TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Pesquisa E Questão Ética.

Exames: Pesquisa E Questão Ética.. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  15/11/2013  •  593 Palavras (3 Páginas)  •  216 Visualizações

Página 1 de 3

1. ÉTICA E PESQUISA NA ATUALIDADE

Atualmente as pesquisas realizadas com seres humanos, necessitam de uma avaliação do projeto diante do Comitê de Ética em Pesquisa. O projeto deve contém o Termo de Consentimento Livre, o qual o representante legal ou participante legal deverá assinar.

O pesquisador só poderá realizar a pesquisa mediante aprovação do referido documento.

A pessoa que for colaborar com a pesquisa deve assinar o Termo de Consentimento Livre, a mesma deve verificar o conteúdo da pesquisa, os direitos que lhe cabem diante da pesquisa, quais procedimentos serão utilizados entre outros aspectos.

O participante deve ter sempre uma postura ética, auxiliando na busca de conhecimento e desenvolvimento do assunto tratado, colaborando com o progresso científico.

2. SEGURANÇA E PRIVACIDADE

Com o avanço da tecnologia estamos mais expostos em relação a segurança e privacidade das pesquisas realizadas, pois diversas organizações utilizam os recursos do computador para desenvolver seus trabalhos.

A segurança e privacidade fazem parte dos atributos referente a pesquisa e a informação prestada, pois estes termos estão ligados as normas e valores presentes na realidade social.

A segurança associa-se ao direito de não alterar nem um dado da pesquisa, e a privacidade refere-se ao acesso a pesquisa, que pode ser utilizado por um e sigiloso para outros.

3. COMITÊ DE ÉTICA

É um órgão responsável pela avaliação e acompanhamento dos aspectos éticos de todas as pesquisas envolvendo seres humanos, vinculado ao Conselho Nacional de Saúde.

Tem como missão assegurar os direitos e a dignidade dos sujeitos da pesquisa, contribuindo para a qualidade das pesquisas e para os assuntos referentes ao papel da pesquisa no desenvolvimento social da comunidade. Auxiliando na valorização do pesquisador,da pesquisa e ciência.

4. Resolução n.° 196

Rege as diretrizes e normas regulamentadoras de pesquisas envolvendo seres humanos.

Está resolução, incorpora a ótica do individuo e da coletividade, através dos quatros referenciais básicos da bioética: autonomia,não maleficência, beneficência e justiça, visando assegurar os direitos e deveres referente á área cientifica, o pesquisador, o participante e o Estado.

Faz-se necessário, que as áreas temáticas de investigação e de modalidade de pesquisa,deve respeitar os princípios procedente do texto que compõe a resolução, cumprindo as demandas específicas da pesquisa.

5. Resolução n.° 240

Define o termo “usuários” para participarem do Comitê de Ética em Pesquisa.

Orientando o pesquisador em relação aos sujeitos, que podem participar da pesquisa a se realizada.

6. Resolução n.° 251

Refere-se a aprovação das normas de pesquisas, que envolve seres humanos, no que especifica a área de vacinas, medicamentos, testes diagnósticos e novos fármacos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.2 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com