TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Planejamento De Carreira

Artigo: Planejamento De Carreira. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  18/11/2013  •  569 Palavras (3 Páginas)  •  495 Visualizações

Página 1 de 3

Planejando seu projeto de carreira

Percebo que, ao contrário da estabilidade e estagnação que um dia conhecemos, hoje as estratégicas nas organizações mudam rapidamente e começam a fugir do tradicional modelo mecanicista, migrando para um modelo mais participativo, em que os pressupostos básicos para o sucesso da organização dependem diretamente do comprometimento e envolvimento de seus colaboradores.

Com a ajuda da tecnologia, as mudanças se tornam cada vez mais rápidas, problemas novos e oportunidades novas exigem novas maneiras de pensar e agir. Por conta dos choques de culturais, inovações constantes, tecnologia da informação, novos modelos mentais, atitudes proativas e disseminação do conhecimento que mudam o perfil das pessoas, o que requer uma nova postura de entendimento da essência do homem nas organizações. Para isso, precisamos repensar continuamente o que fazemos e inovar em ações futuras.

Cada um é o resultado de suas escolhas, sejam elas conscientes ou não. O caminho para o crescimento na vida pessoal e profissional não é apenas o resultado de conhecimento somado à experiência, mas a somatória de conhecimento, experiência, reflexão e autoconhecimento. Se a pessoa não tem um projeto de vida, certamente será apenas coadjuvante dos projetos de outras pessoas e até das empresas.

Carreira e sucesso são coisas planejadas. Exigem estratégias, reflexão, conscientização, comprometimento, perseverança. Precisa focar na eficiência e não apenas nos resultados. Grande parte dos profissionais se perde no foco porque deixam a carreira no automático e não conseguem parar para refletir sobre seus valores e prioridades, porque vivem correndo, trabalham muito, assumem várias atividades ou acumulam funções.

O projeto de carreira depende das necessidades, prioridades, satisfações de cada um de nós. Depende do seu momento de vida: pessoal e profissional. Suas escolhas determinarão seu futuro e sua vida. O sucesso na carreira começa pela clareza do que o profissional quer ou gosta de fazer.

Um plano de carreira é o roteiro do desenvolvimento profissional. Nele você traça metas objetivas e claras, com foco e prazos. Como primeiro passo para planejar a sua carreira, deve-se anotar todas as experiências e lições adquiridas e seguir alguns tópicos para organizar os dados e as ideias.

Pensar na carreira requer envolvimento e comprometimento. Todo plano de ação precisa de controle e verificação constantes. Sem o controle, o plano é apenas uma ideia sem foco. O controle permite corrigir erros e desvios, bem como aprimorar o que está dando certo.

A habilidade de controlar os pensamentos e emoções é determinante para o sucesso. Aprenda a lidar com ansiedades, medos e inseguranças. Positivismo e otimismo são estados mentais contagiosos que ajudarão você a encantar as pessoas, conquistar seus clientes internos, ganhar a cooperação dos colegas e, acima de tudo, inspira você a ir além.

Encontre um mentor ou coach, alguém com quem você pode discutir situações de trabalho e que lhe ajudará a refletir encontrar respostas para suas dúvidas. O mentor pode lhe dar sugestões de desenvolvimento e, por meio da relação de parceria, lhe ajudar a encontrar seu potencial, visando elevar ao máximo o seu desempenho.

Sonhe muito, sonhe sempre e renove seus sonhos constantemente.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.7 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com