TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Pesquisa topográfica

Resenha: Pesquisa topográfica. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  18/9/2014  •  Resenha  •  264 Palavras (2 Páginas)  •  142 Visualizações

Página 1 de 2

Levantamento topográfico : Conjunto de operações de campo e de escritório, usando-se métodos e instrumentos adequados para obtenção de todos os elementos necessários à representação geométrica de certa extensão do terreno, denominada de superfície terrestre.

Tradicionalmente o levantamento topográfico pode ser divido em duas partes: o levantamento planimétrico, onde se procura determinar a posição planimétrica dos pontos (coordenadas X e Y) e o levantamento altimétrico, onde o objetivo é determinar a cota ou altitude de um ponto (coordenada Z).

Logo podemos definir topografia como sendo a ciência que estuda a representação detalhada de um trecho da terra, sem levar em conta a curvatura resultante da esfericidade terrestre.

A taqueometria consiste em determinar, indiretamente, as distancias horizontais e inclinadas entre dois pontos.

O nível é o aparelho destinado ao levantamento altimétrico, através do qual pode-se traçar as curvas de nível de uma determinada área. O teodolito pode substituir o nível na falta deste.

FotogrametriaTem por objetivo realizar medições sobre fotografias para a elaboração de mapas topográfico-geodésicos planialtimétricos.

Azimute é ângulo formado entre um polo magnético e um ponto de visada.

Teodolito: Aparelho topográfico que se destina fundamentalmente a medir ângulos horizontais e verticais, porém pode também obter distância horizontais e verticais por taqueometria.

Planimetria: O levantamento planimétrico tem por objetivo determinar a posição planimétrica dos pontos de uma poligonal, ou seja, as coordenadas x e y deste ponto, sem levar em consideração a diferença de nível entre os pontos.

Altimetria: O levantamento altimétrico, tem por objetivo determinar a cota ou altitude de um ponto (coordenada Z). A realização simultânea dos levantamentos planimétricos e altimétricos dá origem ao chamado levantamento planialtimétrico.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com