TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Pierry Bourdieu

Ensaios: Pierry Bourdieu. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  11/3/2015  •  409 Palavras (2 Páginas)  •  184 Visualizações

Página 1 de 2

Análise sociológica sobre o sistema educacional brasileiro

Fundamentação teórica: análise de Pierre Bourdieu

Para Pierre Boudieu, o sistema escolar exerce diferença de valores, por exemplo, a forma como alguns se comunicam, sem correção gramatical, com sotaque, enquanto outros falam de maneira correta. No ambiente escolar existem diferenças culturais e julgamentos, se você fala corretamente sua posição social será maior do que aquele que fala com sotaque. Então dentro da sala de aula essa transferência passa de uma geração para outra, passa a ser a continuidade da família.

Para se encontrar na sociedade muitos necessitam recomeçar, desprender-se de sua cultura, e aprender uma nova forma de falar, pensar para poder ocupar seu espaço. Desta forma alcançar os objetivos pelos filhos das classes que dominam torna-se fácil.

Contextualização sobre o sistema educacional brasileiro e suas desigualdades

As desigualdades no sistema educacional brasileiros são notórias. Enquanto na zona urbana a criança tem maiores oportunidade de ingressar no ensino superior por ter começado no período correto que vem a ser a Educação Infantil, no campo a situação é muito diferente a desigualdades no sistema educacional brasileiro é clara, porque há ausência de políticas específicas para que aconteça o desenvolvimento educacional nessa região.

No texto: a aula do futuro, podemos observar com clareza a estrondosa desigualdade no sistema educacional brasileiro. Onde alunos da região do Morumbi recebem aulas do professor em lousa de 18 mil reais. A realidade é notória e está longe de chegar ao ensino público esses avanços encontrados em algumas escolas bem desenvolvidas como a do Morumbi, enquanto para a realidade da maior parte dos brasileiros é outra, estudam em escolas publicas, e muitas vezes observaram um computador só pela televisão, são reféns das ações governamentais.

Considerações finais

Nesse contexto fica claro que cada vez mais se busca novas tecnologias para equipar o ambiente escolar o que é relevante, porem é necessário, olhar para todas as regiões do país para que todos possam receber aprendizado igualmente. Governos estaduais e municipais tentam organizar orçamentos para equipar as escolas municipais, mas cortes em orçamentos adiam esse recurso e a meta nunca é atingida.

O sistema educativo deve se unir para juntos dá importância por igual a todos os educandos sem observar e comparar de quem é filho, ou de qual região veio.

Referências Bibiográficas

Fernandes, Elizângela. Desigualdade em campo. Revista Educação 30 de março 2013.

Fruet, Henrique. A aula do futuro. Revista Isto é, Nº Edição 1613, 23 de Agosto.

Ipea- Apesar dos avanços ha muita desigualdade na educação.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com