TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Plano De Aula

Artigo: Plano De Aula. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  24/11/2013  •  2.697 Palavras (11 Páginas)  •  673 Visualizações

Página 1 de 11

PEDAGOGIA BAURU

DIDÁTICA E PRÁTICAS DE ENSINO

PLANO DE AULA

a) Público alvo

Crianças (alunos) faixa etária de 5 anos (pré – escola)

b) Perfil da turma

Crianças em avançado desenvolvimento sensório motor, cognitivo, integradas com o ambiente escolar, professores e colegas, possibilitando a descoberta de novas formas para aprendizagem, pois são bastante implorativos, espontâneos, curiosos e inteligentes, fatores importantíssimos para que se desenvolvam felizes e saudáveis.

c) Tempo de duração

As atividades nessa faixa etária não devem ultrapassar mais de 1h, pois eles se desinteressam rapidamente pelas atividades.

d) Tema da aula

Ciências - Sociedade – Meios de transporte

e)Justificativa

Este plano de aula tem como justificativa estimular, desenvolver e incentivar os alunos a conhecerem e citarem os meios de transporte que conhece e para que sirvam, fazendo assim eles debaterem e questionarem o tema em questão.

f)Objetivos da aula a ser planejada

Pesquisar sobre os meios de transporte, marítimos, aéreos, aquáticos e terrestres, compartilhando idéias, emoções e experiências.

g)Conteúdo previsto para aula

Trabalhar com a turma debates, pedindo que citem os principais meios de transporte que conhecem discutir a utilidade e a importância dos meios de transporte e relacionar figuras dos variados meios de transporte, para montagem de um painel e também realizar atividades xerocadas e recorte e cole.

h)Procedimentos de ensino e métodos

A aula será ministrada através de atividades xerocadas, jogos, blocos de montar (para fazer avião, carro, trem)debates entre os alunos, pesquisas em revistas e livros para recortes de figuras de meios de transporte, para montagem do painel na sala com ajuda de todos.

i)Recursos de Ensino

Motivar as crianças para se interessarem pela tema aplicado, com recursos didáticos permitindo a fixação de aprendizagem através do conteúdo proposto. Cada aluno falará o meio de transporte que mais gostou e o porquê de ter gostado deste, então farão um desenho representando este meio de transporte que escolher.

j)Avaliação

Depois de realizada as atividades a turma deve ser ouvida e observada, verificando o seu desempenho durante as atividades solicitadas pelo professora, por desempenhar e alcançar um autoconhecimento positivo por meio de suas capacidades, sobre o tema.

k)Recursos materiais

Colas, cadernos, livros, e revistas para recortes, tesouras, cartolinas coloridas, Xerox de meios de transporte.

l)Referências Bibliográficas

Medeiros, Ciúme Farias– As letrinhas fazem a festa –volume 1 Editora do Brasil (2011)

Carla,Vilza - Manual do professor coleção Tic Tac – volume 2 Editora do Brasil (2010) http://www.culturainfancia.com.br/portal/index.php?option=com_content&view=article&catid=61:pedagogia&id=1347:o-educador-da-educacao-infantil&Itemid=

Uma boa gestão e organização da sala de aula é uma das condições e características indispensáveis para que a aprendizagem possa ocorrer, mas também depende de como os alunos dentro deste contexto estão envolvidos e relacionados com o professor principalmente na educação infantil.

Este plano de aula foi desenvolvido para uma sala de aula pré- escolar, que concluirá no ano de 2013, o Jardim II, faixa etária de 5 anos, composta por 6 crianças, sendo crianças com desenvolvimento sensório motor e cognitivo, com objetivo de estimular as atividades em grupo além de promover a socialização dentro da sala, para melhor desempenho das atividades propostas.

Independente da aula ou do tema, o desenvolvimento dentro desta sala, ou qualquer outro tipo de aula, mesmo em outras séries tem a necessidade de ser preparada com todo cuidado,tarefa inerente do professor,de estar atento aos objetivos e conteúdos da matéria,além das competências,habilidades e capacidade da turma.

Os recursos de ensino disponibilizados dentro da sala de aula é motivar e despertar o interesse dos alunos pela atividade elaborada, além de favorecer a capacidade de observação e aproximar o aluno da realidade desenvolvendo experiências concretas diante do tema proposto da atividade.

Os alunos devem ser separados em duplas ou grupos para observar uns aos outros, trocando experiências, contando novidades sobre os meios de transportes expondo idéias, tirando as dúvidas, buscando através do material de apoio recursos para elaboração da atividade, além de trabalhar a orientação aos alunos para ouvirem atentamente os colegas respeitando-se entre eles.

A aula tem como disciplina a sociedade e os meios de transporte como conteúdo atentamente desenvolvido para a faixa etária a qual foi destinada com objetivo de nomear os diferentes meios de transporte, além de identificar a finalidade dos mesmos e desenvolver a atenção e percepção, interesse e a curiosidade sobre o tema enriquecido, para a reflexão sobre as mudanças que ocorrem ao longo do tempo, com o intuito da montagem de um painel.

A formulação dos objetivos educacionais se dá ao longo da espera para a finalização das metas a serem alcançadas na atividade desenvolvida, dentro do plano de aula, elaborado pelo professor, com o uso de materiais e métodos de ensino, por isso podemos observar que os objetivos são essenciais para qualquer ação das atividades pedagógicas.

Os específicos podem ser definidos para cada objetivo geral, praticamente se identificam como as atividades realizadas pelos alunos, com o professor para organizar as experiências de aprendizagem, mais significativas para alcançar o seu objetivo.

O objetivo educacional tem como função orientar tanto o aluno como professor, ressaltando a ação educativa, são necessários e prioritário, para qualquer ação ou decisão pedagógica, portanto neste plano de aula a pesquisa sobre os meios de transportes, marítimos, aéreos, aquáticos e terrestre, busca incentivar a motivação das crianças em sociedade comparando os transportes antigos e os atuais,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (17.9 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com