TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Pesquisa topográfica

Projeto de pesquisa: Pesquisa topográfica. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  19/11/2014  •  Projeto de pesquisa  •  1.109 Palavras (5 Páginas)  •  205 Visualizações

Página 1 de 5

1. INTRODUÇÃO

Com base do conhecimento adquirido nas aulas de Topografia, tanto em sala de aula como em campo, apresentamos neste trabalho um levantamento detalhado de como é o processo e como deve ser realizado um levantamento para definição de um ponto, com sua localização no território político e como consequência seu azimute. Determinamos a distância do ponto origem através do próprio instrumento, para isso foi utilizado o método de irradiação por coordenadas polares e foi calculado as coordenadas topográficas cartesianas dos pontos levantados e encontrado as medições dos ângulos e distancias horizontais eletrônicas.

O levantamento topográfico se torna uma peça importante para o estudo da topografia, que pode ser representado planimétrica ou altimétrica.

Nesse caso realizamos um levantamento apenas platimétrico, que usa apenas as coordenadas no plano sem que se preocupe com as altitudes e a partir desses pontos que formam um poligonal e com uso do teodolito, foram feitas as medições.

O estudo eo levantamento de campo foi realizado no dia 06 de Setembro de 2014, no Campus UNISUL, Pedra Branca, bloco L.

1.1 Objetivo Principal

Demostras o conhecimento adquirido sobre topografia, com foco em levantamento de pontos detalhados e planimetria de uma área, proposta pelo professor, e de baixo nível de dificuldade com uso do método de irradiação por coordenadas polares e com o uso de irradiação na segunda dimensão.

1.2 Local de Execução

O estudo de campo foi realizado no estacionamento do bloco L, da UNISUL – Pedra Branca, Situado na Av. da Pedra Branca, nº 25, bloco L na cidade de Palhoça no estado de Santa Catarina, A aula de campo foi iniciada às 10h30 e finalizadas 12h00.

Croqui de Localização

Fonte: Dos Autores

1.3 Material Utilizado

Para o estudo de campo e medições foram utilizados os seguintes materiais:

• Planilha de Levantamento Planialtimetrico por Taqueometria eletrônica

• Estação Topográfica (Teodolito)

• Bastão com Prisma de Medição

• Tripé de alumínio

2. DESENVOLVIMENTO

2.1 Estacionamentos do equipamento

Arbitramos um vértice ou ponto inicial, com base nos outros pontos que iriamos medir, em seguida colocou-se a tripé sobre esse ponto indicado, acoplou a estação total, centralizando e nivelando a mesma, conforme deve ser feito sempre que foi realizar um levantamento topográfico, logo após esse processo o professor indicou o norte convencional e foi zerado o limbo nessa mesma direção indicada.

2.2 Localizações do Pontos

Após o processo demostrado no item anterior, foi foram indicados os pontos a serem levantados em campo, conforme sua localização no croqui abaixo:

Croqui de localização dos pontos

Fonte: Dos Autores

2.3 Levantamentos Topográfico Planimétrico

A função básica do levantamento topográfico é a obtenção de informações que possam descrever geometricamente determinada região da superfície terrestre. As informações obtidas no campo deverão ser capazes de possibilitar a fiel representação da área levantada, mostrando a disposição espacial dos seus elementos constituintes da planta topográfica.

O método de irradiação é o procedimento mais utilizado para amarrar pontos de detalhes a um sistema de referência por meio da medição de uma direção (azimutes) e uma distância (irradiação).

2.4 Medidas

Assim após o processo de estacionamento do equipamento, com a ajuda de dois alunos para facilitar a comunicação o bastão do prisma foi levado até o primeiro ponto a ser levantada e posicionado mantendo a vertical e desconsiderando altitude. Então um aluno com auxílio do professor se encarregou de operar a o teodolito em direção ao prisma na precisão exata para a medição, obtendo então o calor do ângulo horizontal limbo que nada mais é que a azimute do mesmo, finalizado isso foi notado também a distância do ponto medido até o ponto inicial.

Esse processo então foi aplicado para todos s outros pontos, que no total somam doze, com a ajuda de um aluno por vez e sempre na monitoria por parte do professor. Na Tabela 1 a seguir estão os valores encontrados e os resultados obtidos, que foram cálculos através das formulas Δx = Dh . Sen Az. e Δy = Dh . Cos Az.

Pontos Levantados Az. Com. Distancia h Coordenadas Relativas Coordenadas Absolutas

Δ X Δ Y XP YP

1 0º00'00" 37,705 m 0,00 m 37,70 m 100 m 137,70 m

2 356º02'35" 32,340m -2,23 m 32,26 m 97,77 m 132,26 m

3 346º34'05" 32,550m -7,56 m 31,66 m 92,44 m 131,66 m

4 343º27'00" 32,820m -9,35 m 31,48 m 90,65 m 131,48 m

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.8 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com