TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Plano De Aula

Ensaios: Plano De Aula. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  28/10/2013  •  1.160 Palavras (5 Páginas)  •  755 Visualizações

Página 1 de 5

Projeto de ensino-aprendizagem

Nome do Projeto: Ambiente sustentável começa com Escola Limpa. Público Alvo: Alunos do 5º ano do Ensino Fundamental.

Justificativa: Já está claro para todos que um ambiente para ser saudável é preciso que seja Limpo e organizado, porém o respeito pelo ambiente escolar ainda está longe de ser o ideal. Daí a necessidade desse projeto cuja justificativa é provocar na comunidade escolar uma postura atitudinal reflexiva e prudente na preservação do espaço escolar. Durante o projeto “Escola Limpa” serão observados o interesse, a participação, a criatividade e o empenho individual e coletivo nas atividades propostas. Ao desenvolver o projeto, espera-se que os alunos sejam os multiplicadores das ações desenvolvidas.

Objetivos Gerais: Trazer mudança de hábitos que visa à organização e a preservação do meio em que vivemos, mostrando a importância da higiene pessoal, do ambiente familiar e da escola. O projeto tende a mostrar aos alunos a importância de uma escola limpa, fazendo com que todos reflitam para melhorar nossas condições de vida.

Objetivos específicos: Primeiramente levar os alunos a valorizarem a sociabilidade, aprender hábitos simples do dia-a-dia e assim, adotarem pequenos gestos, como:

1. Propiciar a organização das carteiras na sala, como também manter as carteiras, o chão e as paredes limpas;

2. Evidenciar o uso correto das lixeiras, colaborar com o ambiente limpo;

3. Conscientizar sobre a importância de preservar os trabalhos expostos pelos colegas;

4. Propor aos alunos e demais pessoas da unidade de ensino, a manterem torneiras fechadas após o seu uso; Reconhecer e fazer uso das palavras mágicas: com licença, por favor, obrigado e desculpe;

5. Reconhecer o espaço em que se vive e percebe-se parte dele, compreendendo que lugar determina aspectos importantes da vida;

Cronograma: Duração total com avaliação de 08 Semanas.

Desenvolvimento do Projeto:

Confecção de cartazes com frases significativas sobre “Escola Limpa”.

- Pesquisar referências à higiene e limpeza da escola;

-”Montagem de um painel, destacando as principais ações;”.

- As conseqüências da falta de higiene na saúde; - Problemas causados pelo lixo;

- Poemas com palavras relacionadas com a limpeza- Teatro; - Literatura de Cordel; - Parodias; - Poesia, redações textos e músicas; - Organização de oficinas de reciclagem, em pequena escala, na tentativa de estimular a reciclagem;

- Discutir com os alunos a importância da reciclagem.

Rotina- sala pré-escolar - Educação Infantil da Associação Beneficente Afilhados de Angra dos Reis

Na entrada os alunos são recepcionados pela professora, sorridente e amável, realizam uma fila de meninos e outra de meninas. Ao entrar na sala penduram as mochilas e costumam sentar-se em carteiras individuais, depois é feita a rodinha, e chamada. A professora conduz a aula com organização e promove atividades que favorecem o aprendizado, buscando formas diferenciadas de ensinar os educandos, promovendo o lúdico e tornando prazeroso o dia de aula.

Durante a aula observa-se que a professora faz o levantamento do conhecimento prévio das crianças, relação entre o tema do trabalho e o cotidiano dos alunos, elabora atividades claras e de fácil visualização, durante a aula é feito o registro em lousa, de maneira organizada. - É feito um planejamento semanal, mensal e anual, disse à professora que também faz uso do lúdico e a manipulação de diversos materiais. São recursos utilizados para auxiliar ainda mais no desenvolvimento de cada educando. Foi observado que o relacionamento da professora com os alunos é feito através do respeito, afetividade, carinho e afeição. Enquanto futura estagiária fui muito bem recebida no ambiente escolar por todos: professora, alunos e direção.

Desenvolvimento e avaliação da aula ministrada/Plano de aula:

A aula teve duração de 4h. Os alunos entraram 7h30min e saíram 11h30min. A aula foi dirigida com atividades, recreação e alimentação. Todo material utilizado na aula era de conhecimento dos alunos, eles se sentiram bem à vontade com o tema e a aula. Tema da aula: Água fundamental para o meio ambiente

Objetivo: Conscientizar sobre a importância da utilidade da água para o ser vivo e estimular a oralidade, a coordenação motora e a criatividade.

Metodologia: Conversa sobre as utilidades da água na vida

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.5 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com