TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Planejamento operacional do sistema de transporte

Tese: Planejamento operacional do sistema de transporte. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  30/5/2014  •  Tese  •  872 Palavras (4 Páginas)  •  550 Visualizações

Página 1 de 4

Planejamento operacional de sistema de transporte

RESUMO

O propósito deste artigo é analisar a importância de um planejamento operacional de sistemas de transporte urbano para o beneficio da Empresa, bem como para os seus usuários.

PALAVRAS-CHAVE: Planejamento operacional; Pesquisa Operacional; Alocação da mão-de-obra; Alocação da frota dias úteis, sábado e domingo; Modelagem Matemática; Processo Decisório e Tecnologia da Informação.

TEXTO DO TRABALHO

O planejamento operacional entende-se o conjunto de atividades desenvolvidas pelas empresas com o objetivo de organizar a operação da rede de transporte coletivo, visando à alocação racional dos recursos necessários ao atendimento adequado da demanda e a produção dos serviços com a maior eficiência e eficácia possíveis.

A unidade básica de organização da produção do transporte coletivo é a linha, caracterizada por uma configuração espacial (o itinerário) e uma organização temporal (a programação de horários). Os dois principais recursos utilizados são os veículos (quantidades e tipos) e os operadores (motoristas e cobradores), que devem ter sua programação ou escala (ao longo do tempo) definida antecipadamente, de forma a atender à demanda em todos os horários e em todas as linhas. A escala pode ser programada por dia, semana, mês e até por ano, considerando as folgas, descansos, férias, treinamentos e outras atividades da tripulação, além da manutenção preventiva dos veículos, assim o planejamento operacional de qualquer empresa de transporte, necessita antes de tudo, até mesmo de uma criação de uma pesquisa operacional, pois tem métodos científicos para a tomada de decisões. A Pesquisa operacional “estrutura processos, propõe um conjunto de alternativas e ações, fazendo a previsão e a comparação de valores, de eficiência e de custos”, tudo que um planejamento operacional necessita para fazer um bom atendimento adequado visando uma maior eficiência, eficácia e o atendimento adequado aos seus clientes.

Por ser uma ferramenta matemática aplicada, a pesquisa operacional nos dá condições para:

• Solucionar problemas reais;

• Tomar decisões embasadas em fatos, dados e correlações quantitativas;

• Conceber, planejar, analisar, implementar, operar e controlar sistemas por meio da tecnologia bem como de métodos de outras áreas do conhecimento;

• Minimizar custos e maximizar o lucro;

• Encontrar a melhor solução para um problema, ou seja, a solução ótima.

A etapa seguinte é a alocação da mão-de-obra, com a definição de uma escala de operador que são constituídas de motorista, que se completa com a definição exata do horário de trabalho e das viagens. Ainda, se inserem como uma etapa do planejamento operacional, os ajustes que se fazem necessários ao longo da própria operação. Essa atuação, em geral, diz respeito a objetivos instrumentais de curto prazo, relacionados às decisões de ajuste da operação das linhas e de outros elementos do sistema (terminais, sinalização, etc.) às situações conjunturais do ambiente urbano e do mercado de transporte, visando otimizar a eficiência operacional. Embora o provisionamento dos recursos humanos, estabelecido na escala de serviço (semanal ou mensal), seja uma atividade planejada, um trabalho cotidiano de ajuste dessa escala é necessário devido tanto a problemas típicos de gestão de pessoal (solicitações de dispensa de serviço, afastamentos médicos, demissões, treinamentos, etc.) quanto a operacionais (congestionamentos, acidentes, defeitos dos veículos, etc.)

Por outro lado, um bom acompanhamento da execução garante que uma eventual interrupção de serviço seja rapidamente solucionada, da forma mais adequada, aumentando

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.3 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com