TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Plano De Aula

Casos: Plano De Aula. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  10/11/2013  •  581 Palavras (3 Páginas)  •  300 Visualizações

Página 1 de 3

PLANO DE AULA:

O grupo escolheu para fazer a observação alunos da Escola Estadual General Álvaro Alves da Silva Braga, situada na zona sul de Porto Alegre.

1. A observação deu-se em uma turma do primeiro ano das séries iniciais do Ensino Fundamental, no período da manhã.

2. A turma é composta por dezesseis (16) alunos, com faixa etária de seis anos.

Principais características da turma:

A turma é formada por alunos tranqüilos, porém, apresentam muita resistência para entrarem em sala de aula, demonstrando desinteresse. Em um primeiro momento, aparentam estarem envergonhados, geralmente acontece quando chegam sozinhos sem a presença dos pais. Alguns alunos ficam andando de um lado para o outro, vão até a cozinha para saber qual é o cardápio da merenda, é quando o monitor chega e os busca, levando-os para a sala de aula.

Ao chegar na sala, a aula já está em andamento e alguns alunos sempre comentam o fato de alguns “coleguinhas” demoraram a chegar.

Nota-se também, um desinteresse dos alunos em relação aos conteúdos, demonstrando dificuldades em compreender o que está sendo explicado. Enquanto uns estão curiosos, outros parecem estar ausentes da sala de aula.

Em uma turma de dezesseis alunos, poucos sabem sabe ler e escrever, inclusive palavras que possuem mais consoantes juntas. Outras crianças, somente agora (estamos no mês 11), estão conseguindo juntar as vogais, sendo que o restante da turma ainda não conseguem fazê-lo. Podemos dizer que: 30% da turma está alfabetizada, 20% estão na fase silábicos alfabéticos e 50% estão pré-silábicos.

1. Recursos de ensino disponibilizados na sala de aula

Os recursos de ensino disponibilizados na sala de aula são revistas, jornais, livros, jogos de quebra cabeça, memória, de lego e jogo da velha.

A professora utiliza dinâmicas e atividades variadas a partir de recortes de revistas e jornais, na elaboração de cartazes coloridos, comparando o desenho com a palavra a ser lida, mostrando e interligando as iniciais.

Os jogos são utilizados para as crianças desenvolverem o raciocínio lógico. Os alunos também possuem o dia do livro onde são contadas histórias. Os alunos já foram ao teatro, porém ainda não conhecem o cinema. Os alunos não possuem acesso à internet pois, a escola não dispõe de um laboratório de informática.

Nosso objetivo ao preparar essa aula, foi o de chamar a atenção dos alunos (os com maiores dificuldades e dos com facilidade maior em aprender).

A dinâmica utilizada foi a contação de uma estória infantil conhecida por todos, a confecção de fantoches desenhados pelos alunos e feitos a partir de palitos de sorvete e a realização de um teatro de fantoches a partir de uma reapresentação da estória, feita pelos alunos.

A produção dos fantoches em sala de aula, pelos próprios alunos proporcionou uma interação entre as crianças e dessas com os bonecos e o lúdico.

Acreditamos que com essa dinâmica, os alunos conseguiram superar um pouco a timidez, havendo uma maior aproximação entre eles o que facilitou a aprendizagem

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.7 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com