TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Pesquisa De Mercado UNISEB Mod 4.2

Pesquisas Acadêmicas: Pesquisa De Mercado UNISEB Mod 4.2. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  29/11/2013  •  520 Palavras (3 Páginas)  •  303 Visualizações

Página 1 de 3

QUESTÃO Nº 1

A) Em qual tipo de pesquisa que esta técnica representada no esquema se enquadra?

A técnica se enquadra na Pesquisa Qualitativa onde se busca obter resultados mais profundos através da observação com certo número de pessoas, proporcionando assim maior familiaridade com o problema e estabelecendo critérios, métodos e técnicas para a elaboração de uma pesquisa.

B) Qual é a técnica representada abaixo e como funciona? Explique como funciona esta técnica.

A técnica utilizada é a do Grupo de Foco, observa-se que existe na sala um espelho falso e equipamentos de gravação audiovisuais onde ficam os entrevistados, exige-se nessa técnica um tipo sala de observação separada que contarão com profissionais como pedagogos e psicólogos para analisar o comportamento. Nessa técnica o mais importante é a interação que se estabelece entre os participantes e deve ser escolhido um bom facilitador ou moderador para orientar de forma natural a discussão para que ela não se torne uma simples entrevista em grupo, esses grupos podem ser formados de 6 a 12 participantes onde sebusca respostas para assuntos específicos levando em consideração atitudes, idéias e percepções para gerar hipóteses.

C) Dê um exemplo prático de uma situação que poderia ser aplicada esta técnica para o alcance do objetivo da pesquisa.

Uma empresa que trabalha com produtos de limpeza que precisa saber como está à imagem dela no mercado perante a concorrência, será escolhido um público alvo e se faz uma série de perguntas abertas.

QUESTÃO Nº2

A) Definição do problema.

Devido à queda na audiência para as emissoras concorrentes a rede Globo investiu na mudança de toda sua programação.

A rede Bandeirantes está com uma boa parte de sua programação voltada para os esportes e com isso fez com que muitos telespectadores do sexo masculino passassem a preferir o canal, o SBT está investindo na programação infantil como novelas voltadas para esse público, pois se sabe que a preferência pode ser definida desde criança e assim quando se tornarem adultos continuarão a preferir o canal, já a rede Record preferiu focar nos reality shows esperando atrair o público jovem.

A rede Globo espera que com essa mudança da programação possa atrair novamente os telespectadores.

B) Definição de objetivos (primários e secundários).

Primário: constatar a reação das pessoas em relação à alteração de toda programação da Rede Globo por meio da pesquisa com o público alvo.

Secundário: Por meio da pesquisa foi constatado que boa parte dos telespectadores preferem assistir a noticiários, novelas e esporte, com o levantamento dos dados feito pela pesquisa notou-se que os telespectadores viram a mudança da programação como ponto positivo.

A pesquisa foi feita com homens e mulheres de 20 a 50 anos.

C) Hipóteses.

Os telespectadores

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com