TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Plano De Aula

Pesquisas Acadêmicas: Plano De Aula. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  6/11/2013  •  2.229 Palavras (9 Páginas)  •  566 Visualizações

Página 1 de 9

Sumário

INTRODUÇÃO................................................................................................................4

REFERENCIAL TEÓRICO..............................................................................................5

BRINQUEDOS E BRINCADEIRAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL...................................5

REGISTRO REFLEXIXO DA PESQUISA DE CAMPO...................................................7

Considerações Finais...........................................................................................10

REFERÊNCIAS.............................................................................................................11

ANEXO..........................................................................................................................12

INTRODUÇÃO

Este trabalho consiste em promover o fortalecimento dos conceitos trabalhados nas disciplinas Ensino e Alfabetização II, Ensino Natureza e Sociedade, Ensino das Artes e Musica, Ensino da Matemática na Educação Infantil do 5º período de pedagogia, por meio de uma breve reflexão sobre a organização do espaço educativo infantil e a importância do brincar e suas inúmeras contribuições para o desenvolvimento pedagógico nas escolas. Também será apresentado um registro reflexivo da Pesquisa de Campo que foi realizado pelo grupo em uma escola de Educação Infantil, neste texto iremos destacar as informações colhidas e nossas reflexões, também será apresentada a confecção do brinquedo VAI e VEM escolhido pelo grupo na sala do maternal IV com crianças com idade de 3 a 4 anos. Nosso trabalho foi realizado com base no Eixo que integrador que é a organização do espaço educativo na educação Infantil. A concepção pedagógica de um educador é revelada na organização do espaço escolar, interno e externo, planejar o espaço de convívio escolar é fundamental, adequando-o às atividades específicas para cada faixa etária. Esse espaço deve ser acolhedor e desafiador, a criança necessita de um espaço povoado de objetos que lhe proporcione a imaginação, criação, construção, interação, expressão de emoções, elaboração de conceitos e brincadeira. Espaço escolar não se restringe apenas a sala de aula, ela prolonga-se externamente, devendo ser explorado numa perspectiva pedagógica.

REFERENCIAL TEÓRICO

Será apresentado abaixo um resumo sobre o texto lido pelo grupo “Brinquedos e Brincadeiras na Educação Infantil” da professora Tizuko Morchida Kishimoto. Destacamos as partes mais importantes que melhor descrevem esse processo de construção da aprendizagem por tais meios.Logo após será apresentado um registro reflexivo sobre a pesquisa de campo que fizemos na instituição de ensino as informações colhidas e nossas reflexões a respeitos dos dados apresentados.

Brinquedos e Brincadeiras na Educação Infantil

A partir da análise da importância da brincadeira para a formação e desenvolvimento global da criança, a prática lúdica é um aspecto essencial para a constituição da educação infantil desde os primeiros anos de vida, à qual deve estar agregado o cuidado. Através dos brinquedos e das brincadeiras populares a criança descobre e compreende o mundo desenvolvendo a imaginação, experienciando o faz de conta e explorando possibilidades para a construção do conhecimento. Os espaços construídos para criança e com a criança devem ser explorados pela mesma, em uma relação de interação total, de aprendizagem, de troca de saberes entre os pares, de liberdade de ir e vir, de prazer, de individualidades, de partilhas, enfim, de se divertir aprendendo. O brincar está presente em diferentes tempos e lugares e de acordo com o contexto histórico e social que a criança está inserida. A brincadeira é recriada com seu poder de imaginação e criação. O brincar é natural na vida das crianças. É algo que faz parte do seu cotidiano e se define como espontâneo prazeroso e sem comprometimento. As brincadeiras são universais, estão na história da humanidade ao longo dos tempos, fazem parte da cultura de cada região. O processo de socialização que antes era entendido como uma espécie de preparação para a fase adulta passou a focar as práticas da criança e suas experiências de autonomia. A brincadeira é uma das linguagens que se destacam na infância e é através dela que a criança significa e ressignifica o mundo, constituindo suas práticas culturais.

É importante que sejam oferecidos às crianças espaço de transmissão de cultura para que elas possam brincar e, assim terem oportunidades de criação, pois quando a criança brinca, reinventa cenas do cotidiano que a marcam, construindo sua própria história. As crianças que com frequência brincam de faz-de-conta tendem a cooperar mais com outras crianças e tendem a ser mais populares e alegres do que aquelas que não brincam de modo imaginativo.

O brincar tem a função socializadora e integradora. A sociedade moderna cada vez mais tem sofrido transformações em relação ao brincar e ao espaço que se tem para brincar, os pais e os filhos têm pouco tempo para ficarem juntos e brincar. A escola acaba sendo a única fonte transmissora de cultura, onde ainda existem espaços para as crianças brincarem, tendo os profissionais de educação à incumbência de ensinar e resgatar as brincadeiras populares, mas não só isso, como também o jogo deve fazer parte do cotidiano das crianças, e seria usado como uma nova forma de transmitir conhecimento, pois a atividade lúdica é benéfica ao aprendizado.

O brincar vai desde a sua prática livre até uma atividade dirigida, com regras e normas. Os jogos são ótimos para desenvolver o raciocínio lógico, e também para o desenvolvimento físico, motor, social e cognitivo, e atualmente a aplicação desta nova maneira de transmissão de conhecimento é até mais fácil pelos recursos e metodologias disponíveis para o professor.

Brinquedos e brincadeiras na educação infantil, estas atividades ajudam a construir o conhecimento, podem ser entendidas como situações em que as crianças possam expressar diferentes sentimentos, podendo, gradativamente, aceitar a existência do outro. São atividades lúdicas que visam melhorar a socialização entre as crianças, fazendo com que vivenciem situações de colaboração, trabalho em equipe e respeito. Além de proporcionarem momentos lúdicos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15.5 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com