TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Plano De Aula

Exames: Plano De Aula. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  11/11/2013  •  962 Palavras (4 Páginas)  •  314 Visualizações

Página 1 de 4

Tema: Meios de comunicação.

Super população: Número excessivo de macacos em zona urbana causa desequilíbrio ambiental.

Apresentação:

Nos tempos atuais é imprescindível que a educação de forma interdisciplinar aborde os meios de comunicação para que as crianças conheçam e valorizem as formas de comunicação e seus veículos como: email, telegrama, cartas, redes sociais, telefone, jornais, revista, etc.

Visto isto o projeto apoiado na obra literária de Ruth Rocha “Uma história com mil macacos” vai subsidiar os educandos na importância da comunicação.

Justificativa:

Buscando promover aprendizagens mais significativas, variadas áreas do conhecimento uniram-se na possibilidade de uma nova prática educativa. Sendo assim, promover o desenvolvimento integral das crianças, dentro de um ambiente com propostas lúdicas e de cunho educativo. Pode-se perceber que a realidade atua vem afastando cada vez mais nossos alunos do ato de ler. Aspectos como computadores, videogames, TV, o acesso restrito a leitura no núcleo familiar, e a falta de incentivo, tem ocasionado pouco interesse para a leitura, e por consequência dificuldades marcantes que sentimos nas escolas: vocabulário precário, reduzido e informal, dificuldade de compreensão, erros ortográficos, puçás produções significativas dos alunos, conhecimentos restritos aos conteúdos escolares. Faz-se entanto necessário que a escola busque resgatar o valor da leitura, como ato de prazer e requisito para emancipação social e promoção da cidadania. Através da leitura o ser humano consegue se transportar para o desconhecido, explora-lo, decifrar os sentimentos e emoções que o cercam e acrescentar vida ao sabor da existência. Pode então, vivenciar experiências que propiciem e solidifiquem os conhecimentos significativos de seu processo de aprendizagem. Pensando nisso desenvolveremos um trabalho acerca da história de leitura infanto-juvenil. “Uma história com mil macacos”.

Objetivos Gerais:

- Interligar conteúdos diversos;

- Dar oportunidade à criança imaginar e indagar sobre conteúdos abordados

Desenvolver o pensamento lógico matemático;

- Proporcionar investigação por parte das crianças;

- Despertar o gosto pela leitura;

- Oportunizar momentos de discussão coletiva acerca do assunto o meio ambiente e extinção de animais;

- Estimular a linguagem oral e escrita;

- Utilizar recursos multimídia para tarefas de informática;

Objetivo Especifico:

Conscientizar sobre a importância dos meios e comunicação;

-Levar os alunos a distinguirem e identificarem os meios de comunicação;

-Valorizar os meios de comunicação;

-Utilizar adequadamente os meios de comunicação;

-Desenvolver a criatividade;

-Desenvolver a leitura e escrita.

Duração: Um bimestre

Disciplinas: Língua Portuguesa: Diversos suportes textuais; produção de texto reconta de história, literatura infantil, meios de comunicação, pontuação, vocabulário, erros ortográficos.Matemática: Sistema de numeração decimal, quantidades, classes e ordens.Ciências: Meio ambiente, fauna, extinção, animais selvagens e habitat natural.Geografia: Meios de transporte, bairro, cidade, estado, país.Arte: Dramatização, releitura.

Público Alvo: Alunos do 3º Ano do Ensino Fundamental

Recursos: livros, r4ecurso áudio visual, papeis diversos (cartolinas, papel cartão, folha de linguagem, sulfite).

Metodologia transdisciplinar:

Adequar seu discurso às diferentes situações de comunicação oral, considerando o contexto e os interlocutores reconhecendo o telegrama como veiculo importante de comunicação e seu valor histórico.

Reconhecimento e exploração de diversos meios de comunicação.

Desenvolvimento:

A capa do livro será apresentada as crianças com o intuito de realizar um levantamento prévio do assunto deixando-os livre, para expressar o que estão observando. Perguntar se já viram um

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.9 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com