TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

SAÚDE E SEGURANÇA NO TRABALHO: VANTAGEM E AJUDA SOCIAL

Projeto de pesquisa: SAÚDE E SEGURANÇA NO TRABALHO: VANTAGEM E AJUDA SOCIAL. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  1/12/2014  •  Projeto de pesquisa  •  3.903 Palavras (16 Páginas)  •  262 Visualizações

Página 1 de 16

RESUMO

Este projeto tem como objetivo abordar algumas características da empresa Natura Cosméticos SA no âmbito das disciplinas já cursadas no curso de Recursos Humanos. Abordaremos questões relacionadas a saúde e segurança no trabalho, treinamento e desenvolvimento, e desenvolvimento sustentável analisando um pouco sobre o processo de treinamento dos colaboradores, abordando sobre a segurança no ambiente de trabalho e também sobre o desenvolvimento sustentável e como a empresa se preocupa com o bem estar da população em geral e com o meio ambiente. A Natura é uma empresa de grande porte e possui fábricas em vários países, tendo assim uma boa visibilidade e aceitação por muitas pessoas e possui uma política bem interessante no trato com seus colaboradores, priorizando assim o bem-estar de todos, tornando-se assim , uma empresa modelo.

Palavras- chave: empresa, colaboradores, desenvolvimento e bem-estar.

SUMÁRIO

1.INTRODUÇÃO..........................................................................................................05

2. SAÚDE E SEGURANÇA NO TRABALHO: BENEFÍCIO E ASSISTÊNCIA SOCIAL.........................................................................................................................06

2.1.ERGONOMIA NA EMPRESA.................................................................................06

2.2 QUALIDADE DE VIDA NO TRABALHO................................................................08

3. TREINAMENTO E DESENVOLVIMENTO...............................................................08

4. DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL..................................................................10

5. CONSIDERAÇÕES FINAIS......................................................................................13

6. REFERÊNCIAS......................................................................................................14

1.INTRODUÇÃO

A Natura atua no ramo de cosméticos e suas empresas estão espalhadas pelo Brasil, Argentina, Chile, Colômbia, México, Peru,Venezuela e França com sua sede em Cajamar, São Paulo.É considerada a maior empresa na linha de cosméticos do Brasil.

Fundada em 1969 por Antônio Luiz Seabra ,está presente em vários países, e investe em pesquisas de desenvolvimento em novos produtos, possibilitando assim um bom faturamento e geração de renda para vários consultores e colaboradores espalhados por todos os países que utilizam seus produtos.

É uma empresa com características bem brasileiras e que preza pelas relações humanas e ambientais. Possui um perfil de indústria líder no mercado brasileiro em cosméticos, fragrâncias e higiene pessoal, bem como em vendas diretas, através dos seus consultores.

Os projetos da empresa criam valores na sociedade como um todo, e geram resultados sustentáveis que são alcançados por meio de relações de qualidade.

A empresa utiliza também das redes sociais para conhecimento científico e o uso sustentável da biodiversidade botânica brasileira. Não fazem testes em animais, pois seguem normas bem rigorosas de segurança internacionais.

A Natura é uma e uma empresa que valoriza a matéria prima pura e originalmente extraída de solo brasileiro. Está sempre preocupada com o meio ambiente e a sustentabilidade das fontes naturais. Por este motivo é bem quista e respeitada pela sociedade.

´´ Ambiente limpo não é o que mais se limpa e sim o que menos se suja. `` Chico Xavier.

É compromisso da empresa garantir o alinhamento e comprometimento de todos em relação aos desafios do trabalho, manter um nível de relacionamento positivo e transparente entre a empresa e seus colaboradores, clientes e fornecedores, evitar o retrabalho e garantir a disseminação do conhecimento.

2.SAÚDE E SEGURANÇA NO TRABALHO: BENEFÍCIO E ASSISTÊNCIA SOCIAL.

O trabalho pode gerar saúde, doença, acidente, invalidez e mesmo a morte precoce do trabalhador, sendo assim de suma importância, entender seu mecanismo para que possamos tomar medidas de prevenção e segurança que propicie condições saudáveis do ambiente de trabalho, bem como da qualidade de vida e saúde.

A partir da Revolução Industrial ( 1760 – 1850), as condições de trabalho começaram a se tornar cada vez mais intoleráveis. Como estava claro que o país que adotasse medidas com objetivo de melhorar as condições de trabalho, elevaria o custo da mão de obra, e consequente ficaria em uma posição desvantajosa no mercado em relação aos outros países; Criaram se então em 1990 a Associação Internacional para proteção dos trabalhadores. Desta associação nasceu a OIT – Organização Internacional do Trabalho que ficou responsável em traduzir e publicar a legislação social de diferentes países á medida que era colocada em prática.

Em 1930, no Brasil com a criação do ministério do trabalho que adotou a questão da saúde e segurança dos trabalhadores. Em 1978, o ministério aprova uma portaria com as 28 normas regulamentadoras ( NR ) relativas à segurança e medicina do trabalho. A partir de 1999, foi aprovada a atual versão da NR- 5 ( Comissão Interna de prevenção de Acidentes – CIPA ) e todas as empresas atualmente de grande porte acima de 100 funcionários, devem ter uma CIPA.

O objetivo da CIPA é ter um sistema de gerenciamento efetivo para assegurar que os colaboradores estão trabalhando em condições seguras.

A empresa Natura possui um sistema

...

Baixar como (para membros premium)  txt (22.8 Kb)  
Continuar por mais 15 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com