse, que a princípio a administraram conjuntamente. Ernst Bloch e o psicólogo Erich Fromm acompanhavam à distância o despertar desta linha filosófica, que vem à luz justamente em um momento de agitação política e econômica vivido pela Alemanha, no auge da famosa República de Weimar. Seus membros seriam partícipes e observadores das principais mutações que convulsionariam a Europa durante a Primeira Guerra Mundial, seguida por outros movimentos subversivos, dos quais ninguém sairia impune.

5) A decisão de incluir determinada notícia em um programa jornalístico de emissora de rádio ou TV passa menos por decisões individuais daqueles que têm o poder de fazer essa seleção do que em relação a um conjunto de critérios como a eficiência, a rapidez, a viabilidade da produção de notícias, enfim, critérios operacionais e organizativos da emissora, em geral decorrentes da estrutura e espaços limitados para a transmissão. Esse processo de critérios de seleção e decisão de incluir determinada notícia nos veículos de comunicação, desenvolvido por autores como Donohue, Tichenor e Olien (1972), denomina-se:

( ) A) Feedback

( ) B) Mediação simbólica

( ) C) Agenda setting

( ) D) Time frame

(x) E) gatekeeper

6) "Quem?, Diz o quê?, Em que canal?, Para

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com