TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Pesquisa Economia

Ensaios: Pesquisa Economia. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  20/5/2014  •  1.007 Palavras (5 Páginas)  •  322 Visualizações

Página 1 de 5

Atividade de Pesquisa

1 – Pesquise e cite dois exemplos de empresas que caracterizem cada um dos modelos apresentados e aponte suas principais características.

Características Concorrência Perfeita Monopólio Oligopólio Concorrência monopolística

Quanto ao número de empresas

18 fábricas em 15 países diferentes.

25 países. 45 mil pontos de vendas no Brasil. Está presente em 120 países.

Quanto ao produto Heterogêneo, pois trabalho com segmento de cosméticos (perfumes, cremes) e Moda e Casa (roupas, utensílios domésticos).

Petróleo

Refrigerante Diferenciado, por diferenciados tipos de talheres e panelas.

Quanto ao controle das empresas sobre os preços

Vai de acordo com o público alvo. O próprio departamento entre si decidem o valor do produto Empresários maranhenses vendem o produto de acordo com o estabelecimento e a cidade.

Uma fixação de preços não muito ampla.

Quanto à concorrência extrapreço Não é possível manter uma concorrência perfeita devida ao baixo custo de produção do produto.

A empresa sempre ressalta a sua imagem Eles concorrem entre si por meios de preço e promoções. Os empresários utilizam do marketing para atrair o consumidor.

Quanto às condições de ingresso na indústria Todos podem adquirir ações da empresa, e todas as informações sobre lucros e preços são conhecidos por todos os participantes do mercado. Existe um único empresário dominando a oferta impedindo a entrada de novas firmas.

Produto comercializado só no Maranhão. Não há limites para ingressar no mercado. E induzir a entrada de novas indústrias.

2 – O que é uma patente e qual a sua importância para a empresa?

Uma patente na sua formulação clássica é uma concessão pública, conferida pelo Estado, que garante ao seu titular a exclusividade ao explorar comercialmente a sua criação. Em contrapartida, é disponibilizado acesso ao público sobre o conhecimento dos pontos essenciais e as reivindicações que caracterizam a novidade no invento.

Os direitos exclusivos garantidos pela patente referem-se ao direito de prevenção de outros fabricarem, usarem, venderem, oferecer ou importar a dita invenção.

Dize-se também patente (mas, no Brasil, como maior precisão, carta-patente) o documento legal que representa o conjunto de direitos exclusivos concedidos pelo Estado e ao inventor.

A patente insere-se nos denominados Direitos de Propriedades Industriais, cujos nomativos legais são em Portugal o Código de Propriedade Industrial e no Brasil, a Lei da Propriedade Industrial.

Para obter uma patente, tem que demonstrar perante o Estado (no Brasil e em Portugal, a um Instituto Nacional da Propriedade Industrial – INPI) que a tecnologia para a qual se pretende a exclusividade é uma solução técnica para um problema técnico determinado, ou seja, é um invento de invenção.

A definição de invento ou invenção é vaga justamente para poder abancar uma variedade de objetos. Uma invenção para ser patenteada, tem que apresentar, obrigatoriamente, os três requisitos de patenteabilidade: novidade, atividade inventiva e aplicação industrial.

A importância da patente para a empresa: Pedir o depósito da patente junto ao Instituto Nacional de Propriedade Industrial não garante que o produto já esteja imune a cópias. O processo de analise pode durar ate cinco anos. “Um empresário só tem a patente na mão quando o pedido de registro é concedido. Seu requerimento esta em trâmite e alguém comercializa o produto, o empreendedor não pode fazer nada imediatamente. Mas quando a patente sair poderá reaver seu direito e for indenizado pelos anos em que terceiros usaram indevidamente o produto.”

A patente faz com que o fabricante seja respeitado e diminui a concorrência, que passa

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.6 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com