TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Ph E Tampão

Ensaios: Ph E Tampão. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  5/9/2014  •  387 Palavras (2 Páginas)  •  205 Visualizações

Página 1 de 2

INTRODUÇÃO

Durante dois dias de aulas praticas (21/08 e 28/08), realizamos atividades e experiências para demostrar o efeito de pH e tampões no organismo humano e em matérias orgânicos. Foi explicado pela professora Isabel Cristina Rezende Lopes, os conceitos e funções desses mecanismos do corpo.

Entende-se por pH (potencial Hidrogeniônico), uma escala que mede o grau de acidez e alcalinidade de uma substância. Suas escalas vão de 1 à 14. As variações de 1 à 6 podem ser considerados ácidos, o pH 7 é considerado neutro e, por fim, as variações entre 8 e 14 são considerados básicos ou alcalinos. Misturado 1 ml de uma solução tampão de variados valores de pH a 9 ml de H2Odd e a 5 gotas da solução indicadora de pH, obtemos uma escala de cores conforme a acidez ou basicidade da substancia. As cores variam do vermelho (quando muito ácido) ao azul escuro (quando muito básicos).

Os indicadores são substâncias que variam a cor de acordo com o H+ e OH-livres em uma solução, por isso, são utilizados como indicadores de pH. O Indicador universal é uma mistura de vários indicadores, possuindo o mesmo objetivo: identificar o valor do pH de uma substancia. Um exemplo de medidor de pH utilizado pela professora foi a fita, essa sendo facilmente encontrada no mercado, assim que emergida em uma substancia muda de cor, apresentando as cores indicadas na tabela que se encontra na própria caixa das fitas.

Possuímos nos nosso organismo três opções de controle de pH. O tamponamento renal, que simplesmente é a forma do organismo eliminar o excesso de acido ou de base que ingerimos na forma de urina. A ventilação ocorre em dois extremos: a hiperventilação e a dificuldade de eliminação do gás carbônico do sistema. Quando ocorre a hiperventilação, eliminamos muito gás carbônico, dessa forma, o pH do nosso organismo se torna mais alcalino podendo levar a pessoa ao desmaio. E de forma inversa, quando a pessoa possui dificuldade na eliminação do CO2, seu organismo se torna mais ácido, podendo levar a pessoa ao coma se não controlado rapidamente. Por fim, os tampões em geral, que dificultam a grande variação de pH do organismo.

Uma formula utilizada para medir o pH exato de qualquer substancia é: pH=pKa + log BASE/ÁCIDO. Temos como exemplos os pHs do sangue (6,1), coca-cola (2,5), saliva humana (6,5 à 7,5).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com