TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PLANEJAMENTO ESTRATEGICO DA TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO

Dissertações: PLANEJAMENTO ESTRATEGICO DA TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  4/12/2013  •  1.084 Palavras (5 Páginas)  •  489 Visualizações

Página 1 de 5

PLANEJAMENTO ESTRATEGICO DA TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO

INTRODUÇÃO

As estratégias vêm colocar uma forma de definir e obter resultados. Andrews (1991) diz que a estratégia das organizações é como um modelo de decisão nas empresas, no qual estão definidos os objetivos, regras, planos, fronteiras de negócios e atuação. Ele considera que a análise de riscos, ameaças e oportunidades externas são tão importantes quanto valores pessoais, aspirações, ideais e aspectos éticos para a escolha das metas. Ele ainda expressa que em cada organização a combinação de recursos, valores e capacidades devem ser única, o que alcança resultados únicos em cada organização e em cada situação.

TI não é mais vista nas organizações sob a óptica de tecnologia e de operações, mas sim no ponto de vista dos negócios e das estratégias, se comunicando com todos os sistemas e subsistemas, na gestão e na tomada de decisões do negócio.

O que até então era um discurso, começou a tomar corpo, ou seja, o alinhamento do PETI ao PEC está se tornando cada vez mais realidade nas organizações.

O mundo de TI é complexo, dada a extensão do assunto somado à velocidade de lançamento de novas tecnologias, ainda mais no mundo de hoje onde a combinação entre elas acelera ainda mais essa velocidade de inovação. Cabe aqui mais um papel importante ao CIO: o de transformar tal complexidade em coisas simples. Ao mesmo tempo em que busca oportunidades de melhorias nos negócios da empresa.

Planejamento Estratégico da Tecnologia da Informação

As organizações para serem inteligentes precisam disponibilizar produtos

de qualidade, pratica de bom atendimento;,adequar sua política de venda e preços aos clientes,cumpri prazos predefinidos e estar atenta a as mutações do mercado.Essas exigências forçam as organizações reverem seus valores comerciais,humanos e tecnológicos, o que por si só, não garantem as principais metas organizacionais e a inteligência empresarial. Esses valores merecem atenção especial com análise estratégica e planejamento efetivo, envolvendo toda a organização, principalmente no que tange a adoção da TI e respectivos recursos com o objetivo de alcançar estas metas organizacionais. Nesse sentido, dois fatores são vitais para as organizações no atual momento de competitividade e globalização: a definição de uma estratégia de posicionamento no mercado e a utilização da TI como valioso recurso para a definição e manutenção desse posicionamento estratégico. Juntamente com a TI, o capital intelectual e a gestão do conhecimento também aparecem como outros valiosos recursos estratégicos.

A globalização ampliou significativamente os negócios mundiais, fazendo com que as empresas busquem as novidades e que seus negócios cresçam, porém as estruturas, as políticas, os processos e as culturas organizacionais devem ser considerados nesse crescimento. Isto faz com que TI se apresente como um instrumento de coordenação de processos empresariais e como um mecanismo de coalizão dessas atividades empresariais globais. Dessa forma, a necessidade do planejamento da TI é fundamental e pode ajudar as organizações na formulação de estratégias transnacionais, atuando na configuração das atividades da cadeia de valor, nas alianças estratégicas e na integração do mercado.

Planejamentos de Implantação dos Recursos de TI

O planejamento de Sistemas de Informação e da Tecnologia da Informação é o processo de identificação das aplicações baseadas em computadores para apoiar a organização na execução do seu plano de negócios e na realização dos seus objetivos organizacionais (O´BRIEN, 2004).

Alguns recursos são usados para auxiliar a organização, na identificação das oportunidades de SI para apoiar os negócios empresariais, no desenvolvimento de arquiteturas de informação baseadas nas necessidades dos usuários, e no desenvolvimento de planos de ação de curto e longo prazo.

Posicionamento estratégico

O ambiente competitivo e a globalização influenciam o posicionamento estratégico dos negócios da organização, concomitantemente exigindo esforço no posicionamento estratégico da área da TI. Esse posicionamento pode se comportar de três formas: a TI suportar as operações da organização, mas não estar estrategicamente integrada a ela; a TI suportar as estratégias, mas não participar da concepção e com seu potencial; e a TI fazer parte integral de todas as estratégias empresariais, inclusive as relacionadas a produtos, serviços, clientes, fornecedores, distribuidores, etc. (PARSONS, 1983; JOHNSTON; CARRICO, 1988). Essas questões relatadas que envolvem os fatores de sobrevivência e sucesso das organizações justificam que a TI seja planejada, adequada e adaptada com flexibilidade e efetividade (MARKUS; BENJAMIN, 1997).

O Planejamento estratégico de TI é o recurso usado para auxiliar o tomador

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.5 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com