TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Pim II Simentre

Trabalho Universitário: Pim II Simentre. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  18/8/2014  •  1.270 Palavras (6 Páginas)  •  307 Visualizações

Página 1 de 6

O aluno deverá criar uma empresa fictícia ou visitar uma empresa real para realização do trabalho. Deverão ser privilegiadas empresas que estejam “abertas” a atitude empreendedora. Recomenda-se que sejam escolhidas empresas de capital aberto ou que disponibilizem as informações necessárias para o trabalho proposto, não havendo restrição quanto ao ramo de negócios.

É fundamental observar que tal escolha é determinante da qualidade do trabalho a ser realizado. Uma escolha inadequada poderá resultar em perda de tempo e resultados negativos para o trabalho em si. O desenvolvimento do projeto ficará sob a orientação de um monitor orientador de projeto.

6. Estrutura do projeto

O aluno deverá identificar, analisar e propor melhorias para gestão da área empreendedora, utilizando os conhecimentos adquiridos nas disciplinas do módulo.

O aluno deverá realizar um diagnóstico organizacional, buscando identificar possíveis anomalias e práticas diferenciadas de gestão, sugerindo, inclusive, melhorias para as práticas atuais.

Depois de realizada a pesquisa, deverá organizar os dados, anotar as informações relevantes e escrever um relatório, nas suas palavras. Isso significa que é de fundamental importância uma correta apresentação dos dados e resultados, de sua justificativa e conclusão pertinentes.

O objetivo do relatório é demonstrar a sua capacidade de análise de processos e como solucionar os grandes desafios empresariais. Para isso, é necessário seguir certos padrões para facilitar a compreensão do leitor.

O objetivo do Projeto Integrado Multidisciplinar é demonstrar a sua capacidade de análise de processos e como solucionar os grandes desafios empresariais. Para isso, é necessário seguir certos padrões para facilitar a compreensão do leitor. Observe a lista abaixo:

Observe abaixo:

1. Capa – nome(s) do(s) autor(es), título e subtítulo, local e ano de depósito.

2. Resumo - elemento obrigatório, que consiste na apresentação concisa dos pontos relevantes do trabalho. O resumo deve dar uma visão rápida e clara do conteúdo e das conclusões do trabalho; constitui-se de uma seqüência corrente de frases concisas e objetivas e não de uma simples enumeração de tópicos, não ultrapassando 500 palavras, seguido, logo abaixo, das palavras representativas do conteúdo do trabalho, isto é, palavras-chave e/ou descritores, conforme normas da ABNT.

3. Sumário - é a relação das principais seções do trabalho, na ordem em que se sucedem no texto e com indicação da página inicial. As seções do trabalho devem ser numeradas em algarismos arábicos. Elementos como listas de figuras, tabelas, abreviaturas, símbolos, resumos e apêndices não devem constar do Sumário, mas sim das listas (próximo item). A apresentação tipográfica das divisões e subdivisões no sumário deve ser idêntica à do texto. Para maiores informações, consultar as normas da ABNT.

4. Introdução - a introdução do trabalho deve conter o objetivo da pesquisa a ser desenvolvida no Projeto Integrado Multidisciplinar, a metodologia utilizada e uma breve apresentação da empresa selecionada para a investigação (não conte a história da empresa). Ela deve permitir ao leitor um entendimento sucinto da proposta do trabalho em pauta e seu contexto.

5. Desenvolvimento - descrever cada proposta apresentada, fundamentando cada uma delas nos conhecimentos adquiridos nas disciplinas cursadas no módulo e identificando as oportunidades de aplicá-los na empresa estudada, lembrando-se de verificar a proposta do PIM. O seu principal objetivo é comunicar ao leitor os resultados da pesquisa de forma lógica, clara e progressivamente ordenada.

6. Conclusão – Descrever sua análise final e pontos preponderantes (positivos e negativos) que levaram a sua pesquisa ao êxito. Retome a proposta inicial (apresentada na introdução) e reafirme de maneira concisa a idéia principal e os pontos importantes do corpo do trabalho.

7. Referências – citar as fontes de pesquisa (bibliografia, nos moldes da ABNT).

Todos esses itens devem ser contemplados (são obrigatórios). As possíveis dúvidas poderão ser solucionadas através da orientação do monitor.

7. O PIM I abrange as disciplinas:

 Suprimento de Mão de Obra

 Gerenciamento de Pessoas

 Contabilidade

7.1 Suprimento de Mão de Obra

Explicar o que vem a ser planejamento de mão de obra, discorrer sobre sua importância e descrever a postura da empresa em relação a tal prática.

Descrever os tipos de recrutamento e quais são utilizados pela organização estudada.

Descrever o processo de seleção adotado pela empresa e comentar suas principais ferramentas e técnicas.

Há avaliação do processo de recrutamento e seleção? Como é feito? Qual sua relevância?

7.2 Gerenciamento de Pessoas

Classificar os fatores determinantes das relações entre a organização e seus funcionários, utilizando aspectos facilitadores nessa interação. Classificar quais são os subsistemas que compõem a administração de Recursos Humanos e sua importância para o gerenciamento de pessoas.

7.3 Contabilidade

Efetuar a análise da estrutura do balanço patrimonial e da demonstração do resultado do exercício, conforme Lei nº 6404/76 da empresa escolhida. Utilizar as técnicas de análise dos demonstrativos contábeis para discutir a parte contábil do projeto.

Balanço Patrimonial e Demonstração de Resultados do Exercício referentes ao último exercício social, respondendo as questões:

Comentar

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com