TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Placa Mãe De Um Computador

Trabalho Escolar: Placa Mãe De Um Computador. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  19/11/2014  •  4.356 Palavras (18 Páginas)  •  1.741 Visualizações

Página 1 de 18

A placa mãe é a parte do computador responsável por conectar e interligar todos os componentes do computador entre si, ou seja, processador com memória RAM, disco rígido, entre outros. É nela que são conectados todos estes componentes. Existem alguns padrões de placas mãe, cada qual com seu tamanho específico e quantidade de barramentos e conectores.

Ao escolher um PC novo ou pensar na atualização do seu computador velhinho, muita gente acaba concentrando a atenção no processador (CPU) que ele deve ter. Contudo, a combinação deste componente com um outro - a placa-mãe (ou motherboard) - é fundamental para que o conjunto como um todo ofereça o máximo de desempenho e capacidade de expansão futura.

Isso ocorre porque é a placa-mãe o elo de todos os demais componentes-chave do PC. Ela possui uma série de componentes fixos (resistores, capacitores e circuitos) e slots livres, cada um com uma aptidão específica. A quantidade e diversidade desses slots é que vão determinar que componentes adicionais um determinado modelo de motherboard pode receber.

Assim, itens como o tipo do processador, a quantidade de memória RAM, disco rígido (HD), drive óptico e placa de vídeo, bem como o tipo de fonte de alimentação são determinados pelas características técnicas da motherboard.

Talvez você possa afunilar a escolha baseado na sua possível preferência por processadores Intel ou AMD. Mas o que vai contar para valer são as características que cada placa-mãe oferece.

On-board ou off-board?

Estas duas expressões são comumente utilizadas para caracterizar uma placa-mãe e estão relacionadas ao fato de a placa gráfica (GPU) estar integrada (on-board) ou não (off-board) à motherboard.

A princípio, a opção on-board pode parecer atraente pela integração oferecida. O que não deixa de ser verdade. Porém, ao se levar em conta a questão do desempenho, as coisas tomam um caminho diferente.

Nas placas on-board, cabe a um chip gráfico pertencente à CPU desempenhar a tarefa de processamento gráfico e de multimídia. Nesse caso, a memória para texturas de um chip gráfico é menor do que a de uma placa de vídeo, e até parte da memória RAM pode ser usada para esta tarefa - o que não ocorre com as placas gráficas separadas da placa mãe. Quando se tem uma placa gráfica separada, é ela que faz a maioria dos cálculos de processamento gráfico, com uma memória exclusiva, liberando o processador para as demais tarefas.

Quem usa o computador apenas para tarefas simples como escrever textos, navegar na internet, usar aplicativos de planilhas e de contabilidade, uma placa-mãe que possua todos esses componentes on-board é suficiente para dar conta do recado. O desempenho começa a ficar prejudicado quando se executa tarefas como processamento de vídeo ou games.

A opção de placa-mãe que você fizer vai determinar os tipos de RAM e processador que você pode usar. Assim, você deve olhar conjuntamente para esses três componentes principais.

Chipset

É como chamamos o conjunto de circuitos de apoio utilizados na placa-mãe. O chipset da motherboard realiza funções vitais no computador, como transferir dados entre o HD, a memória e a CPU, bem como a comunicação desses componentes com os demais periféricos, quando solicitados.

Este componente também limita os tipos e velocidades de processadores que a placa-mãe aceita, o tipo e a quantidade de memória RAM que se pode instalar e se recursos extras como entradas integradas para placa de vídeo, áudio e USB 2.0 serão inclusas com a placa (isto é, se ela é on-board ou off-board, como já dissemos).

Placas desenvolvidas com base em um mesmo chipset tendem a ter os mesmos recursos e desempenhos semelhantes. É por isso que saber as características principais do chipset (como suporte para processador e memória, barramento, tecnologia de armazenamento, entre outras) ajuda a identificar as diferenças entre placas-mães aparentemente similares.

Os fabricantes produzem os chipsets tendo em vista sua aplicação e a plataforma em que serão utilizados (desktops, servidores e notebooks). Por conta disso, é importante determinar o uso básico que se fará do computador para escolher os modelos de chipsets mais adequados. Visite o site dos fabricantes para obter informações precisas sobre cada chipset, suas aplicações e especificações, bem como compatibilidade com processadores e memória:

Introdução

Também conhecida como "motherboard" ou "mainboard", a placa-mãe é, basicamente, a responsável pela interconexão de todas as peças que formam o computador. O HD, a memória, o teclado, o mouse, a placa de vídeo, enfim, praticamente todos os dispositivos, precisam ser conectados à placa-mãe para formar o computador. Este artigo mostrará as características desse item tão importante.Visão geral das placas-mãe

As placas-mãe são desenvolvidas de forma que seja possível conectar todos os dispositivos quem compõem o computador. Para isso, elas oferecem conexões para o processador, para a memória RAM, para o HD, para os dispositivos de entrada e saída, entre outros.

A foto a seguir exibe uma placa-mãe. Trata-se de um modelo Soyo SY-KT880 Dragon 2. As letras apontam para os principais itens do produto, que são explicados nos próximos parágrafos. Cada placa-mãe possui características distintas, mas todas devem possibilitar a conexão dos dispositivos que serão citados no decorrer deste texto.

Item A - processador

O item A mostra o local onde o processador deve ser conectado. Também conhecido como socket, esse encaixe não serve para qualquer processador, mas sim para um modelo (ou para modelos) específico. Cada tipo de processador tem características que o diferenciam de outros modelos. Essas diferenças consistem na capacidade de processamento, na quantidade de memória cache, na tecnologia de fabricação usada, no consumo de energia, na quantidade de terminais (as "perninhas") que o processador tem, entre outros. Assim sendo, a placa-mãe deve ser desenvolvida para aceitar determinados processadores. A motherboard vista acima, por exemplo, é compatível com os processadores Duron, Athlon XP e Sempron (todos da fabricante AMD) que utilizam a forma de conexão conhecida por "Socket A". Assim sendo, processadores que utilizam outros sockets, como o Intel Pentium 4 ou o AMD Athlon 64 não se conectam a esta placa.

Por

...

Baixar como (para membros premium)  txt (28.3 Kb)  
Continuar por mais 17 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com