TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Pesquisa De Mercado ABEP

Exames: Pesquisa De Mercado ABEP. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  1/10/2013  •  1.351 Palavras (6 Páginas)  •  1.490 Visualizações

Página 1 de 6

1. Como identificar e contrataruma empresa ou instituto para a realização de uma pesquisa de mercado?

Com a grande variedade de serviços oferecidos e empresas de pesquisas no Brasil, não existe uma única empresa que seja a mais apropriada para todos os tipos de problemas de pesquisa ou estudos. Deve ser levado em consideração a profundidade do estudo e também escalas diferentes de envolvimento executivo e/ou de custos: por exemplo, elas podem se especializar em projetos que envolvam apenas trabalho de campo, ou que se concentrem em consultoria / planejamento mais abrangentes.

Finalizado este primeiro procedimento de escolha de serviços, etc, dar-se-á a escolha da empresa, podendo ser mais de uma, trabalhando-as em conjunto.

Segundo a ANEP – Associação Nacional de Empresas de Pesquisas, eles indicam alguns podem a serem observandos antes da contratação da empresa:

1. Informações básicas sobre a empresa de pesquisa

• seu status e experiência como empresa de pesquisa;

• suas ligações internacionais (em pesquisa e outras áreas);

• os tipos de trabalhos que empreende e o tipo de cliente para o qual trabalha;

• seu conhecimento específico sobre os mercados ou sobre métodos de pesquisa;

• quaisquer possíveis conflitos de interesse;

• sua conformidade aos Códigos de Práticas Profissionais e suas garantias de confidencialidade e de sigilo

2. Informações sobre o pessoal (staff) da empresa de pesquisa

• as habilidades e a experiência, tanto da mais alta gerência como também pesquisadores que irão cuidar dos projetos do cliente;

• quando for relevante, a compreensão que a empresa tem de marketing, como também dos métodos de pesquisa;

• a disponibilidade de habilidades mais especializadas quando forem necessárias.

3. Informações referentes às instalações e procedimentos operacionais

• a maneira pela qual a empresa define o projeto; • a natureza de sua organização de campo e os controles de qualidade que ela aplica à coleta de dados; • seus métodos de amostragem;

• a maneira pela qual ela lida com o processamento de dados;

• o tipo de relatório que ela costuma fornecer e as interpretações e recomendações que estarão disponíveis, caso venham a ser solicitadas;

• as soluções dadas para as apresentações dos resultados, caso forem necessárias;

• qualquer instalação especial de pesquisa e/ou técnicas oferecidas pela empresa;

• os acertos contratuais normais (inclusive cobranças).

Existem três pontos mais gerais que precisam ser levados em consideração.

Em primeiro lugar, quanto mais conhecimento o cliente tem sobre pesquisa, mais úteis serão as informações que ele irá provavelmente obter, e mais válida será a sua avaliação. Entretanto, mesmo um cliente que seja relativamente inexperiente irá ainda ganhar uma visão maior das habilidades e métodos operacionais de uma empresa se utilizar a Lista de Verificação em vez de simplesmente depender das informações contidas num anuário ou de uma conversa rápida e generalizada com a gerência da empresa.

Em segundo lugar, talvez seja possível também obter maiores informações referentes aos pontos fortes e fracos de uma empresa falando com outros clientes ou com um consultor de pesquisa.

Em terceiro lugar, o esforço envolvido na obtenção de respostas adequadas referentes aos pontos relacionados quase sempre vale a pena, mesmo para uma única pesquisa. É claro, esse esforço vale ainda mais a pena quando existe a possibilidade de o cliente querer se utilizar da mesma empresa para outros projetos no futuro (um dos benefícios importantes de uma relação contínua entre cliente-empresa de pesquisa).

Locais para pesquisa das empresas:

1. O Anuário Esomar, que contém detalhes de quase 1000 organizações de pesquisa - principalmente nos países europeus, mas também em outros lugares do mundo. As diretorias dessas empresas, todas tendo em seu staff funcionários que são membros da ESOMAR, já tomaram todas as providências para se adequarem ao Código Internacional de Práticas de Pesquisa de Mercado, de Pesquisa Social da ESOMAR/ICC. Além disso, o anuário relaciona as principais associações profissionais e do ramo que lidam com pesquisa de mercado em cada país.

2. Anuários publicados por Associações Nacionais. Eles incluem informações adicionais para os países em questão, especialmente para as organizações menores de pesquisa (principalmente as locais) que não têm nenhum elemento do seu "staff" que seja sócio da ESOMAR.

Site da ESOMAR:

http://www.esomar.org/

A ABEP conta com cerca de 10% de filiação entre todas as empresas do ramo no Brasil, no site, podemos constar 180 empresas filiandas, chegando à conclusão que no Brasil haverá quase 2 mil empresa.

É possível pesquisar as empresas filiadas no link:

http://www.abep.org/novo/Content.aspx?SectionID=74

2. Conhecer como as empresas e profissionais brasileiros são orientados com relação à ética no relacionamento com as empresas contratantes e os entrevistados em seu dia a dia?

O primeiro Código de Práticas em Pesquisas de Mercado e Pesquisas Sociais foi publicado pela ESOMAR (Sociedade Européia para Pesquisa de Opinião e Mercado) em 1948. Seguiram-se de diversos códigos produzidos por corpos nacionais e pela Câmara de Comércio Internacional (International Chamber of Commerce – ICC). Em 1976, a ICC e a ESOMAR concordaram que seria

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.1 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com