TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Pesquisa De Mercado E De Opinião

Trabalho Universitário: Pesquisa De Mercado E De Opinião. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  19/11/2013  •  534 Palavras (3 Páginas)  •  220 Visualizações

Página 1 de 3

O QUE É PESQUISA DE MERCADO ?

Quando um industrial deseja comprar matérias primas, ele o faz por si próprio ou encarrega um comprador capacitado, de modo a certificar-se de que tanto a qualidade como o preço seja satisfatoriamente aferido antes de consumada a transação.

Ele procura principalmente reunir várias ofertas, decidindo-se por fim pela que apresentar o preço mais baixo em relação à qualidade exigida.

O certo é que, se deseja continuar em atividade, ele não pode proceder sem a devida cautela, a par de um profundo conhecimento do ramo.

PRECONCEITOS

As pessoas que encomendam pesquisas de Mercado geralmente são: industriais, atacadistas e administradores de grandes e pequenas firmas que ofereçam bens e serviços.

Existem, contudo, dirigentes de empresas que ainda alimentam preconceitos contra a aplicação de métodos de pesquisa de mercado para solução de seus próprios problemas.

Esses preconceitos existem, na maioria dos casos, porque tais pessoas não chegaram a compreender que neste emaranhado de termos técnicos e fileiras de números existem informações valiosas e de real utilidade.

O que contribui para estes "preconceitos", parte de um princípio clássico das pesquisas: A MÁ PESQUISA É PIOR QUE NÃO FAZER PESQUISA. Pior porque conduz a uma visão errônea do problema, o que por sua vez poderá levar a decisões capazes de arruinar o negócio.

COMO SURGIU? UM BREVE HISTÓRICO

Até a Segunda Guerra Mundial, a Pesquisa de Mercado era quase exclusivamente pratica nos países anglo-saxãos, conhecendo-se apenas fracas iniciações nos demais países. A pátria da Pesquisa de Mercado é a Inglaterra. Dali ela se estendeu aos Estados Unidos, que se tornaram um terreno particularmente fértil para sua aceitação. Assim reforçada, ela voltou à Inglaterra, onde se tornou imprescindível.

Após a Segunda Guerra Mundial, a pesquisa de mercado estendeu-se a quase todos os países adeptos do sistema de livre iniciativa.

Antes da revolução Industrial, o artesão conhecia pessoalmente seus fregueses, sendo assim capaz de efetuar a melhor de todas as Pesquisas de Mercado. Hoje em dia, porém, é absolutamente impossível ao produtor chegar a conhecer mesmo uma pequena parcela que seja dos consumidores finais do seu produto.

Hoje, não existe praticamente nenhuma atividade econômica onde não possa ser empregada com êxito a Pesquisa de Mercado.

NATUREZA DA PESQUISA DE MERCADO

Quando o homem de negócios compara estatisticamente os altos e baixos do consumo de seus produtos durante um determinado período de tempo, já nos encontramos diante do estado embrionário de pesquisa de mercado. Quando ele começa a calcular porcentagens de suas próprias atividades em relação ao consumo total do país, terá dado o passo decisivo que conduz da mera conjectura à avaliação científica da situação do mercado.

A Pesquisa de Mercado, portanto, é um ramo da ciência social. Serve-se de

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.6 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com