TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Pim Unip I

Dissertações: Pim Unip I. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  9/4/2014  •  5.664 Palavras (23 Páginas)  •  452 Visualizações

Página 1 de 23

Fundamentos da Administração

Denominação e forma de constituição

Fundada em 1952 em São Caetano do Sul SP, pelo imigrante Polonês Samuel Klein, que iniciou como mascate vendendo produtos de porta em porta, mas a maioria dos seus clientes eram retirantes Baianos daí o nome da Empresa.

No dia 04 de Dezembro de 2009 o grupo Pão de açúcar anunciou a compra das casas Bahia, tornando-se uma parte integrante do atualmente maior grupo varejista Brasileiro.

As Casas Bahia consegue seus lucros através de maiores parcelas, com o objetivo de deixar o cliente com mais formas e facilidade para pagar, fato que ajuda bastantes consumidores de menores classes sociais.

Em novembro de 2004 firmou parceria com o banco Bradesco, até então, as Casa Bahia financiavam cerca de 80 % de sua venda, o que significava na época uma carteira de crédito de 4,5 bilhões, considerando as vendas de 6 bilhões de 2003(em 2006 já eram mais de 11 bilhões). A maior parte da carteira era financiada com recursos próprios e apenas 1 bilhão era captado no mercado financeiro.

O funding (consolidação financeira das dívidas de curto prazo num prazo adequado à maturação do investimento e sua amortização) passou então a receber o reforço do Bradesco: pelo acordo, o banco passou a assumir o financiamento de pelo menos 100 milhões em vendas por mês. Isso significou na época um aumento quase imediato de 20% nas operações de financiamento ao consumo do próprio banco, que já haviam saltado 38% entre setembro de 2003 e setembro de 2004 atingindo 15,1 bilhões.

Sob o ponto de vista da gestão financeira, é interessante observar que os recursos custariam inicialmente um pouco mais do que a taxa do certificado de Depósito Interfinanceiro-CDI, e o spread que passou a ser cobrado no financiamento das vendas será embolsado pela Casas Bahia. Em seguida uma segunda etapa a partir de 2005, o Bradesco passou a vender produtos financeiros aos clientes na Casas Bahia, como cartões e seguros, com as instalações de quiosques na rede de varejo; isto pode teoricamente ser bastante vantajoso para o grupo Bradesco sob o ponto de vista estratégico, em termos de ocupação de espaços mercadológicos (notadamente em créditos e cartões) com pouco ou nenhum investimento adicional em tecnologia, pontos de venda e recursos humanos e, claro, também podendo trazer vantagens de médio prazo para o grupo varejista.

Ao início de 2006, a Casas Bahia, que não exigem comprovante de renda para a abertura de crediário, perdiam em torno de 10% das vendas pagas com o antigo e tradicional crédito direto ao consumidor (CDC) sob a forma de carnê. Enquanto isso, a taxa de inadimplência do cartão de crédito lançado em conjunto com o Bradesco em 2005 oscilava entre 4% e 6%%. Ou seja: a Casas Bahia se dispõe de ter uma perda duas vezes maior no seu crediário do que a permitida pelo banco, que assume o risco de crédito dos cartões, através de sua administradora.

Missão: realizar os sonhos de nossos fregueses proporcionando a melhor experiência de compra, com um modelo de gestão focado na solidez do negócio, no respeito e na dedicação total a nossos clientes, colaboradores, fornecedores e parceiros.

Visão: ser uma empresa de atuação e reconhecimento internacional que atenda às necessidades de todas as classes sociais nos mercados em que atuamos, com eficiência e rentabilidade, contribuindo para o crescimento do Brasil.

Valores: Humildade, Disciplina, Equilíbrio Emocional, Garra e Determinação e Eficiência. Esse ano a Casas Bahia completa seus 60 anos de existência e dedicação total aos seus clientes, colaboradores, fornecedores e parceiros.

Dados e fatos relevantes da origem da organização

Em cinco anos de dedicação e trabalho, Samuel Klein conseguiu capital para abrir sua primeira loja, chamada Casas Bahia. Era a sua homenagem a os seus fregueses, na maioria retirantes de origem Baiana vindo tentar a sorte na região.

A pesar do nome da rede se chamar Casas Bahia, a rede inaugurou sua primeira loja nesse Estado somente após 56 anos do surgimento de rede, no Salvador Shopping, e em 3 pontos no município de Salvador.

A Casas Bahia, promovem anualmente a super Casas Bahia, a maior loja do mundo, que é montada especialmente no mês de dezembro, no pavilhão de exposições do Anhembi (em São Paulo) e no Rio de Centro (localizado na barra da Tijuca, no Rio de Janeiro).

No dia 04 de dezembro de 2009, o Pão de Açúcar anunciou a compra da Casas Bahia e que os negócios no setor de varejo de bens duráveis seriam integrados à Globex, controladora de Ponto Frio. No entanto, a família Klein, das Casas Bahia, acredita que o negócio foi subavaliado e os dois grupos reavaliam a fusão, com a renegociação de valores e algumas condições do contrato.

Saiu um novo acordo de fusão, no dia 02 de junho de 2010 entre os grupos Pão de Açúcar e Casas Bahia, sendo assim, com um novo acordo, o novo grupo formado passa a se chamar de Nova Casas Bahia SA, onde a captação de recursos ficará por parte da Globex, controladora da rede Ponto Frio para o novo acordo, que durou cerca de 4 meses se consolidar, foi preciso injetar, cerca de 689 milhões por parte do grupo então, chefe de conselho da Empresa Abílio Diniz.

A fusão do Pão de Açúcar com as Casas Bahia atualmente recebeu o nome de Via Varejo, ou seja, Casas Bahia e Ponto Frio juntos.

Raphael Oscar Klein é o atual presidente da Via Varejo.

A Casas Bahia e o Ponto Frio se acentuaram e abrangeram desde a contratação e o treinamento de vendedores até alteração no sortimento dos produtos. Tudo isso deverá culminar no reposicionamento das lojas do Ponto Frio, para atrair clientes de alta renda e expandir a marca das Casas Bahia.

Pra atender os consumidores de alta renda, teremos opções mais sofisticadas de computadores e celulares, por exemplo, diz, Roberto Fulcherberguer (vice presidente comercial da Nova Casas Bahia).

Hoje a variedades de itens nas unidades existentes já foram ampliadas em 30% no novo modelo de loja, o cliente poderá manusear os aparelhos com mais facilidade e os espaços também terão nova decoração. A grande jogada dessa fusão foi trazer o maior mix(variedades) de produtos nas lojas, o Ponto Frio recebeu diversas marcas de eletrodoméstico, eletroeletrônicos e móveis nas lojas com isso o cliente tem muito mais opções de escolhas. Dos 26 centros de distribuição da Nova Casas Bahia, seis já passaram a atender as duas redes, indistintamente. Assim as duas marcas, Casas Bahia e Ponto Frio formam a Via Varejo nos dias de hoje.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (33.4 Kb)  
Continuar por mais 22 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com