TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Pesquisa Operaciona

Trabalho Escolar: Pesquisa Operaciona. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  10/9/2014  •  2.024 Palavras (9 Páginas)  •  498 Visualizações

Página 1 de 9

O que é PESQUISA OPERACIONAL – PO?

Pesquisa Operacional é a aplicação de métodos científicos a problemas complexos para auxiliar no processo de tomadas de decisão, tais como projetar, planejar e operar sistemas em situações que requerem alocações eficientes de recursos escassos. E um ramo interdisciplinar da física aplicada que faz uso de modelos físicos, estatísticos e de algoritmos. É usada sobretudo para analisar sistemas complexos do mundo real, tipicamente com o objetivo de melhorar ou otimizar a performance.

A PO como ciência aplica-se a pessoas (organização e gerência, relações de trabalho, economia, decisões individuais, pesquisa do mercado, etc.) a pessoas e máquinas (eficiência e produtividade, organização de fluxos em fábricas, métodos de controle de qualidade, organização de mudanças tecnológicas, etc.) e ao movimento (transporte, estoque, distribuição, manipulação, comunicação, localização, etc.).

No mundo em que hoje vivemos a sobrevivência de uma organização impõe o planejamento. Para auxiliar os planejadores a PO utiliza informações provenientes de todos os elementos do sistema de ação, inclusive informações da própria organização e as relativas ao meio ambiente e a concorrência.

É por isto que as características da PO são: pesquisa sobre as operações de toda a organização, a otimização das operações, aplicação dos mais recentes métodos e técnicas científicas, desenvolvimento e utilização dos modelos analíticos, projeto e utilização de operações experimentais, e, emprego de equipes mistas de pesquisa.

A “HISTORIA”

A pesquisa operacional nasceu no teatro de operações durante a II Guerra Mundial, quando os aliados se viram confrontados com problemas (de natureza logística e de táctica e estratégia militar) de grande dimensão e complexidade. Foram criados grupos multidisciplinares de cientistas em que se incluíam matemáticos, físicos e engenheiros, a par de outros oriundos das ciências sociais para apoiar os comandos operacionais na resolução desses problemas. Aplicaram o método científico aos problemas que lhes foram sendo colocados e criaram modelos matemáticos, apoiados em dados e factos, que lhes permitissem perceber os problemas em estudo e ensaiar e avaliar o resultado hipotético de estratégias ou decisões alternativas.

Com o fim do conflito e sucesso obtido, os grupos de cientistas transferiram a nova metodologia na abordagem de problemas para as empresas, confrontadas com problemas de grande complexidade derivados do crescimento económico que se seguiu. Com a evolução observada na informática criaram-se condições de concretização algorítmica e velocidade de processamento adaptados à imaginação dos profissionais da investigação operacional, e a microinformática permitiu relacionar diretamente os sistemas de informação com as decisões.

Por ser uma ferramenta matemática aplicada, a P.O. nos dá condições para:

• Solucionar problemas reais;

• Tomar decisões embasadas em fatos, dados e correlações quantitativas;

• Conceber, planejar, analisar, implementar, operar e controlar sistemas por meio da tecnologia bem como de métodos de outras áreas do conhecimento;

• Minimizar custos e maximizar o lucro;

• Encontrar a melhor solução para um problema, ou seja, a solução ótima.

Atualmente, sua principal utilização é como ferramenta nos processos de tomada de decisão no ambiente empresarial e nos negócios, tanto no setor privado como no setor público. A P.O. pode ser utilizada para resolver os seguintes problemas no ambiente organizacional:

• Otimização de recursos;

• Roteirização;

• Localização;

• Carteiras de investimento;

• Alocação de pessoas;

• Previsão de planejamento;

• Alocação de verbas de mídia;

• Determinação de mix de produtos;

• Escalonamento e planejamento da produção;

• Planejamento financeiro;

• Análise de projetos e etc.

Para que tomar decisões?

Tomar decisões é uma condição da vida humana. Viver é escolher entre apostas viáveis. Não há como não tomar decisões. Entretanto, foco é o ambiente empresarial. Como em qualquer outra situação, há muitas variáveis que caracterizam as situações-problema. Mas o que são problemas? Os problemas existem quando o estado atual de uma situação é diferente do estado desejado. Em outras palavras, problemas são situações que a empresa precisa resolver para atingir seus objetivos. Diante dos problemas organizacionais, encontramos fatores que interferem na tomada de decisão:

A P.O. é uma ferramenta extremamente qualificável para o trabalho de gestão, seja nos níveis gerencial, operacional ou estratégico, uma vez que fornece condições para melhor comunicação entre decisões e setores de uma organização.

A MODELAGEM

Quando nos vemos em situações nas quais uma decisão precisa ser tomada entre um leque de opções possíveis e conflitantes, duas alternativas se apresentam: usar a intuição gerencial ou utilizar o processo de modelagem a fim de realizar simulações alterando as variáveis do problema para encontrar a solução ótima.

Até bem pouco tempo, a primeira opção era a mais utilizada. Com maior conhecimento dos dados informações sobre os problemas e a expansão da capacidade de processamento dos computadores, a segunda opção vem sendo mais utilizada. Neste contexto, duas considerações são importantes.

• A quantidade de informações disponíveis cresce de maneira exponencial. A quantidade de dados é tão grande que é impossível formular modelos que considerem todos os dados. Logo, para realizar a modelagem, é necessário separar as informações relevantes das irrelevantes. Daí a necessidade de se criar um modelo.

• A intuição não pode ser deixada de lado no processo de tomada de decisão. Portanto, a base de dados da intuição não pode ser desperdiçada.

• As duas opções devem ser utilizadas conjuntamente para aperfeiçoar os processos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.7 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com