TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Planejamento estratégico de tecnologias de informação

Artigo: Planejamento estratégico de tecnologias de informação. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  3/4/2014  •  Artigo  •  2.021 Palavras (9 Páginas)  •  277 Visualizações

Página 1 de 9

PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO DA TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO

Passo Fundo, julho de 2011.

Planejamento Estratégico daTecnologia da Informação

A abertura de mercado trouxe mudanças de comportamento tanto para os consumidores como para as empresas. Desde o início da década de 1990, as empresas estão passando por diversas e incessantes mudanças, conseqüência das constantes alterações nos cenários políticos, econômicos e sociais, variáveis essas que refletem diretamente nas organizações.

A globalização trouxe informação, tecnologia e também um aumento significativo na concorrência. Para sobressair a tanta competitividade, as organizações estão seguindo as novas tendências do mercado, investindo mais em responsabilidade social e ambiental, melhorando a eficiência na produção, qualidade dos produtos e serviços, e gestão de pessoas.

A comunicação empresarial tem atuado como uma importante ferramenta estratégica nas mediações entre a organização e seus diferentes públicos, já que não há mais espaço no mercado para improvisos e amadorismos, tornando-se fundamental a contratação de profissionais que possam realmente dar resultados para a empresa. Por isso, torna-se necessário um aperfeiçoamento profissional, nas diversas exigências do mercado atual, trabalhando com conceitos e tendências sobre as novidades em tecnologia e prática para o exercício da comunicação nas empresas.

Por isso, nessa nova estrutura de informações, a empresa que não se ajusta a esse modelo não pode ter sucesso no mercado. A importância da qualidade de uma rede de computadores numa empresa define a qualidade dos serviços prestados pela mesma.

O importante na comunicação, por exemplo, é que as mensagens sejam marcantes e não o culto a quem as produziu e apresentou. Conta o objetivo final, a capacidade solidária que a circulação da informação e a boa comunicação é capaz de proporcionar. Na comunicação interna, numa organização, esta prerrogativa pode ser uma prática salutar. Quando a informação corre as veias e artérias da organização e as agendas gerenciais têm por base a comunicação tudo flui. Há um prazer enorme em fazer parte de uma organização harmônica e vencedora, onde todos os atores são valorizados e reconhecidos. Onde as pessoas estão compromissadas e têm uma causa, que é o sucesso e a realização.

Algo indica que o foco gerencial precisa se adaptar, estabelecer e favorecer sistemas ágeis de interação com e entre seus empregados. Gozando de boa imagem da praça as empresas precisam se preparar para um novo desafio. A idéia fixa das direções é que os empregados "precisam" se sentir mais envolvidos em suas atividades e assim mais compromissados com a atividade da organização. Para tanto, usam os mesmos mecanismos que funcionam na comunicação externa, transferindo informações, buscando maior comprometimento com os processos da organização em todos os níveis e direções.

A Tecnologia da Informação (TI ) não se restringe a equipamentos (hardwares), programas (softwares) e comunicação de dados. Existem tecnologias relativas ao planejamento de informática, ao desenvolvimento de sistemas, ao suporte ao software, aos processos de produção e operação, ao suporte de hardware, entre outros

O planejamento estratégico é um processo de determinação dos principais objetivos de uma organização, das políticas e estratégias que a governarão, do uso e disponibilizarão dos recursos para a realização dos objetivos, Pode ser descrito como uma técnica administrativa que cria a consciência de suas ameaças e oportunidades, de seus pontos fortes e fracos para o cumprimento dos objetivos, mobilizando a organização na escolha e construção de seu futuro O planejamento estratégico das organizações privadas e públicas deve ser complementado pelo planejamento de sistemas de informação, conhecimentos e informática. Esse planejamento também pode ser chamado de Planejamento Estratégico da Tecnologia da Informação (Peti). Ambos os planejamentos devem ser integrados e alinhados (Resende, 2003).

O PETI é o processo de identificação de necessidades tecnológicas e computacionais para dar suporte à efetiva concretização das estratégias do planejamento da organização, atuando como um poderoso instrumento potencializador das estratégias definidas, disponibilizando amplos recursos tecnológicos para suprir necessidades de todas as demais áreas da organização.

O planejamento de sistemas de informação e da tecnologia da informação é o processo de identificação de software e de hardware e principalmente de banco de dados para suportar a clara definição e documentação do planejamento estratégico de negócios da organização.

Planejamento é uma função gerencial básica. a qual Chiavenatto define como as funções de um administrador:

Embora existam diferentes escolas de pensamento a respeito do termo Administração e como esta deve ser praticada, é geralmente aceito que o processo de gestão possui cinco funções principais: Planejamento, Organização, Direção, Controle, Comunicação e Motivação (CHIAVENAT0, 1994, p.166).

A habilidade com que esta função está sendo desempenhada determina o sucesso de todas as operações de uma empresa. É o processo de reflexão que precede a ação e tomada de decisão relacionada com o futuro da organização. Atualmente o planejamento deve ser transformado em um processo contínuo. É preciso avaliar permanentemente o que se está fazendo, de acordo com as informações obtidas sobre a concorrência, as novas tecnologias e os clientes.

Dificuldades enfrentadas para implementar um sistema de informação são a resistência a mudanças internas, o despreparo do cliente para o processo de implantação, imprecisões na especificação do serviço a ser prestado, excesso de expectativa do cliente, problemas de infra-estrutura

Para o sucesso na implantação de um SI para a gestão organizacional é necessário o apoio da alta gerência, treinamento dos usuários, a comunicação entre os funcionário, usuários e entre organização e consultores durante o processo de implantação é determinante para o sucesso, coesão para o grupo envolvido no processo, interação com os consultores durante a fase de implantação, dado o conhecimento técnico deles.

O planejamento segue os seguintes passos tomada de decisão pela implantação ou não do sistema (estudo de viabilidade), seleção

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.5 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com