TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Pilhas de combustível

Tese: Pilhas de combustível. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  30/8/2014  •  Tese  •  440 Palavras (2 Páginas)  •  167 Visualizações

Página 1 de 2

 Células de combustível

São dispositivos eletroquímicos, e como tal não podem ser forçados a trabalhar no máximo de eficiência como as máquinas de combustão. Podem ser altamente eficientes em transformar energia química em elétrica.

Num exemplo primitivo de membrana eletrolítica polimérica (PEM) de célula de combustível a membrana é condutora de prótons e separa o ânodo do catodo. Em cada lado há um eletrodo de lâmina de carbono revestido com um catalisador de platina.

No lado do ânodo o hidrogênio flui para o catalisador onde é dissociado em prótons e elétrons. Os prótons são conduzidos através da membrana para o catodo e os elétrons são forçados a percorrer um circuito externo (fornecendo força) porque a membrana é isolada eletronicamente. No catodo as moléculas de oxigênio reagem com os elétrons (que chegam pelo circuito externo) para formar água. Neste exemplo o único produto a se perder é o vapor d'água, resíduo inofensivo.

 Baterias de Celular

Também podem ser chamadas de Baterias de Íon-Lítio. Carregam este termo pois sua matéria-prima básica é o Lítio, capaz de produzir uma tensão duas vezes maior do que as sucessoras baterias feitas de Zinco-Carbono ou Alcalina, em média possui 3 volts. As baterias de celular feitas deste material são recarregáveis, proporcionam maior tempo de uso e armazenam mais energia. O funcionamento da bateria é basicamente permitir que o fluxo de elétrons negativos seja revertido para o positivo, e desta maneira a energia elétrica é direcionada para a estrutura de lítio.

 Célula solar

O objetivo de uma célula solar é transformar energia luminosa em elétrica, estas células.

são feitas de um material semicondutor, em geral utiliza-se o silício. Basicamente uma

célula solar é uma junção p-n que ao sofrer a incidência de luz irá produzir uma corrente

elétrica. O silício cristalino que pode ser utilizado como matéria prima da célula, possui certas propriedades físicas específicas. O átomo de silício possui exatamente quatro elétrons em sua última camada eletrônica, estes quatro elétrons estão todos sendo compartilhados por ligações covalentes, e portanto, não tem liberdade de se movimentar pelo cristal. Sendo assim, o silício cristalino não é um bom condutor de eletricidade. Para contornar este problema certas impurezas são acrescentadas ao cristal.

 Bloco dos motores

O material de que os blocos são construídos tem que permitir a moldagem de todas as aberturas e passagens indispensáveis, como também suportar as elevadas temperaturas geradas pela deflagração do combustível no interior do bloco e permitir a rápida dissipação do calor.

Os materiais mais usados são o ferro fundido e alumínio, este último mais leve e com melhores propriedades dissipadoras, mas de preço mais elevado. Resistindo pior ao atrito dos pistões os blocos de alumínio têm os cilindros normalmente revestidos com camisas de aço.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com