TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Pim II

Artigo: Pim II. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  27/3/2015  •  3.764 Palavras (16 Páginas)  •  256 Visualizações

Página 1 de 16

Sumário

1. INTRODUÇÃO 5

2.DESENVOLVIMENTO 6

2.1 PROBLEMA ECONÔMICO DO BRADESCO 7

3.MACROECÔNOMIA 12

4.MICROECÔNOMIA 13

5.CONCLUSÃO 20

6.CONSIDERAÇÕES FINAIS 21

7.REFERÊNCIAS 22

1. INTRODUÇÃO

Empresa consolidada no sistema financeiro brasileiro com 70 anos de existência, esta diretamente ligada à economia brasileira, no âmbito nacional e internacional o Banco Bradesco S/A, empresa escolhida para pesquisa e reflexão. Por se tratar de uma instituição financeira os dados apurados relevantes serão uma analise não aprofundada, mas buscando os assuntos discutidos e relativos a este trabalho.

Banco Bradesco S/A organização fundada em 1943 em Marília-SP, há 70 anos tem sede atual em Osasco-SP, conhecida como Cidade de Deus que foi idealizada por seu fundador Amador Aguiar. Foi uma das primeiras empresas do Brasil a se informatizar, e posteriormente a primeira rede privada de comunicação de dados via satélite. Próximo passo foi ser o primeiro banco na internet na década de 1990. Nos dias atuais é reconhecida por sua representatividade em todos os municípios brasileiros e alguns pontos de atendimento no exterior.

Segundo pesquisa da empresa de consultoria Brand Finance, em parceria com a revista The Banker, ambas inglesas, alcançou no ano de 2012 a 66ª posição entre as 100 maiores marcas do mundo, com valor da sua marca estimada US$ 13,6 bilhões (treze bilhões e seiscentos milhões de dólares), aproximadamente em valores atuais maio de 2013 de R$ 27,47 bilhões (vinte e sete bilhões, quatrocentos e setenta milhões de reais).

2. DESENVOLVIMENTO

As Quatro Primeiras Perguntas Da Economia

Pensar em o que produzir, os bancos estão sempre em busca de novos clientes, para produzir e obter seus lucros essa produção por assim dizer seria sua carteira de clientes, oferecendo seus produtos e serviços que geram o seu lucro.

Quanto produzir, quanto maior for essa carteira de clientes, mais necessidades há de serem atendidos seja com empréstimos ou com suas aplicações para gerar a rotatividade do Spread (lucro da intermediação bancária).

Como produzir, buscando diferenciar e ofertar serviços cada vez mais competitivos e taxas reduzidas pensando em ganhos em grande quantidade de clientes, como as tarifas bancárias para servir de exemplo.

Para quem produzir, pode-se falar da segmentação que a organização fez para atender a todos os tipos de público como exemplo: Bradesco Varejo, Bradesco Prime, Bradesco Empresas, entre outros.

Conforme Silva e Luiz (1992, p.28) que dizem: “Para que se obtenha um determinado bem ou serviço, é necessário empregar os fatores trabalho, capital e recursos naturais.” Assim pode-se dizer que todas as etapas estão relacionadas desde o inicio do processo de produção até o seu cliente final, pois toda etapa da produção esta diretamente ligada.

2.1. Problema Econômico do Bradesco

Crescimento Econômico

No caso dos bancos tem-se a ideia do lucro exacerbado, ganhos acima da inflação, tarifas altas, e um atendimento precário. Porque os lucros tão altos e poucos funcionários para atendimento, esta faltando um elo para a cadeia produtiva estar completa. Diminuição no quadro de funcionários e aumento das agências de atendimento sem prejuízos ao grande provedor de seus lucros: o cliente. Seja ele o poupador assalariado ou a grande empresa multinacional com credito de salários (folha de pagamento) de seus funcionários em contas correntes do Bradesco.

Um exemplo de intermediação financeira que atende o agente deficitário, aquele cliente que está necessitando de um empréstimo para saldar suas dividas no final do mês, e o agente superavitário aquela empresa que obteve lucros e precisa investir seu capital excedente em alguma aplicação para obter rendimentos deste capital.

Bancos como o Bradesco atendem todos os segmentos de mercado, um grande diferencial para atender a todo seu público pode-se dizer que foram as alterações no atendimento diferenciado. Recentemente foram criadas as agências Bradesco Prime que prezam pelo atendimento a clientes de renda elevada, com atendimento exclusivo com o gerente da sua conta. Possuem muitas formas de administrar os investimentos e um tipo de agências com atendimento exclusivo e personalizado. Com esse projeto procura encantar esse público com potencial para grandes investimentos atendendo-os como a concorrência já faz há algum tempo. Dessa forma através de pesquisas de público-alvo buscou atender uma necessidade antiga dos donos de empresas que tinham suas contas empresariais em um banco com perfil popular e contas individuais em bancos com perfil de exclusividade. Atendendo também as empresas por meio do Bradesco Empresas que tem atendimento para área com funcionários treinados e disponíveis para atendimento exclusivo para essas empresas. Buscando assim mudar sua imagem e atender os mais diferentes públicos externos, uma adaptação que trouxe grandes resultados financeiros.

De outro lado está sempre divulgando a poupança para o investidor mais conservador que prefere a segurança e liquidez que esse produto proporciona.

TOMADA DE DECISÃO

Juros Bancários

A fiscalização, supervisão e regulamentação dos bancos são feita pelo BACEN (Banco Central do Brasil) e que conduz a politica cambial e de crédito. No Brasil que possui uma economia estável com baixos níveis de inflação teria que rever os lucros bancários, que cresce anualmente, e vem seguindo com uma margem de lucros muito acima da inflação. Seria falta de interesse do poder publico rever esses conceitos? Ou será necessária uma intervenção direta por parte dos nossos dirigentes? Ou as duas opções ao mesmo tempo?

Infelizmente não há notícias de novas leis em curto prazo. Contando também com os juros abusivos de cheque especial e cartões de crédito totalmente fora da nossa realidade econômica. Fazendo um breve comparativo do valor

...

Baixar como (para membros premium)  txt (26.3 Kb)  
Continuar por mais 15 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com