TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Pirâmide do Sistema Capitalista

Tese: Pirâmide do Sistema Capitalista. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  1/4/2014  •  Tese  •  1.638 Palavras (7 Páginas)  •  535 Visualizações

Página 1 de 7

Leia com atenção o enunciado e de acordo com os estudos realizados, responda as questões:

Questão 1

Observe a imagem

Um pôster da Industrial Workers of the World (1911), mostrando a Pirâmide do Sistema Capitalista

Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Capitalismo

Comentário: Com as mudanças ocorridas no final do século XVIII e no século XIX especialmente a Revolução Industrial e os progressos gerados no campo da produção e da acumulação de riquezas entra em ascenção uma nova classe social conhecida como burguesia. Para trabalhar nas novas fábricas em pleno vapor emerge uma massa de operários empobrecidos que vendiam sua força de trabalho para os donos do capital, denominados de proletariado. Em busca do trabalho eles se aglomeravam em locais insalúbres, com habitações precárias, sem infra-estrutura multiplicando doenças e miséria. Nas fábricas eles se sujeitavam a condições de trabalho subhumano, sem controle da carga horária, sem proteção e com muita exploração.

O autor Karl Marx buscou com sua teoria compreender a essência do modo de produção capitalista e as relações de trabalho e sociais decorrentes. Fundamentado nos conteúdos estudados na disciplina sobre a teoria marxista e na ilustração acima analise e construa conceitos sobre as seguintes questões: (6,0 pontos)

a) O que é classe social a partir de sua origem e contextualização histórica?

As classes sociais, para Marx surgem a partir da divisão social do trabalho, em razão dela, a sociedade se divide em possuidores e não detentores dos meios de produção. Marx demonstrou que a existência de classe não era eterna e que estavam ligadas as formas historicamente determinada do desenvolvimento das produções das relações baseada na propriedade privada dos meios de produção. Além disso, Marx monstro o caminho para a eliminação das classes e indicou qual a força social que libertaria a sociedade do antagonismo das classes. Marx demonstrou ainda que a existência das classes está vinculada a determinadas fases da historia do desenvolvimento da produção, que a luta de classe conduz necessariamente ao longo do tempo a ditadura do proletariado, e que esta mesma ditadura na passa de uma transição para a avaliação de todas as classes e para uma sociedade sem classe.

b) O que é mais valia e como ela é gerada?

A mais valia originou-se somente do trabalhador, ou seja, chama-se mais valia o valor que o trabalhador cria além do valor de sua força de trabalho. A mais valia, é expressão do grau de exploração da força de trabalho pelo capital.

c) O que significa o termo " classe para si" e de que maneira ela contribuiu para melhorar as condições de vida e trabalho no processo produtivo capitalista?

Marx falava de Classe para si para indicar o seu potencial contestatório. A classe para si quando levada pela consciência do conflito e da exploração, organiza-se politicamente para a defesa consciente de seus interesses o que supõe uma identidade construída para a luta de classe.

d) Nós brasileiros vivemos norteados pelo modelo de produção capitalista com profundas mudanças na atualidade reflexo da revolução tecnológica, de comunicação e da informação.

Na atualidade o capitalismo constitui-se como em modelo ideológico de organização socioeconômico. Até nos dias de hoje o capitalismo é como se fosse um poder centralizado, onde mandam os mais fortes e ricos, é por causa do capitalismo que existem a desigualdade social, pois atualmente vivemos em um mundo onde o dinheiro e a fama é mais importantes que os valores humanos.

Utilizando a referência marxista estudada destaque alguns aspectos que estão presentes na essência do capitalismo apesar de tantas transformações e que afetam as relações de trabalho e qualidade de vida das pessoas na atualidade?

Questão 2

Observe a imagem:

" No século XVIII e XIX o abandono do lar pelas mães que trabalhavam nas fábricas levou a sérias consequências para a vida das crianças. A desestruturação dos laços familiares das camadas trabalhadoras e os vícios decorrentes do ambiente de trabalho promíscuo fez crescer os conflitos sociais. A revolução industrial incorporou o trabalho da mulher no mundo da fábrica, separou o trabalho doméstico do trabalho remunerado fora do lar. A mulher foi incorporada subalternamente ao trabalho fabril. Em fases de ampliação da produção se incorporava a mão de obra feminina junto à masculina, nas fases de crise substituía-se o trabalho masculino pelo trabalho da mulher, porque o trabalho da mulher era mais barato (...)".

Fonte: http://portugaloitocentisra.blogspot.com/2010/02/situacao-das-mulheres-no-seculo-xix.html.

Realize as atividades abaixo: (4,0 pontos)

a) Fundamentado na imagem e texto apresentado faça uma reflexão considerando o pensamento de Comte sobre a importância da educação especialmente através da família para manter a coesão e o consenso na sociedade.

Para Comte, sem ordem não há progresso, pois o progresso é o desenvolvimento da própria ordem. A família é um papel fundamental para o aprendizado sobre o amor uns pelos outros. Como mostra a imagem o lugar da mulher seria no lar, tomando conta dos filhos, e elas eram subordinadas ao homem, mais ao mesmo tempo ela cumpria a importante função na educação dos filhos para o amor. A mulher tornou-se peça fundamental na construção da ordem familiar e social.

b) Segundo o pensamento de Emile Durkheim o modo de pensar, sentir e agir de uma sociedade tem existência própria, anterior aos indivíduos que nela vivem e posterior a eles. A socialização e os processos sociais reforçam uma determinada cultura e nos condicionam a ela. Podemos exemplificar esta reflexão com as questões de gênero que são construções históricas socioculturais que condicionam a mulher a uma posição e espaços restritos na sociedade. Neste sentido, reflita e analise a partir das referências teóricas do autor citado e da ilustração acima como se dá o controle social sobre a mulher, seu status e posição nos espaços de convivência e trabalho no contexto da época.

O controle social visa eliminar ou diminuir os comportamentos que se desviam do padrão estabelecido socialmente. Esses desvios podem ser coletivos ou individuais. O status é um elemento de comparação entre diferentes membros de uma comunidade ou instituição. A mulher tinha

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.8 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com