TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Qual é a importância do planejamento de carreira

Tese: Qual é a importância do planejamento de carreira. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  13/11/2013  •  Tese  •  2.143 Palavras (9 Páginas)  •  479 Visualizações

Página 1 de 9

FACULDADE ANHANGUERA DE BAURU

CURSO DE TECNÓLOGO EM GESTÃO DE RECURSOS HUMANOS

ALUNOS:

Fabiana Garcia Brosque RA: 3735708026

Iracema Rocha Oriy RA: 4656889470

Natalia Sojo Leal RA: 4423859966

ATPS 3º ETAPA ADMINISTRAÇÃO DE CARGOS E SALÁRIOS

PROFESSOR :LUIZ CAMILLO

BAURU/2013

ETAPA 3

Qual a importância do planejamento de carreira

O desejo de conquistar uma colocação no mercado de trabalho é considerado uma prioridade para milhões de pessoas, não importa o sexo, a faixa etária, a nacionalidade, o grau de instrução acadêmica. Mas, ter um diploma e ser contratado por alguma empresa nem sempre é suficiente para sentir aquele gostinho de realização profissional. Para que uma pessoa desenvolva todo o seu potencial, supere desafios é necessário ter foco para alcançar objetivos tanto pessoais quanto profissionais.

Em relação às conquistas profissionais, por que muitas pessoas conquistam seu espaço no mercado de trabalho, enquanto outras se deparam com obstáculos que aparentemente nem deveriam ter cruzado seus caminhos? A resposta pode ser mais simples do que muitos pensam: planejamento de carreira. Uma ação focada que direciona o indivíduo para desenvolver competências técnicas e comportamentais que o farão tornar-se um profissional diferenciado.

Ao contrário do que muitos imaginam o planejamento para o desenvolvimento de carreira não é uma ação que parte apenas do profissional. Hoje, as organizações através da área de Recursos Humanos e dos gestores, em trabalho conjunto com o colaborador, oferecem todas as ferramentas necessárias para que aquele talento desenvolva-se e agregue valor a si próprio e ao negócio.

Os benefícios do planejamento de carreira - Além de gerar possibilidades reais de ascensão interna, as ações direcionadas ao planejamento de carreira, a empresa sente benefícios significativos no dia a dia. Isso se revela, por exemplo, na rotatividade da organização que é considerada a mais baixa que é média do mercado.

O futuro de uma pessoa pode ser determinado por suas escolhas tanto na vida profissional como na vida pessoal. O profissional precisa estar atento para o desenvolvimento de sua empregabilidade e investir em sua carreira é fundamental. É preciso pensar estar atento aos seus dons e talentos, aquilo que faz de melhor e que o diferencia das outras pessoas, em suas ambições, o que deseja alcançar, aonde deseja chegar, e o que quer para seu futuro. É importante que o profissional dê preferência por escolher uma carreira que explore seus pontos fortes, pois assim os resultados virão com maior rapidez. È importante que as empresas/lideranças estimulem seus funcionários dano suporte para o desenvolvimento pessoal e profissional dos indivíduos. Essa pratica pode trazer redução de custo com consultorias de seleção e de investimento em treinamentos iniciais para novo funcionário, diminuir o risco de uma contratação erra e manter um fluxo saudável de crescimento dentro da organização. Não se deve esquecer que é no direcionamento dos objetivos que pretende alcançar ao longo de sua carreira que o profissional encontrará uma colocação que lhe traga maior satisfação profissional e remuneração mais adequada. Ou seja, construir um plano de carreira garante maior realização e sucesso ao profissional.

3. Remuneração moderna.

"Um diferencial competitivo, uma ferramenta para a retenção e atração de talentos."

Hoje quando se fala em remunerar dentro das grandes organizações, não podemos simplesmente pensar em pagar um salário para um determinado cargo, devemos lembrar que a remuneração estratégica deve ir de encontro aos objetivos, necessidades, prioridades e valores da empresa, bem como, os profissionais que queremos reter ou atrair do mercado. Remuneração Estratégica - deve representar um elo entre o funcionário e a nova realidade das organizações. Deve se adequar a as características da empresa e levar em conta o seu planejamento para o futuro, o funcionário deve se sentir valorizado contribuindo para o sucesso da organização e atingindo as metas estabelecidas. A empresa consegue uma maior aproximação com seu funcionário.

Tipos de remuneração estratégica

Modelos de Remuneração Estratégica

As grandes organizações, principalmente as de origem internacional e com atuação transnacional, estão constantemente introduzindo sistemas e modelos conceituais de remuneração estratégica. Alguns deles têm aplicação somente no contexto corporativo da empresa que os desenvolveu. Outros, entretanto, podem ser utilizados por qualquer tipo de organização. Aqui enfocaremos, especialmente, os modelos que podem ser aplicados nas empresas nacionais:

§ Participação acionária (Long. Term. Incentive Plan – Stock Options)

§ Distribuição de ganho ou plano de incentivos (Gain Sharing)

§ Distribuição de Lucros

§ Remuneração por competências e habilidades (Competency-Based Compensantion)

§ Remuneração variável e por Resultados (Pay-for-Desempenho Program)

§ Remuneração da força de vendas (Sales Compensation Program)

Então vejamos,

- Participação acionária (Long Term Incentive Plan – Stock Options)

O primeiro modelo de remuneração estratégica que vamos ver é o de Participação Acionária. Ele consiste em distribuir ou subsidiar ações da empresa para os funcionários. Este é um sistema que premia desempenho e resultados corporativos, e geralmente é aplicado nos níveis estratégicos da organização — ou seja, diretores e gerentes. Muitas organizações, principalmente nos Estados Unidos, estendem a participação acionária para os funcionários de alto desempenho, em todos os níveis da empresa.

- Quais são as vantagens da participação acionária?

A principal delas é a adoção do modelo

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15.6 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com