TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Planejamento Operacional

Trabalho Escolar: Planejamento Operacional. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  22/5/2013  •  2.671 Palavras (11 Páginas)  •  752 Visualizações

Página 1 de 11

1 - A gestão estratégica é uma área do conhecimento relativamente nova, tendo sua origem na introdução da disciplina política dos negócios, nas universidades americanas, na década de 1950. Com o rápido desenvolvimento dos conceitos de estratégia e sua crescente aplicação nas atividades empresariais, a gestão estratégica foi obrigada a acompanhar essa evolução, tornando-se uma nova disciplina do estudo dos negócios.

Fonte: /blogs.abril.com.br/pensamentos/2009/02/dificil-decisao.html (22/09/10).

Nos dias de hoje, podemos afirmar, sobre a estratégia, que:

I- A gestão estratégica é considerada como uma das principais responsabilidades da alta administração porque enfrenta um duplo desafio: de estabelecer as bases para o êxito de amanhã e ao mesmo tempo competir para vencer nos mercado de hoje.

II- O grupo executivo tem a difícil tarefa de conciliar os diferentes interesses dos stakeholders e coordenar as atividades das diferentes áreas da organização.

III- A essência da Gestão estratégica é elaborar, por meio de uma abordagem inovadora e criativa, uma estratégia competitiva que assegure o êxito da organização nos negócios atuais, ao mesmo tempo em que constrói as competências essenciais necessárias para o sucesso dos negócios de amanhã.

IV- A gestão estratégica é um processo descontínuo, estanque e pontual, porque a estratégia realizada de uma organização nem sempre coincide com a estratégia pretendida, devido às constantes mudanças verificadas na sociedade e no ambiente dos negócios.

Indique nas alternativas citadas, a certa:

Alternativas:

A: As Alternativas I, II, III e IV são corretas.

B: As alternativas I, II, III, IV são incorretas.

C: Somente as alternativas I, II, e III são corretas.

D: Somente as alternativas I, II e IV são corretas.

E: Somente as alternativas II, III e IV são corretas.

Resposta do aluno: C

Justificativa(s) do aluno: A base da Gestão Estratégica, segundo Liam Fahey, é elaborar de forma inovadora e criativa. Uma estratégia que coloque a organização competitivamente á frente das demais, assegurando seu sucesso atual e construindo ferramentas para o sucesso futuro.

2 - A tripla dimensão da estratégia, realizada, pretendida e emergente reflete a contribuição de H. Mintezberg ao considerar a formulação mais como um processo caótico e criativo do que racional. De acordo com Mintzberg, “a estratégia é mais frequentemente um processo, irregular, descontínuo, repleto de ajustes e recomeços. Há períodos de estabilidade e desenvolvimento da estratégia, mas também há períodos de constantes mudanças, investigações, tentativas e erro, mudanças em etapas e mudanças globais” conforme sugere a ilustração abaixo.

Neste sentido, é correto afirmar que:

I - A mudança, a incerteza, a novidade e a criação de novos conhecimentos com maior intensidade, além da estabilidade, em menor escala, fazem parte do processo estratégico.

II - A estratégia, entretanto, não considera a mudança como a sua preocupação central, uma vez que a mudança no ambiente, a mudança dentro da empresa e a mudança em como a empresa estabelece os elos entre a estratégia e a empresa estão muito mais ligadas às preocupações com decisões que já foram tomadas pela direção do que com os novos cenários do ambiente.

III - Uma das questões mais críticas da gestão estratégica é a implementação da estratégia competitiva nas empresas porque no processo estratégico os executivos podem falhar tanto na formulação como na execução da estratégia de suas empresas.

IV - Uma das questões mais confortáveis da gestão estratégica é a implementação da estratégia competitiva nas empresas porque no processo estratégico os executivos, devido às suas competências e habilidades, não podem falhar tanto na formulação como na execução da estratégia de suas empresas.

Indique nas alternativas abaixo, a certa:

Alternativas:

A: As Alternativas I, II, III, IV estão corretas.

B: As Alternativas I, II, III, IV estão incorretas.

C: Somente as Alternativas I e II estão corretas.

D: Somente as Alternativa I e III estão corretas.

E: As Alternativas II e IV estão corretas.

Resposta do aluno: D

Justificativa(s) do aluno: J. David Hunger cita em seu livro "Gestão Estratégica" que feita uma pesquisa em parceria com 93 empresas, onde deixa evidente a contribuição de H. Mintezberg. Resultados mostram empresas que implementavam suas estratégias de negócios, deparavam com problemas diversos, tais como: o surgimento de problemas internos não previstos pelos executivos, a coordenação ineficaz de atividades planejadas, etc. Problemas existentes até os dias atuais. Com isso, exige-se uma renovação de como conduzir o processo de gestão estratégica.

3 - A disciplina PO – Planejamento Operacional cuida essencialmente dos objetivos protagonizados pelos mentores da organização. Para esse desenvolvimento é utilizado ferramentas que facilitam e orientam todo o desenvolvimento necessário para atingir os pontos propostos. Dentre as ferramentas que podem ser utilizadas na organização, podemos citar:

I-) Administração Logística e Administração de Suprimentos

II-) Administração financeira e Administração de pessoas

III-) Administração de pessoas e Administração de produção

IV-) Planejamento estratégico e BSC (Balanced Scorecard

V-) Administração industrial e Processo Seis Sigma

VI-) BSC(Balanced Scorecard) e Processo DMAIC

VI-) Processo DMAIC e Processo MASP

Identifique a alternativa abaixo que apresenta ser verdade:

Alternativas:

A: Alternativas VII, VI,

B: Alternativas V, IV,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (18.7 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com