TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

А sociologia da prática de Bourdieu

Artigo: А sociologia da prática de Bourdieu. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  12/5/2013  •  Artigo  •  692 Palavras (3 Páginas)  •  506 Visualizações

Página 1 de 3

No texto, vemos que a sociologia da prática de Bourdieu define que a reprodução da ordem social se explica pelas múltiplas estratégias de reprodução que os diferentes agentes sociais colocam em ação para manter ou melhorar a sua posição social. Seguindo essa lógica, vemos que a escola é vista como um excelente domínio da produção social.

Durante os estudos de Bourdieu que surgiu o conceito de campo, surgiu como uma “estenografia conceitual” que conduziria todas as opções práticas de pesquisa do sociólogo, sobremaneira a sua “recusa a alternativa da interpretação interna e a da explicação externa”, perante as quais, entendia o sociólogo, estavam colocados todos os estudos dos produtos culturais. Podemos ver que durante seu percurso intelectual, Bourdieu buscava não apenas o conceito de campo, mas também avançaria na elaboração da “teoria geral da economia dos campos”.

Para Pierre, a base social de uma sociedade, está fundada numa divisão social do trabalho. Com isso, ele afirma que o traço distintivo da economia arcaica seria o estado de indiferenciação entre o trabalho produtivo e o trabalho improdutivo, entre o trabalho rentável e o não rentável.

Bourdieu define o campo de espaço estruturado de posições onde as propriedades dependem da sua posição dentro destes espaços que podem ser analisados independentemente das características de seus ocupantes.

Assim, ele atribui a denominação de campo aos diferentes domínios específicos da realidade social que, relativamente autônomos, compõem uma determinada sociedade.

Então, podemos afirmar que todo e qualquer campo envolve luta e força, pois de acordo Bourdieu, os agentes que compõem um campo lutam para adquirir e manter o poder de impor uma visão.

Vemos que quanto maior o grau de autonomia de um campo em relação aos demais domínios sociais específicos, mas o capital produzido e reproduzido nele será adquirido, pelo agente, com base somente no conhecimento. Bourdieu define o capital como uma “relação social, isto é, uma energia social que não existe e não produz seus efeitos a não ser dentro do campo onde ele se produz e reproduz”.

O conceito de habitus surgiu no percurso de pesquisa de Bourdieu de “maneira estenográfica”, porém anterior a formulação teórica do campo. O termo habitus contava com longa tradição, bem antes de Bourdieu ultiliza-lo. A razão de Bourdieu utilizar a palavra habitus e não o termo hábito se justifica pelo fato de habitus permitir enunciar algo que se aparenta aquilo que evoca a noção de hábito. Habitus é aquilo que se adquiriu.

O habitus não é somente individual, é também coletivo. Ele pode funcionar, segundo Bourdieu, permitindo ao grupo e/ou classe “preservar em seu ser”.

Entre habitus e campo existe uma relação de condicionamento: o campo estrutura o habitus. O campo exerce sobre os agentes que o integra, uma ação pedagógica, cujo efeito é fazer com que eles adquiram formas de perceber, avaliar e de agir do mundo (habitus). A relação entre campo e habitus também é uma relação de conhecimento, de construção cognitiva, uma vez que o habitus contribui para construir o campo como mundo significante.

A prática, segundo Bourdieu, não decorre mais somente das intenções subjetivas do agente, já que elas não resultam diretamente dos constrangimentos objetivos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com