TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Pilha De Limao

Exames: Pilha De Limao. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  28/10/2013  •  585 Palavras (3 Páginas)  •  924 Visualizações

Página 1 de 3

Ao introduzir no limão duas placas de metal constituídas de materiais diferentes, terá início uma reação que fará com que os elétrons fluam de modo ordenado em uma determinada direção, que vai de uma placa metálica para outra. Esse fluxo ordenado de elétrons é denominado de corrente elétrica. A energia elétrica gerada pelos limões não é muito grande, mas o necessário para que se possa acender um led, aquela luz dos mostradores de relógio ou até aquela luz que indica o funcionamento de aparelhos elétricos.

O primeiro passo para a realização deste experimento é amassar os limões, de forma que os gomos sejam rompidos e assim liberem o suco. Feito isso o próximo passo é trabalhar com as conexões, fios de cobre e clipes, que possibilitarão a passagem de corrente elétrica. Para fazer essas conexões corte o fio de cobre em pedaços menores, desencape as extremidades e lixe-as. Com os clipes, placas de zinco ou pregos em mãos, enrole as partes desencapadas dos fios neles, a parte desencapada do fio de cobre deve estar em constante contato durante todo o experimento. O próximo passo é “enterrar” os clipes nos limões, de forma que aconteça a ligação entre todos eles, e por final ao led. Ao final de toda montagem se o led não acender acrescente mais limões até que ela acenda.

O ácido do limão consegue arrancar elétrons de um metal ( o prego ou o colchete) e esse elétron é atraído pela moeda, criando uma corrente elétrica, suficiente para acender o LED.

É possível obter eletricidade a partir de um limão. Sim, não só são as pilhas comuns que podem gerar eletricidade. E o mais legal é que na falta do limão você pode usar uma laranja, ou mesmo uma batata! Na verdade, a corrente elétrica surge a partir dos potenciais elétricos de dois metais que são cravados no limão, na laranja e na batata. O caráter ácido do limão/laranja e o caráter básico da batata ajudam na condução da eletricidade. Mas o que é que causa esta corrente? Pense um pouco antes de prosseguir a leitura! Bom, depois de esperar você pensar um pouquinho, vamos prosseguir: dois pedaços de metal são usados. O melhor resultado surge da combinação de zinco e cobre, mas também pode ser usado zinco e alumínio, ou ainda latão e alumínio. Alguns tipos de pregos contém zinco, e o cobre pode ser encontrado na forma de fios e mesmo na composição de algumas moedas. Pode-se também utilizar (na falta destes) uma tachinha destas de latão e um clipe. Após fincá-los no limão (ou laranja, ou batata) e uni-los por fios, pode-se ligá-los a um pequeno aparelho elétrico.

O limão é rico em ácido ascórbico e ácido cítrico, e ele possuí água, água e ácido produzem íons em solução, por mais fracos que esses ácidos sejam, eles são solúveis e esses íons têm movimento, conduzindo assim corrente elétrica suficiente para acencer uma lâmpada de pequena voltagem, ok? Espero ter respondido.

Por exemplo, as pilhas comuns que costumamos usar em aparelhos eletrônicos possuem em seu interior uma série de espécies químicas, entre elas metais e soluções eletrolíticas que causam reações de oxidorredução (com perda e ganho de elétrons), que geram uma diferença de potencial (ddp). Os elétrons, por apresentarem carga negativa, migram do eletrodo negativo, denominado ânodo, que é o metal com maior tendência de doar elétrons;

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com