TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Pesquisa Mercadológica

Trabalho Universitário: Pesquisa Mercadológica. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  26/3/2014  •  612 Palavras (3 Páginas)  •  396 Visualizações

Página 1 de 3

Introdução

A conscientização, sensibilização e responsabilidade social têm como objetivo investir em práticas que desenvolvam a sociedade como um todo, empresa, comunidade, fornecedores, clientes, governo e meio ambiente. Tal prática vem ganhando uma importância muito grande nos principais centros da economia mundial. Pensando no descarte correto do óleo utilizado em restaurante, bares, lanchonetes e residências, a ECOVIDA desenvolve práticas de sustentabilidade que tem como objetivo realizar a destinação final ao óleo vegetal. Assim promovendo a consciência de todos os envolvidos, de forma colaborar para que se tenha uma disposição ecologicamente correta.

Considerando que o óleo é relevante na preparação de algumas refeições, torna-se indispensável discutirmos onde colocá-lo após o uso. O descarte inadequado do óleo de cozinha pode causar sérios problemas, inclusive impactos ambientais. Caso seja despejado em locais com rede de coleta de esgotos, parte deste resíduo aglutina-se às paredes absorvendo outras substâncias. Esse complexo reduz o diâmetro das tubulações, prejudica o transporte do esgoto, faz surgir os vazamentos, diminuindo a vida útil e provocando o entupimento da rede coletora.

O subterfúgio do óleo no lixo, onde este será enterrado junto aos demais resíduos sólidos pode infectar o solo e/ou lençol freático. Outro problema grave é o contato do óleo com os recursos hídricos, pois além de provocar a impermeabilização dos leitos, ele perpassa por reações químicas resultando na emissão de metano e/ou CO2. À vista disso, podemos mensurar que cada litro de óleo polui aproximadamente um milhão de litros de água.

Portanto Visando o controle desses, entre outros desastres ambientais, foi criada a ECOVIDA Sustentabilidade Prática, que tem por objetivo realizar a destinação final para o óleo vegetal usado, através de programa de coleta e reciclagem. Este resíduo poderá ser reutilizado e transformado em ração animal, biodiesel, detergentes, e outros derivados. A organização também deseja promover a consciência ambiental de todos os stakeholders, de forma que possam colaborar, efetuando a doação do óleo de cozinha usado, a fim de que este tenha uma disposição ecologicamente correta.

Delimitação do tema

Promover conscientização, sensibilização e responsabilidade social. Diante de um mercado escasso, surgiu à oportunidade de abertura da ECOVIDA Sustentabilidade prática. Com o intuito de reciclar produtos já utilizados, preservando o meio ambiente, buscando excelência no recolhimento e destinação de resíduos de fritura, visando não apenas resultados para a empresa, mas também para toda a sociedade e gerações futuras.

O planejamento baseia-se na inserção de um sistema para coleta e reciclagem do óleo, com a proposta de oferecer uma rede de pontos destinados à arrecadação voluntária deste resíduo para a sociedade em geral, ao qual denominamos como LEV’S .

Justificativa

As pressões externas relacionadas à proteção do meio ambiente e a busca pelo desenvolvimento sustentável vêm gerando a necessidade de mudanças na gestão das organizações. Paralelamente, a questão ambiental tem-se tornado um tema de grande importância e refletindo seu impacto

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.3 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com