TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Pesquisa e pratique o Magistério

Trabalho acadêmico: Pesquisa e pratique o Magistério. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  21/8/2014  •  Trabalho acadêmico  •  2.966 Palavras (12 Páginas)  •  280 Visualizações

Página 1 de 12

CENTRO UNIVERSITÁRIO INTERNACIONAL UNINTER

FERNANDA TAIS APOLO, 728963

FABIANA LARIERI APOLO, 728927

RELATÓRIO DE PESQUISA E PRÁTICA

PROFISSIONAL – MAGISTÉRIO NÍVEL MÉDIO

Relatório de Pesquisa e

Prática Profissional –

Magistério Nível Médio

apresentado à UTA –

Didática,

no curso de

Pedagogia

Tutor Local: Caroline

Centro Associado: Curitiba

SAPIRANGA

2013

SUMÁRIO

1. INTRODUÇÃO.

2. DESENVOLVIMENTO.

2.1. CONCEITO DE EDUCAÇÃO, ENSINO E PESQUISA.

2.2. A PESQUISA ENQUANTO PRINCIPIO EDUCATIVO.

2.3. HISTÓRIA.

2.4. INOVAÇÃO DA PRÁTICA PEDAGÓGICA.

2.5. IMPORTANCIA E OBJETIVOS DA FORMAÇÃO CONTINUADA

3. RELATÓRIO DE PESQUISA (ESTÁGIO).

4. CONSIDERAÇÕES FINAIS.

5. REFERÊNCIAS

INTRODUÇÃO

O tema abordado nesse trabalho sobre o Magistério – Nível médio pesquisa e prática fala sobre inúmeros aspectos relacionados ao trabalho com a segunda etapa da formação básica, o Ensino Médio. A pesquisa instiga a curiosidade, o desejo de busca e de superação. Os objetivos desta produção foram conhecer o conteúdo das disciplinas, a relação do professor aluno, recursos, metodologias e técnicas de ensino, comportamento e características dos alunos, aspectos gerais e de organização do Curso, entre outros que possam se manifestar como elementos pertinentes à organização do ensino no Curso de Formação de Professores em Nível Médio.

Para nosso processo de formação é de grande importância esta PA, pois oferece a possibilidade da construção do conhecimento a respeito dos temas citados. Consideramos que esses temas articulados em seus objetivos e integrados na mesma metodologia e conteúdos pedagógicos possam contribuir e muito para o processo de ensino aprendizagem.

A metodologia utilizada para a realização desta PA baseou-se na leitura de livros de diversos autores, pesquisas em sites da Internet, visita que realizamos a uma instituição formal de ensino, onde coletamosi vários dados sobre a prática docente no ensino médio e também leitura dos livros que compõe as quatro disciplinas desta UTA.

2. DESENVOLVIMENTO

2.1 CONCEITO DE EDUCAÇÃO, ENSINO E PESQUISA

Entendamos o conceito de educação, segundo o dicionário Aurélio, educação é o “processo de desenvolvimento da capacidade física, intelectual e moral da criança e do ser humano em geral, visando à sua melhor integração individual e social”. Em um sentido mais amplo, pode-se entender que educação é um processo de atuação de uma comunidade sobre o desenvolvimento do indivíduo a fim de que ele possa atuar em uma sociedade pronta para a busca da aceitação dos objetivos coletivos.

Para tal educação, devemos considerar o homem no plano físico e intelectual consciente das possibilidades e limitações, capaz de compreender e refletir sobre a realidade do mundo que o cerca, devendo considerar seu papel de transformação social como uma sociedade que supere nos dias atuais a economia e a política, buscando solidariedade entre as pessoas, respeitando as diferenças individuais de cada um.

“Educação é um processo contínuo que orienta e conduz o indivíduo a novas descobertas a fim de tomar suas próprias decisões, dentro de suas capacidades”.

Já o conceito de Ensino, é a ação e o efeito de ensinar (instruir, doutrinar e amestrar com regras ou preceitos). Trata-se do sistema e do método de instruir, constituído pelo conjunto de conhecimentos, princípios e ideias que se ensinam a alguém.O ensino implica a interação de três elementos: o professor ou docente; o aluno, estudante ou discente; e o objeto de conhecimento.

O ensino e a pesquisa, são duas dimensões bastante complexas na vida profissional do professor, em qualquer área, pois não se nasce professor e nem mesmo pesquisador.

Para ser professor, visto como profissional que necessariamente precisa desenvolver determinadas competências, é indispensável que ocorra uma formação específica e que lhe forneça subsídios teórico-prático para desempenhar a sua função como competência técnica e política. Não é suficiente que o professor tenha um grande domínio de seu conteúdo específico, é necessário que esse conteúdo esteja relacionado com o momento vivido pelos homens, que conheça bem a sociedade contemporânea, que detecte e mostre porque os homens estão produzindo, hoje, esse modo de vida competitivo, com ênfase na eficiência, em competências múltiplas.

2.2 A PESQUISA ENQUANTO PRINCIPIO EDUCATIVO

De acordo com DEMO (1994,p.33) “na condição de principio científico, pesquisa apresenta-se como a instrumentação teórico-metodológica para construir conhecimento”. O autor apresenta a pesquisa com uma atividade a ser utilizada no dia a dia, o que entende-se que as ações e atitudes , nos levam a indagações sistemáticas críticas e criativas, em conjunto com as intervenções na realidade, ou até mesmo, ao diálogo critico do contexto em que o sujeito está inserido.

Quando a pesquisa está vinculada à prática docente, ela apresenta uma perspectiva de princípio educativo e formativo, visando assim, à promoção do ensino pela pesquisa. A ideia da

...

Baixar como (para membros premium)  txt (20 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com