TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Pis E Cofins

Casos: Pis E Cofins. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  12/5/2014  •  2.077 Palavras (9 Páginas)  •  2.566 Visualizações

Página 1 de 9

1- A charge acima foi publicada no site do escritor, dramaturgo e humorista Millôr Fernandes. Para o autor do desenho, a globalização é um processo:

Resposta: Assimétrico, uma vez que aprofunda o abismo entre nações de diferentes níveis de desenvolvimento econômico;

2- Analise o fragmento do texto com atenção:

"Uma das características do processo de globalização é a criação de uma rede de conexões, que deixam as distâncias cada vez mais curtas, facilitando as relações culturais e econômicas de forma rápida e eficiente."

Tal aspecto do processo de globalização se enquadra mais especificamente dentro do conceito de:

Produção horizontal flexível;

Aldeia Global;

Abertura Comercial;

Integração regional;

Internacionalização do capital.

Resposta: Apenas a alternativa II está correta;

3- Podemos afirmar que um estudo sistemático da dimensão geográfica da política se deu a partir:

Resposta: Da publicação da obra Politische Geographie (Geografia Política), de Friedrich RATZEL, publicada em 1897. Com Ratzel inicia-se um estudo sistemático da dimensão geográfica da política, no qual a espacialidade ou a territorialidade do Estado era o principal objeto de preocupações.

4- Os principais precursores da geopolítica clássica não eram geógrafos e sim estrategistas militares. Consequentemente, a preocupação básica da geopolítica clássica nunca foi de um conhecimento (geográfico e/ou científico) sobre um aspecto da realidade (a dimensão espacial da política) e sim de estabelecer bases para que o “seu” Estado se fortalecesse no cenário internacional. A geopolítica logo se expandiu, tendo encontrado um clima propício no período pré e entre guerras da primeira metade do século XX. Considerando os pressupostos da geopolítica clássica, podemos afirmar o que “clima propício” para esta expansão refere-se a:

Resposta: A alternativa I está correta.

5- A geografia política é um ramo de geografia (e, mais especificamente, da geografia humana) que se dedica ao estudo da interação entre a política e o território, nomeadamente no que diz respeito à administração. É frequente a confusão entre geografia política e geopolítica, que na verdade são imbricadas, se sobrepõem em grande parte, mas não se identificam totalmente. Existe uma história de cada um desses saberes que mostra suas origens, suas especificidades, embora em alguns momentos eles tenham se mesclado, se identificado. Em relação à distinção observada entre a geografia política e a geopolítica, é correto afirmar que:

Resposta: as alternativas I, II e IV estão corretas.

6- A Guerra Fria determinou um período de bipolaridade no mundo. Sobre este período, não é correto afirmar:

I) As colônias europeias iniciam um processo de descolonização, decorrente da perda do poder político europeu. Os processos de independência eclodiram e as lutas civis pelo poder local foram alimentadas pelas duas grandes potências: EUA e URSS.

II) A Guerra Fria foi um fator de estabilidade mundial, na medida que somente duas potências dividiam o poder.

III) Após a Segunda Guerra Mundial, os países do leste europeu decidiram pelo socialismo e romperam com os EUA.

IV) Em todo o período da Guerra Fria, o sistema econômico da União Soviética era comandado pelo planejamento burocrático.

V) Nas economias capitalistas, o sistema econômico era o capitalismo, porém com alguma intervenção estatal na economia. Este era o sistema econômico da socialdemocracia.

Resposta: Somente III e IV estão incorretas.

7- A respeito do processo de globalização, é correto afirmar:

Manifesta-se no entrelaçamento dos campos do comércio, das finanças e da produção internacional e no aprofundamento da interdependência entre os países e com importantes desdobramentos políticos, econômicos e socioculturais.

8- A Primeira e a Segunda Guerras Mundiais ocorreram, fundamentalmente, devido:

Resposta: As disputas pelos países industrializados aos mercados internacionais e territoriais, numa fase do capitalismo imperialista, que propiciava uma profunda concorrência entre estes países.

9- Sobre a Segunda Guerra Mundial não é correto afirmar:

Respostas: Os países Alemanha, Japão e Rússia foram os principais países que se associaram em uma aliança denominada “Eixo”.

10- A industrialização acelerada de diversos países, ao longo do século XIX, alterou o equilíbrio e a dinâmica das relações internacionais. Com a Segunda Revolução Industrial surgiu o imperialismo, cuja característica marcante foi o (a):

Resposta: Busca de novos mercados consumidores para as manufaturas e os capitais excedentes dos países industrializados.

11- A preocupação da Geografia com a Guerra Fria se deve aos impactos geopolíticos e aos desdobramentos geoestratégicos. Sobre a Guerra Fria é possível afirmar:

I. A grande dificuldade em estabelecer os marcos da Guerra Fria consiste no fato de que não estamos lidando com um simples acontecimento, de verificação imediata que possa ser isolado rigidamente como objeto histórico. Ao contrário, trata-se de um processo global extremamente complexo sujeito a múltiplas interpretações.

II. A Guerra Fria foi mais que uma disputa armamentista ou geopolítica. Ela teve uma importante dimensão cultural, que colocou em movimento um jogo simbólico do Bem contra o Mal. Ela mexeu com a imaginação das pessoas, criou e reforçou preconceitos, ódios e ansiedades.

III. Dois marcos parecem ser adequados para marcar o início e o fim da Guerra Fria: seu início teria sido a conquista de um novo poder pelo homem – a bomba atômica – e seu fim, a Guerra do Golfo, quando os Estados Unidos escolheram outros símbolos para ocupar o lugar que antes pertencia ao comunismo, como o assim chamado fanatismo islâmico ou o narcotráfico.

IV. A Guerra Fria não degenerou em conflito mundial porque impôs uma nova forma de paz, a paz pelo medo (...) o efeito mais visível dos armamentos termonucleares foi o de dissuadir

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.2 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com