TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Plagio

Tese: Plagio. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  7/6/2014  •  Tese  •  770 Palavras (4 Páginas)  •  193 Visualizações

Página 1 de 4

Olá aluno (a)!

Hoje abordaremos um assunto muito importante e cotidiano na vida acadêmica.

Falaremos sobre: PLÁGIO

Esta mensagem tem por objetivo explicar o que é o plágio e como evitá-lo.

Antes, precisamos entender que: ao ingressar em um curso superior o que se espera do aluno é que ele se capacite tanto técnica quanto teoricamente. Assim, será capaz de refletir sobre a sua profissão, a partir da leitura e compreensão dos autores da sua área, articulando as ideias desses autores de referência com suas próprias.Por isso é fundamental que o aluno especifique em seus trabalhos exatamente o que está“usando” desses autores do que ele mesmo está propondo. Ser capaz de tais articulações intelectuais torna-se critério básico para as avaliações do professor.

Mas afinal, O QUE É PLÁGIO?

O plágio acadêmico se configura quando um aluno retira, seja de livros ou da internet, ideias, conceitos ou frases de outro autor (que as formulou e as publicou), sem lhe dar o devido crédito, ou seja, sem citá-lo como fonte de pesquisa.

Trata-se de uma violação aos direitos autorais de outrem. Isso tem implicações cíveis e penais. E o “desconhecimento da lei” não serve de desculpa, pois a lei é pública e explícita.

Portanto, para evitá-lo, as normas da ABNT orientam a forma correta para citá-los nos trabalhos quando for necessário se utilizar de algum trecho de texto produzido por outrem. Vejamos:

De acordo com ABNT (2002) as citações são classificadas em três tipos:

1. Citação Direta: é a transcrição do textousando exatamente as mesmas palavras do autor; pode ser de até três linhas ou mais:

Exemplo de citação de até três linhas: (neste tipo de citação, o texto é inserido no próprio parágrafo, destacado pelas aspas):“No Brasil, o estudo profissionalizante inibe o acesso à universidade." (FERRAZ, 1995, p. 20).

Exemplo de citação com mais de três linhas: (aqui, o trecho citado deve constituir um parágrafo independente, com recuo de 4 cm da margem esquerda, com fonte tamanho 10, espaçamento simples entre as linhas e sem aspas):

A prática administrativa afirmando que: A administração é exercício, não ciência. A esse respeito, ela pode comparar-se com a medicina, a advocacia e a engenharia. Não é conhecimento, mas desempenho. Além disso, não representa a aplicação do bom senso, ou da liderança, menos ainda da manipulação financeira. Seu exercício baseia-se no conhecimento e na responsabilidade (DRUCKER, 1984, p.17).

OBS: todas as obras citadas no trabalho devem compor as referências bibliográficas (final do trabalho):

Exemplo de Referência Bibliográfica da citação acima:

DRUCKER, Peter Ferdinand. Introdução à administração. São Paulo: Pioneira, 1984.

2. Citação indireta: é a transcrição livre do texto, ou seja, o acadêmico utiliza as próprias palavras para expor a ideia defendida pelo autor; são livres de aspas, devendo traduzir com fidelidade o sentido do texto original, devendo o autor, fonte e ano de publicação ser indicados.

Exemplo de citação indireta: Conforme Martins (1994), o futuro desenvolvimento da informação está cada dia mais dependente

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com